Por quanto tempo devo arquivar contas pagas?

Aquele monte de papel que dá vontade de jogar fora pode salvá-la de grandes frias. Então, antes de descartar, veja até quando devemos guardar as contas pagas.

contasSe alguma empresa disse que você não pagou uma determinada conta, mas você pagou, a única maneira de não ter de pagá-la novamente é apresentando o comprovante de pagamento. Não tem jeito!

Por isso, é importante manter um arquivo bem organizado de contas pagas para evitar dores de cabeça e gastos desnecessários. Mas a pergunta é: por quanto tempo tenho que arquivar as contas pagas. A resposta é: depende da conta. Então veja as dicas do Serasa Consumidor para arquivamento de contas.

 

Existe um documento conhecido como declaração anual de débitos que é enviado pelas empresas de serviços no começo de cada ano, informando sobre a quitação de débitos do ano anterior.

De posse dessa declaração, você não precisa guardar  os 12 comprovantes de pagamento das contas referidas na declaração. Assim, você substitui 12 papéis por 1, o que diminui bem o seu arquivo. 🙂

 

Cada tipo de conta tem um tempo de arquivamento, confira alguns:

  • Contas de água, energia, telefone e demais contas de serviços essenciais  – guarde por 5 anos.
  • Condomínio – guarde por todo o período em que morar no imóvel. E mesmo depois de mudar, mantenha-os em seu arquivo por mais 10 anos.
  • Consórcios – arquive todos os pagamentos até o final do grupo. Muita gente joga fora depois que recebe o bem, mas não é aconselhável.
  • Seguros – todos os documentos (contrato, apólice e comprovantes de pagamento) devem ser mantidos até 1 ano depois do término do contrato.
  • Aluguel – não jogue tudo fora só porque mudou! Guarde o contrato e todos os demais documentos, bem como os comprovantes de pagamento, por 3 anos depois de deixar o imóvel.
  • Mensalidade escolar – os pagamentos e contratos de escola, faculdade e cursos livres devem ser guardados por 5 anos após a conclusão do curso.

 

Não recebi a declaração de quitação anual de débitos, e agora?dec

A lei federal manda que essa declaração seja enviada pelos prestadores de serviços contínuos (água, luz, telefone, TV por assinatura, escolas, cartão de crédito, convênios médicos, seguros).

Se você não recebeu, o motivo pode ser não ter quitado todos os pagamentos. Verifique se não há pendências o quanto antes. Mas mesmo assim, você tem direito a receber a declaração dos meses que estão quitados. Claro que o correto é que você quite o débito antes que ele fique impagável, pois serão acrescidos de multas e juros.

Mas se você pagou tudo e não recebeu, entre em contato com a empresa e solicite. Se não lhe fornecerem, procure o Procon de sua cidade e protocole uma reclamação, assim você terá um documento comprovando que fez a solicitação.

Essas informações foram úteis para você? Que tal compartilhar com sua rede de amigos? E para não perder nada aqui do blog…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

 

CGA_PedidoJá aproveitou para adquirir seu Controle de Gastos Bolsa Blindada? Comprou e quer dar um de presente para alguém? Nós entregamos gratuitamente na casa do seu presenteado em seu nome!

Clique aqui e aproveite a promoção de frete grátis para todo Brasil.

 

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Margarete diz:

    Olá, Patricia água,luz, telefone,banco,esses serviços nunca recebi a declaração anual de débitos , apesar de ñ ter débitos com os mesmos.Quanto tempo devemos guardar documentos de bancos.
    Muito obrigada pela suas dicas.

    • Patrícia Lages diz:

      A quais documentos de banco vc se refere?

  • Stefanie diz:

    Olá Patrícia, bom dia!
    Super útil essas dicas!
    Estava arrumando minha pastinha de contas na semana passada e pensei em digitalizar todas elas, juntamente com seus respectivos comprovantes, e montar um arquivo digital, assim me livraria dos papéis.
    Você acha que tem o mesmo valor caso necessite de provar o pagamento?
    Obrigada.
    Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Eu não tenho certeza, mas eu acho que não tem o mesmo valor, uma vez que podem ser facilmente alteradas. Melhor garantir guardando o papel mesmo!

      • Stefanie diz:

        Ok, muito obrigada!
        Amo seu blog e suas dicas.
        Deus a abençoe! Bjs

  • Rosângela Nascimento diz:

    Tudo em seu blog é útil e de qualidade. Obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos e experiências!!! Você é um exemplo de ser humano e uma grande mulher. Que Deus continue iluminando o seu caminho e realizando todos os seus sonhos… Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Vilma diz:

    Eu acho ótimo isso…essa carta de quitação. Mas recebo apenas de um carta meu e eu não sabia q eu poderia exigir. Vou ligar nos outros cartões e solicitar. Pois a organização será mais perfeita.
    Obrigada pela dica.

  • Monalisa Gonçalves diz:

    Foi mais do que úteis essas informações Paty! e concerteza irei mandar por email para outras pessoas, bjos fica com Deus.

  • Tainara diz:

    Interessante, tinha essa dúvida, ainda mais que gosto de jogar tudo fora rsrs
    Nunca recebi essas declarações, a única que disponibiliza é a do cartão de crédito, nem sabia que tinha essa lei vou ficar mais atenta e solicitar com as empresas

  • Mãe Consumista diz:

    Obrigada mesmo, estava precisando dessa informação, estou organizando os arquivos de contas e estava em dúvida do que podia jogar fora. Beijos amada Patrícia!

  • Anderson diz:

    Obrigado pelas informações.. Faz cerca de 4 anos que pago as contas pelo bank line, os comprovantes ficam salvos nas contas,aos fácil de achar até.
    Só uma dúvida, como as contas não possuem os comprovantes físicos, apenas digitais, eu posso desfazer delas ou preciso guardar o documento em si?

    • Patrícia Lages diz:

      Dependendo do que não são aceitos arquivos digitais, então eu tenho guardado os físicos tb!

  • Maria da Conceição Passos Gomes diz:

    Gostei muito das dicas!
    E da foto mostrando um arquivo bacana e simples de fazer. Agradeço e bom ano prá vc. Abraços

  • Suzana diz:

    Oi Patrícia
    SEGURO DE VIDA por quanto tempo GUARDAR OS COMPROVANTES?

    Sendo DÉBITO EM CONTA fica mais complicado?
    Obrigada

    • Patrícia Lages diz:

      Débito automático é mais fácil, pois vc comprova o pagamento com o extrato bancário.

  • Leandro Queiroz dos Santos diz:

    Oi ti na dúvida vc pode me ajudar quanto tempo devo guardar contas pagas de lojas de roupa pois já tem 8 anos q comprei em uma loja hoje eles estão me cobrando

    • Patrícia Lages diz:

      O credor tem um período de 5 anos para cobrar, mas passando disso, perde o direito e a dívida prescreve. Se ele nunca cobrou e só está cobrando agora, ainda que vc não tivesse pago, ele não tem mais o direito de cobrar. Abs!

  • Leandro Queiroz dos Santos diz:

    Obrigado fico grato

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: