Passei da conta – Parte 3

Estamos chegando na reta final da nossa estratégia para mandar as contas a mais pra bem longe de nós. Então fique firme e não desista. Se você não acompanhou as partes 1 e 2, leia os posts anteriores e se já fez a lição, veja as dicas de hoje pra sair de vez do vermelho!

 

Cucumber 'Cucino'Você já fez as lições 1 e 2, mas ainda está com um pepino para descascar… Não se desespere! Há meios de obter ajuda para pagar essas contas do item 3 que sobraram para “sabe-se lá quando”.

Recapitulando: você garantiu o pagamento das contas de juros mais altos e já tem uma ideia das contas que ficarão para o mês que vem. De posse destas informações, vamos analisar as possibilidades de pagamento das que sobraram.

Uma solução pode ser falar diretamente com os credores e propor um acordo. Veja se existe a possibilidade de parcelarem sua dívida e fique muito atenta às taxas de juros que esses acordos propõem. Se não for nada abusivo e você puder assumir o parcelamento, ótimo. Mas se ficar caro demais, procure outras soluções.

Hoje em dia há linhas de crédito pessoal a taxas competitivas em diversos bancos. Procure o seu gerente, leve todas as suas dívidas, o planejamento que fez para pagá-las e veja o que ele aconselha. Seria bom se você tirasse um tempo para pesquisar antes quais linhas de crédito estão disponíveis, pois nem sempre os gerentes oferecem as melhores. Quanto mais bem-informada você estiver, melhor.

Faça as contas: se você tem uma dívida cujo parcelamento gerará juros de 3% ao mês, é melhor obter um empréstimo bancário a juros menores e quitar essa conta à vista, com o valor do empréstimo. Prestação por prestação, prefira a mais barata.

Dica de ouro: pense que dinheiro também se compra e que pode ser muito caro às vezes. É como se você estivesse no supermercado e visse dois produtos exatamente iguais, mesmo tamanho, mesmo peso, mesma cor, tudo igual, mas um está a R$ 2,00 e o outro a R$ 1,00. Qual você vai levar? Claro que o mais barato! Dinheiro é a mesma coisa: pra que pagar um empréstimo a 3% de juros se você tem a opção de pagar outro a 1,5%? Percebe a diferença?

festejandoEspero tê-la ajudado a entender um pouquinho a administrar sua renda nos maus momentos. Assim, você terá muito mais bons momentos no futuro.

Se você tem outras dicas de como sair do vermelho, divida conosco deixando aqui seu comentário. Se desejar alguma ajuda extra, estamos aqui para isso! E se quiser curtir nossa fanpage que está bombando no Facebook, clique aqui.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Patricia Cardoso Soares diz:

    Essas dicas realmente são muito boas vou praticar.

    • Patrícia Lages diz:

      Seja bem-vinda!

  • Mislene diz:

    q bacana, vou atrás do meu gigante para parcelar….obrigada pelas dicas!

    • Patrícia Lages diz:

      Isso mesmo, derruba o Golias!! : )

  • Flávia Branche diz:

    Que blog bacana, eu realmente aprendo muito aqui. Quero muito aprender a economizar em casa. um beijo

    • Patrícia Lages diz:

      Seja bem-vinda, vamos aprendendo a cada semana um pouquinho mais!

  • Anabella diz:

    Hola Patricia!!!
    Estuve siguiendo los tres posts y me parecieron muy útiles. Algunas veces yo puse en prácticas estos consejitos y es cierto que uno logra juntar bastante plata gastando sólo en lo imprescindible. Una de las cosas que yo hago para ver en que se gasta mi plata es hacer una lista que dice “gastos variables” ya que varían de acuerdo al mes y no son cosas fijas que hay que pagar. Es increíble que cuando una hace una lista así se da cuenta que hay cosas que pueden ser eliminadas y que uno no percibe al no escribirlas. Yo pude planear pagar un poco más en otras cosas al ir viendo que se podían reducir. =) Un beso. Gracias por la respuesta a mi mensaje en uno de los blogs anteriores!!

    • Patrícia Lages diz:

      Hola, Anabella. Yo soy adepta de las listas porque realmente con ellas tenemos un plan amplio de nuestros gastos y así podemos elegir los que pueden ser cortados. Te felicito por la actitud! Besitos

  • Maria diz:

    Pat,

    essa dica é excelente,amei esses três passos,estou aprendendo muito !

    bjos

    • Patrícia Lages diz:

      Depois volta pra contar os resultados! : )

  • Jordana Yamaguchi diz:

    Boa tarde Dna. Patricia,

    Uma boa dica é ter uma planilha no excel ou ainda bom e velho caderninho. Lançar as contas a pagar do mês e dos três meses seguintes. Isso vai não somente ajudar a quitar como a ter uma administração dos gastos. Fazendo isso evitamos as futuras dividas pois sabemos o quanto temos disponível para cada mês.
    Beijos.

    • Patrícia Lages diz:

      É o mapa do tesouro! No livro teremos uma sessão só sobre a planilha! Bjs

  • Patrícia Fraga Rbeiro diz:

    Adorei as dicas, graças a Deus não estou no vermelho, mais como todo brasileiro já passei por grandes crises financeiras;
    Nessa fase de vacas magras, cortei minha maior despesa mensal: SALÃO DE BELEZA, aprendi a fazer as minhas unhas e a cuidar dos meus cabelos em casa, economizei bastante com isso e saí do vermelho rapidinho…Ps: para quem acha que não leva o menor jeito, existem blogs especializados que além de darem muitas dicas ensinam tudo passo a passo.
    Parabéns querida chara pelo trabalho de excelência que tem realizado, que Deus abençoe, bjinhossss

  • jussi diz:

    nossa aprendendo rs!
    na parte 2 vc disse que podemos fazer uma renda extra, já estou pondo em pratica pois como tenho contas extras…
    bjoss;)

    • Patrícia Lages diz:

      Eu sempre faço alguma coisa para ter uma renda extra. É tão bacana que depois a gente não quer parar mais!! Bjs

  • Claudia Santos diz:

    Patricia gostei muito dessas dicas. Há um tempo venho pensando que fazer para sanar as minhas dívidas, e tenho pensado no empréstimo, mas tinha medo. Agora vc abriu meus olhos e me ajudou a encontrar a melhor solução. Vou pesquisar quanto as linhas de crédito disponíveis no Banco e analisar a melhor. Obrigada, muito obrigada… Que chegue logo o livro rss… E ainda por cima será um presente, pois será em Agosto né, o lançamento? E é o mês do meu niver, bjks 😀

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns pela iniciativa de estudar as linhas de crédito e resolver esse problema, e parabéns adiantado pelo aniversário. Em agosto meu maridinho tb comemora o dele! Bjs

  • Nara Freitas diz:

    Olá Patrícia. é muito bom ter um blog como o seu voltado para auxiliar, especialmente, a nós mulheres sobre economia. acompanho seus posts desde o blgo da Cris e agora venho aqui todos os dias ler o post do dia. sou cristã de uma outra denominação, mas tenho sido extremamente abençoada e moldada através dos ensinos e da vida da Cristiane. e agora, venho tentando aprender com você também…gosto da forma clara e didática que você escreve; faz com que o assunto “economia” deixe de ser um bicho de 7 cabeças para nós mulheres, mães, donas de casa e trabalhadoras… agradeço a todas vocês da Universal com as quais tenho contato através dos sites. meu comportamento mudou depois que descobri e acompanho vocês. passei a pensar diferente como mulher, como esposa, como dona de casa e como serva do Senhor Jesus.
    Continuem sempre fazendo a obra de Deus, pois, o galardão de cada uma será inestimável. abraços calorosos.

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, Nara. É muito legal tê-la aqui e no blog da Cris e é uma enorme satisfação saber que podemos ajudar, ainda que seja um pouquinho. Bjs e volte sempre!!

  • Mari Diniz diz:

    Oi, Patrícia.

    Obrigada pelas dicas! Elas são de ouro! Já passei por um aperto e sei como é difícil superá-lo, mas não é impossível! Se já conhecesse essas dicas dadas por você, teria sido mais fácil.

    Mari.

    • Patrícia Lages diz:

      Se eu tb tivesse dado ouvidos a umas dicas não teria me dado tão mal, mas hoje usamos a experiência para evitar que outros sofram! Bjs

  • Edna diz:

    Amei este blog estarei sempre presente nele pois quero aprender ser uma otima administradora do meu dinheiro

    • Patrícia Lages diz:

      Bem-vinda, Edna!

  • RENATA FLAVIA diz:

    Otimas dicas dona patricia vou colocas em praticas ja

    • Patrícia Lages diz:

      Depois conta pra gente os resultados! : )

  • Cristiane-Japao diz:

    Dona Patricia gostaria de um conselho da sra,temos um casal conhecido que sempre se aproximam fazendo perguntas de longe a respeito do nosso negocio,ate ai tudo bem,ai agora estao montando um negocio quase igual,ainda nao tenho certeza se e’ igualzinho,…e continuam querendo saber tudo ,onde compramos mais barato,…querem saber mais e mais,…eu ate estava informando pensando que eles tinham uma ideia deles e nao fiquei questionando o negocio deles,ate ajudei no que pode,agora que descobrir que estao copiando agente fiquei decepcionada,mais bola pra frente,a minha pergunta e’ isto e’ normal eu estou tendo mals olhos ,porque quero evitar eles , ou realmente e’ estranho?aguardo resposta,obrigada,e’ algo pessoal mais gostatia da ajuda da sra.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Cris. Com o que vc descreve realmente parece que esses “amigos” estão sendo, no mínimo, inconvenientes. Imagine-se perguntando pra um comerciante como ele conduz seu negócio… Vc faria isso? Com que intenção? Os segredos do seu negócio são segredos. A experiência que vc adquiriu custa muito, por isso existem cursos, e não são gratuitos. O que eu te diria é para evitar sim, esses “amigos”, mas se eles continuarem insistindo nas perguntas indiscretas, aconselhe-os a fazerem um curso para aprender como administrar um negócio. E se isso não for o bastante, diga que vc não gostaria de abrir informações do seu negócio e pronto. Se eles realmente forem amigos, vão compreender. Mas se não forem, creio que isso será suficiente para que eles mesmos se afastem. Vá na sua fé e trabalhe o seu negócio para ser a número 1! Bjs

      • Cristiane-Japao diz:

        Muito obrigada,me ajudou muito,bjs…

  • bia diz:

    Podemos também negociar todos os contratos que temos , téléphone, internet, seguro, electricidade , gaz… principalmente quando se chega ao termo desses contratos. Ligar para empresas concurrentes e négociar um preço mais baixo. Eu fiz isso e o resultado foi muito bom, no total fiz 50 % de reduçao de contas! obrigada por esss site! Muito bom

    • Patrícia Lages diz:

      Excelente ideia, Bia. Aqui no Brasil não temos concorrência para luz e gás, mas para o restante dos serviços sim, por isso, sempre podemos negociar. Vejo que vc escreve da França, é isso mesmo? Merci!! : )

      • bia diz:

        Je vous en prie! rsrsrs.. è isso sim Patricia!!! estou longe mas estou em sintonia com vocês, que têem tido ideias excelentes. Continuem com esse lindo trabalho

        • Patrícia Lages diz:

          Suuuuper,Amei! : )

  • mirian diz:

    foi de Deus ,e tudo que eu preciso para sai do vermelho ,já não mim sobra nem uma moeda ,to cheia de dividas mas creio que minha vida vai munda ….

    • Patrícia Lages diz:

      Vai mudar Mirian, vamos sair dessa!

  • Nádia Ribeiro diz:

    Minha dica é…
    Não adianta apenas sair do vermelho.
    A melhor coisa a fazer, depois de se livrar das dívidas é traçar uma meta… (sem metas nada segue adiante).
    Sem metas para o saldo de salário, tudo fica muito mais propício a cair nas tentações e acabar gastando além do que deveria! …Principalmente nós mulheres.
    Todos os meses deve ser separado uma quantia para cada dívida e ter a meta de guardar alguma porcentagem do dinheiro, afinal ninguém nunca sabe a hora de uma necessidade eventual. Sem contar que fazendo assim, dar pra sair para o lazer mais aliviada.

    • Patrícia Lages diz:

      Nádia, vc está de parabéns, suas dicas são muito boas! Mas no nosso desafio teremos uma tarefa inicial beeeeeem desafiadora e será apenas para as fortes! Bjs e continue assim!

  • Pati Monteiro diz:

    Olá Pati, tenho acompanhado suas dicas, e são dicas super importantes.Já passei vários apertos financeiros e a solução pra mim,foi apertar os cintos!Deixar de gastar literalmente com coisas que dá ficar sem (por um tempo rsrs)
    Bj o livro vai arrebentar!

    • Patrícia Lages diz:

      Sempre dá, né Pati! A gente é que exagera às vezes! : )

  • Aline Schell diz:

    Amei tudo que está nesse blog rsrs…
    Obrigada pela dedicação em dividir o que sabe com todas nós, seu blog é inspirador! Ah, eu leio absolutamente tudo que vc escreve ^_^ e não vejo a hora de ler o livro também… um beijo carinhoso!

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, Aline! Espero que vc goste do livro! Bjs

  • Eunice diz:

    O título deste livro me chamou atenção. Bolsa Blindada parece até seguro contra roubo, mas após ler as dicas que o que esta nos roubando é a má administração
    do que Deus tem nos confiado.

    • Patrícia Lages diz:

      Boa Eunice! Não deixa de ser um seguro contra a perda de dinheiro!! Rs…rs…

  • Maria Clara brites diz:

    Olà D.Patricia,muito obrigada pelas dicas…Tenho certeza que antes do ano terminar,
    Estarei dando meu testemunho!!!Bjim

    • Patrícia Lages diz:

      Estou aguardando! 🙂

  • Juliana diz:

    Patricia Lages achei vc linda no Amaury, que cor vc pinta seu cabelo? qual marca?já que a dica é economizar me responda direto no meu e-mail para não fazer propaganda rsrs

    • Patrícia Lages diz:

      Juliana, vou ter que perguntar no cabeleireiro porque eu não sei….rs….rs…

  • Ana Rita diz:

    Gente!o que e isso? Patrícia Lages você e´stá de parabéns.Comecei a ler o blog agora mas e muito bom saber que voce tem um local de consulta para se ajudar sempre que precisar.Parabens mesmo!

    • Patrícia Lages diz:

      À disposição!! 🙂

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: