Pais ou amigos dos filhos?

Qual é o limite entre amizade e autoridade? Existe um ponto de equilíbrio entre ser pais e amigos? Essas são as questões que a Isabela Munhoz traz esta semana. Confira!

Screen Shot 2017-09-08 at 12.39.57

Percebo que hoje em dia muitas pessoas pensam que para serem bons pais devem ser amigos dos seus filhos. Talvez porque viram que no relacionamento que tiveram com seus genitores existiam muitas barreiras e tabus, gerando um distanciamento entre as gerações. Então, para se aproximar e poder acompanhar, nada melhor do que exercer o papel de amigo do filho.

Aparentemente não há nada de errado nisso, mas há sim, e sem perceber muitos pais estão caindo na armadilha desse pensamento.

O amigo é visto pela criança como alguém no mesmo nível dele, por isso, se são “pares”, não há porque um se submeter ao outro. Pode-se brigar com o amigo e nunca mais falar com ele, simplesmente deixar de ser amigo de fulano e passar a ser amigo de ciclano.

Destaquei um versículo bíblico que mostra com convicção como nossos filhos devem nos tratar:

“Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor”. – Colossenses 3:20

Não podemos ser somente amigos dos nossos filhos, temos que ser pais deles. Isso não significa que não devemos também ser amigos, brincarmos e conversarmos. Mas, ser pais vai muito além disso.

Filhos precisam de pais que exerçam o papel que lhes cumpre, ou seja, que sejam figuras que representam a autoridade sobre eles, quem lhes proporciona–  além do afeto – segurança, limites, ensino, exortação, disciplina, inspiração.

Vamos ser mais do que amigos dos nossos filhos, vamos ser seus pais, pois eles precisam ter a quem obedecer, precisam de direção e de encontrar em seus pais, um porto seguro que nenhuma amizade pode lhes dar!

Até a próxima semana!

Isabela Munhoz

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Crianças
  • Jéssica diz:

    Verdadeiramente isto que eu penso tenho certeza Isa que Vc ajudou a muitos país

  • Sónia diz:

    Interessante Paty, ser amigo sem deixar de ser Pai/mãe..!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: