Organize suas finanças com a técnica dos envelopes

É mais fácil que brincadeira de criança e o melhor de tudo: a técnica dos envelopes funciona! Conheça, experimente e organize suas contas!

MakingEnvelopesLg-1024x7841

Muitas pessoas me escrevem, principalmente aquelas que são autônomas e recebem seus pagamentos “picadinhos” (um pouco a cada dia e não de uma só vez), dizendo que não conseguem se organizar. Por receberem aos poucos, em valores menores, acabam gastando e depois não têm dinheiro para saldar as contas do mês. Dessa forma não é difícil se perder!

Para essas pessoas a Técnica dos Envelopes é uma ótima saída. Essa dica também pode ser aplicada por pessoas que não sabem muito bem como é a dinâmica do dinheiro por usarem cartões de crédito e débito e não verem “dinheiro vivo” entrando e saindo. E, claro, é excelente para ensinar as crianças a administrarem sua mesada.

Você vai precisar de envelopes comuns, alguns pedaços de papel e dinheiro em espécie.

Três passos para se organizar:

  1. Cada envelope corresponde a uma conta a pagar
  2. Os pedaços de papel servem para anotar o valor de cada conta
  3. O dinheiro deverá ser colocado em cada envelope até atingir o valor correspondente à conta a pagar

 

Implementação:

  • Anote em cada envelope o nome da conta (aluguel, água, luz etc.) e coloque os papéis com os valores de cada uma;
  • Organize os envelopes por data de vencimento. Os que vencem primeiro devem ser colocados na frente;
  • Conforme for recebendo, vá colocando o dinheiro no primeiro envelope a pagar até completar o valor da conta;
  • Se tiver uma data futura para receber um valor e ela coincidir com a data de alguma conta, anote no papel que aquela despesa será paga com o dinheiro a receber do cliente X na data Y. Isso facilitará na hora de distribuir os valores e você ficará mais tranquila sabendo que terá recursos para pagar.

Dica:

Quando você tiver um dinheiro sobrando, já destaque-o para pagar a próxima conta futura, assim você se antecipa e não precisa ficar correndo atrás. O ideal é que no começo do mês você já tenha dinheiro para pagar todas as contas daquele mês e, de preferência, do mês seguinte.

Com o tempo você vai se organizar e conseguir se antecipar. Fazendo isso, quando você passar por algum aperto, suas contas estarão seguras por um determinado período e você terá tempo de se recompor sem grandes apuros.

Screen Shot 2016-04-05 at 09.48.21

A Técnica dos Envelopes está no Desafio nº 3 do  livro Virada Financeira, que você pode adquirir aqui pelo blog pagando com cartão de crédito, boleto bancário ou depósito/transferência em conta. Você receberá seu livro em casa, autografado por mim e ainda com o marca-página da Diva de brinde! Mas  isso tudo é exclusividade aqui do blog! Para fazer o seu pedido é só clicar aqui.

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • jaqueline carvalho diz:

    Essa técnica é perfeita pra mim,tenho que começar a por em prática.

    • Maria Rodrigues diz:

      Pronto!!!,já comprei o meu livro Virada Financeira,agora é só esperar chegar que colocarei em prática,tenho certeza que me ajudará muito.

      • Maria Rodrigues diz:

        Pronto!!!,já comprei o meu livro Virada Financeira,agora é só esperar chegar que colocarei em prática,tenho certeza que me ajudará muito.
        E eu tenho tanta conta que nem sei por onde começar,são contas de cheques, lojas de eletrodomésticos,mercado,enfim,são tantas que nem sei como por onde começar,pode me dar uma dica dona Patricia?

        • Patrícia Lages diz:

          A primeira coisa é juntar tudo o que deve e começar a fazer uma programação de pagamento. Pague primeiro as de juros mais altos e use a técnica dos envelopes para facilitar a divisão do dinheiro. Vai dar tudo certo! 😀

  • Vanessa diz:

    Nossa que técnica fantástica, amei!!!
    Ainda chego lá, estou no primeiro livro, Bolsa Blindada. bjos Patrícia.

  • Letícia diz:

    Oi Patricia, a pouco tempo comecei a ler seus posts e livros sobre finanças. O seu livro será uma das minhas próximas aquisições. Muito bacana esse texto sobre os envelopes, não tinha pensando em usar desta forma. Eu já uso eles, mas para fazer alguma economia, como por exemplo, guardo, em um envelope algum dinheiro que sobra para contas extras do mês e, em outro, para algum passeio ou roupa mais cara que quero comprar. Beijos

  • Silvia Sternberg diz:

    Pat, antes de tudo, parabéns pelo dia do Jornalista, mas a técnica dos envelopes é perfeita, eu já conhecia, só falta ser mais disciplinada e criar o hábito. Parabéns pelo belíssimo trabalho! !!

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, Sil! Meu primeiro parabéns do dia!! ???

  • Raquel nunes Batista de Oliveira-Brasília diz:

    Bom dia, Patricia eu comecei a fazer isto não com envelopes mais fazendo nesta ordem e funciona mesmo. Obrigada ! Por mais uma dica. E milhões de parabéns que Nosso Deus a inspire a cada dia a nos ajudar com seus conhecimentos . Vc não sabe mais me ajuda todos os dias. Muito obrigada!

    • Patrícia Lages diz:

      Fico feliz em saber! ?

  • Anderson diz:

    Patrícia, parabéns pelo trabalho! Gostei da técnica, entretanto, ficou uma dúvida: antes de explicar o método, você disse que ele também é bom pra quem usa muito cartão de crédito e de débito. Então, como ficaria a aplicação do método pra esse caso?

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Anderson. Funciona exatamente do mesmo jeito só que em vez de colocar dinheiro nos envelopes vc vai colocar a segunda via dos comprovantes dos cartões. Por exemplo: vc determina que vai gastar R$ 500 por mês no cartão e faz um envelope para essa despesa. Depois vai colocando os comprovantes e somando para não ultrapassar o valor determinado. Abs!

  • Beatriz Telles diz:

    Olá Patricia;
    Estou procurando as planilhas que você disponibilizou no site para controle de gastos, ela ainda está disponível?

    • Patrícia Lages diz:

      No menu do site vá em Extras Bolsa Blindada 2 ?

  • Ana Paula Santos diz:

    Olá Patricia, gostei muito da técnica dos envelopes, vou colocá-la em prática. bjos

  • Marcylla Gobato diz:

    Excelente técnica! Vou colocar em prática ! Eu costumo anotar tudo na minha agendinha e deixar o dinheiro separado dentro da carteira com um clips e com um papel anotado o destino do valor. Deu certo pra mim. Mas ainda tenho um problema, as vezes não tenho o valor inteiro, como foi citado acima, recebo parcelado, e tento guardar na carteira, mas se vejo o dinheiro na carteira já penso que posso gastar e esqueço de pagar a conta. Acho que eu fazendo a técnica dos envelopes não irei mas tocar no dinheiro, até mesmo porque não irei levar os envelopes quando eu sair de casa.

    • Patrícia Lages diz:

      Boa!!

  • Fabrine diz:

    Maravilhosa essa técnica do envelope Patricia gostei parabéns

  • Neide diz:

    Ótimo artigo Patricia,adorei essa técnica de organizar os documentos em cada envelope obrigada..

  • Celia diz:

    Ótimas dicas Patricia, principalmente este tópico da Implementação de organizar os envelopes com as datas das contas amei essa parte gosto muito das minha coisa organizas, e com suas dicas vou organizar melhor obrigada..

  • Rosa diz:

    Ótimo artigo essa ideia de organizar as contas nos envelopes por data eu ainda não conhecia obrigada vou colocar em prática pra facilitar minha vida…

  • andressa diz:

    Valeu a pena ter vindo aqui e ler este artigo seu gosto muito de organização mas ainda não tinha pensado em organizar as contas em um envelope por data de vencimento obrigada pala dica..

  • Ganete diz:

    Excelente post, nunca imaginei em encontrar um artigo como este na interne obrigada adorei estas dicas de organização eu gosto de minhas coisa tudo organizada agora vou melhorar mais ainda..

  • Rosa diz:

    Maravilhoso seu post, adorei esta técnica de organizar as contas nos envelopes por dada.

  • José diz:

    Achei maravilhoso seu post, nunca tinha encontrado um artigo como o seu vai me ajudar muito eu gosto de minhas coisa organizadas e seu artigo vai me ajudar mais ainda.

    • Patrícia Lages diz:

      Seja bem-vindo!

  • Meire diz:

    Amei seu post,gostei das dicas de organização parabéns pelo conteúdo postado.

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, Meire!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: