Mudanças de última hora: como lidar com elas?

Você planejou e programou tudo trabalhando naquilo por vários dias, mas na hora H as coisas tomam outro rumo e você tem que se virar em questão de minutos. O que fazer para não colocar tudo a perder?

Por experiência própria, posso dizer que uma das coisas que mais nos fazem crescer são os problemas. Principalmente os de última hora, pois eles ficam cara a cara conosco e só temos duas opções: resolver ou resolver! Anote aí algumas dicas para tirar os problemas de letra:

1) Considere que tudo pode dar errado – mesmo que você tenha programado tudo e creia que nada vai dar errado, não deixe de levar em conta que as coisas podem dar errado sim. Isso faz com que você fique mais precavida e crie estratégias para resolver problemas antes mesmo que eles surjam.

2) Tenha um plano B – tenha sempre um plano B para que os possíveis problemas não comprometam seus planos. É claro que dá mais trabalho e pode ser que nunca use, mas você vai reconhecer o valor de um plano B quando ele salvar o seu dia. Como salvou o meu sábado, explico mais abaixo!

3) Não justifique o erro, conserte – perder tempo explicando porque o erro aconteceu ou tentando mostrar que a culpa não foi sua não vai resolver o problema. Em vez de gastar energia nisso, siga em frente focando na solução, não na justificativa.

4) Evite a caça às bruxas – se alguém causou o problema é melhor conscientizar a pessoa e ajudá-la a melhorar do que apenas culpa-la fazendo-a sentir-se a pior pessoa do mundo. Lembre-se: num trabalho em equipe, quando um erra, todos erram, afinal, ninguém percebeu ou evitou o erro, certo?

5) Aprenda com os problemas – as situações adversas são excelentes professoras e, se soubermos tirar proveitos delas, teremos a chance de aprender em um dia o que poderíamos levar meses ou até mesmo anos para aprender.

Sábado passado tivemos a Turma 1 do workshop online e ao vivo Gestão Profissional e Financeira, onde eu e a coach Shana Wajntraub demos 4 horas bastante intensas de curso. Um adendo: na foto eu estava de salto e ela não… hahahahahaha #soubaixinha

IMG_3163_crop

Como o workshop foi online, dependíamos de um bom sinal de internet – tanto nosso, quanto dos alunos – para que ninguém perdesse nada. Também dependíamos de uma ferramenta de bate-papo para que os alunos enviassem suas perguntas e interagissem o tempo todo conosco.

IMG_3169_crop

Considerei, desde o princípio, que a internet poderia falhar em algum momento, por isso, criamos um sistema no qual o curso todo vai sendo gravado e os alunos que têm problemas de sinal recebem um link e podem assistir o curso todo em qualquer momento que quiserem. De todos os nossos alunos, apenas 2 tiveram problemas (um teve queda na internet e o computador de uma aluna ficou sem áudio no final da aula). Eles receberão o curso todo, sem nenhum prejuízo, problema resolvido!

Na hora H a ferramenta de bate-papo não funcionou (embora tivesse sido testada!) e eu também já havia considerado que isso poderia acontecer. Por precaução, mandei um número de WhatsApp para todos os alunos um dia antes e, assim, todos puderam mandar suas mensagens e nós respondíamos ao vivo. Conclusão: todo mundo gostou muito mais de usar o WhatsApp do que o bate-papo do curso!  hahahaha…

IMG_3183

Olha eu aí no WhatsApp passando as perguntas para a Shana.  Problema que virou vantagem!

Para essa turma, como alguns alunos preferiram assistir pessoalmente, fechamos uma parceria incrível com uma empresa chamada Germinadora, que é um local super inspirador onde as ideias e parcerias brotam – ou germinam – o tempo todo! Veja a galeria de fotos no final 🙂

Apesar de não estarmos todos no mesmo espaço físico (havia aluna até do Recife!), estávamos super próximos e interagindo o tempo todo. Nem eu sabia que curso online era tão legal! 😀 Vejam que bacanas as mensagens dos nossos alunos via WhatsApp:

“Obrigado pelo curso, aprendi muito esta manhã Vc é uma pessoa abençoada e muito sábia em seus comentários!” – Max

“Muito obrigada. Este curso é muito estimulante e, depois de Deus, você é a minha mentora!” – Rosa Cristina

“Muito obrigada, querida. Admiro demais o seu trabalho, estou sempre acompanhando. Gostei muito do trabalho da Shana, vocês são excelentes profissionais. Está na hora de usar as ferramentas e ir a campo!” – Dilci

“Sensacional!! Obrigada!!!” – Alexandra

“Muito legal (o curso), estilo bate-papo. Valeu muito!” – Maielo

“Manhã de muito aprendizado. Queremos mais!” – Bárbara

workshop-ONLINE

Com o aprendizado obtido na Turma 1, vamos fazer um curso ainda melhor na Turma 2, que acontecerá no dia 12/12, das 9h às 13h.

A proposta do curso é online e ao vivo para qualquer parte do Brasil. Mesmo assim, para podermos dar atenção a todos, as vagas são limitadas. Já temos alguns inscritos, então corra para garantir a sua vaga.

Quem estiver em SP e quiser fazer presencial, abrimos apenas 8 vagas, por isso, depois de fazer sua inscrição, mande um e-mail para bolsablindada@bolsablindada.com.br e informe que quer assistir no local. Caso haja vaga, você receberá um e-mail confirmando. Não perca tempo! Para se inscrever, clique aqui.

Confira como foi a Turma 1 e conheça esse espaço pra lá de especial da Germinadora. Obrigada Bárbara e Juan Bernabó por nos receberem com tanto capricho! Agradecemos também a presença da Eloisa Lages que, mais que aluna, colaborou para o sucesso do curso com suas sugestões e sendo nossa fotógrafa! Lages que é Lages é proativa! hahahaha…

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Thais diz:

    Sensacional Paty, eu gostei e aprendi muito, super recomendo a todos assistirem!!! Voces são ótimas 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada pela presença, Thais! 😀

  • Rosa Cristina diz:

    Curso muito bom,recomendo. Descobri q tenho q focar nas coisas q realmente importam como família, exercícios físicos e lazer. Claro sem deixar de ser proativa nas demais áreas de minha vida.

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada pela sua participação, Rosa! 😀

  • Giovana diz:

    Parabéns Patrícia e Shana!
    Pude ver que foi um sucesso o curso!
    Vem algum dia aqui para o Paraná, quem sabe aqui na cidade de Maringá!!!
    Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Giovana. Não dá para viajarmos
      Com o workshop, por isso estamos fazendo online e ao vivo. Aproveite e inscreva-se! Bjs

  • Alexandra diz:

    Foi muito bom e meus testes estão à vista para não me esquecer dos pontos que tenho que trabalhar. Ao vivo seria bem legal, mas ter a possibilidade de assistir o workshop na minha casa foi luxo (havia me arrumado toda pensando que ia aparecer pra vc kkkkkkk) foi uma manhã de sábado muito produtiva.
    Parabéns Patrícia… Amei “bater papo” com vc no watsap

    • Patrícia Lages diz:

      É possível visualizarmos os alunos, mas isso deixa a transmissão mais lenta, então preferimos não habilitar! 🙂

  • Sara diz:

    Incrível a ideia! Tenho certeza que muitas pessoas estão se beneficiando com essa iniciativa, independe da distância que poderia ser um obstáculo! Parabéns Paty!

  • Monalisa Gonçalves diz:

    Muito legal parabéns!!!

  • Daiana diz:

    Oi qual é a plataforma que vocês usam para dar o curso?

    • Patrícia Lages diz:

      Usamos o hangout on air do Google

  • Dilci Monteiro diz:

    Oi Paty, foi ótimo o curso!
    Vocês duas tem domínio do conteúdo e principalmente de como passá-lo,
    aprendi muito.
    E foi bem legal a turma toda me dando um oi, me senti a “própria” kkkkkkkkkkkkkkk
    Desejo sucesso nas próximas turmas, recomendo totalmente o curso.
    Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      Como bons paulistas nós gritamos: Oi, Dilceeeeeeeeee!!! Com um E bem grande… kkkkkkk

  • Patricia Alvarenga de Albuquerque diz:

    amei, pena que vou trabalhar o dia todo dia 12, mas sei que vai surgir outra oportunidade. Parabens pela iniciativa, realmente tenho aprendido muito com voce e sei que quando fizer este curso vou adquirir muito mais ! beijos….

    • Patrícia Lages diz:

      Haverá outras oportunidades!

  • Nilmara diz:

    Torcendo para um curso online que seja noturno! Parabéns pelo trabalho de vocês! Já tenho todos os seus livros… Amoooo! tem mudado minha vida!
    Abraços

  • Sónia diz:

    Paty, eu que estou fora do Brasil (Africa- Moçambique) tenho como fazer o curso nas proximas oportunidades apesar do fuso horario?

    • Patrícia Lages diz:

      Se vc estiver acompanhando no horário em que o curso está no ar não tem problema algum, pode participar!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: