Mitos sobre saúde: precisamos falar sobre isso!

Andei sumida nos últimos dias por conta de uma cólica renal que não me permitiu fazer mais nada além de ir de casa para o hospital, Mas aqui estou de volta para falar sobre alguns mitos sobre saúde que você precisa ficar de olho!

saude

Todo mundo fala que manter uma dieta saudável é o primeiro passo para ter uma saúde de ferro. Até aí, todo mundo está de acordo, mas a questão é: o que é uma dieta saudável?

Nós, seres humanos, somos diferentes uns dos outros e, portanto, o que pode ser bom para mim, pode não ser tão bom para você e vice-versa.

dieta-da-proteinaAs dietas da moda, que hoje em dia são cheias de proteínas e pobres em carboidratos (que agora viraram os vilões número 1 da boa alimentação), para mim, por exemplo, seriam muito prejudiciais. Isso porque tenho tendência a desenvolver pedras nos rins e as proteínas ajudam na formação do tipo de cálculo que meu organismo produz.

Quem diria que alguém com cálculos renais não deve comer beterraba, castanha, morango, espinafre, café? As pessoas dizem apenas para cortar o sal, tomar muita água e pronto, mas isso só se aplica a uma pequena fração dos casos de pedras nos rins (pois quase 80% dos casos são de cálculos de oxalato de cálcio). Veja o quadro abaixo com os 4 tipos de cálculos existentes:

como-evitar-outra-pedra-nos-rins_14601_l

 

Para saber o tipo de pedra que meu organismo produz, tive que fazer alguns exames de sangue, uma coleta de urina durante 24 horas, tomografia computadorizada, ultrassom e raio X. Os alimentos que contém oxalato aumentam a produção e o tamanho dos cálculos, no meu caso, por isso, ainda que sejam saudáveis, para mim não são indicados.

O que quero dizer com este post é que existem muitos mitos com respeito à saúde e, principalmente, à alimentação e que não existe um padrão que se adapte a todo mundo. Você é um ser único e, portanto, deve se conhecer o máximo possível para poder fazer suas escolhas de forma consciente e realmente saudável.

Se a sua amiga emagreceu com a dieta da proteína, saiba que o efeito para você pode não ser o mesmo ou, pior, você pode desenvolver outro problema de saúde ao cortar certos alimentos e focar mais em outros. Não siga modismos!

Até mesmo em relação à água, dizer que todo mundo deve tomar 2 litros por dia não é o ideal. Na verdade, cada pessoa deve calcular a quantidade de água de acordo com seu peso: cerca de 30 ml por quilo. Se você pesa 60 quilos, por exemplo, a quantidade de água que deve ingerir diariamente é de cerca de 1,8 litro. E, em dias quentes, a ingestão deve ser maior para repor a perda com a transpiração.

Ou seja: o conhecimento é a melhor arma para tudo nessa vida.

 

Invista na sua saúde e não se consulte apenas com o “Dr. Google”, porque, por mais que a informação esteja correta, pode ser que não sirva para você! Ah… Já estou recuperada e agora vou fazer acompanhamentos médico e nutricional porque nunca mais quero sentir aquelas dores horríveis!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Fernanda Tavares diz:

    Que bom que já está bem. Saudades de você aqui no blog.
    Beijos
    Sua blindete.

  • Sueli Veronesi dos Santos diz:

    Que bom que a Sra está de volta e bem, senti falta, hoje ainda pensei “não recebi mais e-mails da Patricia, que estranho”. Realmente todo cuidado é pouco com a nossa saúde. Beijos

  • Rebeca Beserra diz:

    Certíssima, Paty!!! Também estou fazendo uns exames pedidos por um nutrólogo, pq tenho andado muito indisposta e reconheço que não tenho me alimentado bem, por isso não exitem e fui consultá-lo. Também estou lutando para sair do sedentarismo. Me conscientizei que tenho que fazer minha parte se quero mudar de vida!

  • Alexandra diz:

    Melhoras Paty sentimos sua falta se cuida bjs 😘

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada!

  • Ana diz:

    Graças a Deus que você está se recuperando Patricia, gosto,aprendo e compartilho seus post.
    Deus te abençoe mais e mais.
    beijo.

  • Cristina diz:

    Cuide-se Paty. Otima recuperação.

  • Amanda Daryanne diz:

    Olá Patricia!!
    Sentir sua falta, já estava achando estranho você não aparecer por aqui.
    Que bom que está melhor, se cuida para sua recuperação o quanto antes e voltar a ativa. Pois as alunas do Bolsa Blindada agradece. rsrsrs

    Deus abençoe.

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • conceição faria diz:

    Boa tarde,

    Senti falta de ler o seu post na parte da manhã, como sempre faço, pois
    suas dicas em muito tem ajudado !

    Desejo recuperação,

    Bjs

  • Ysa diz:

    Paty quanto tempo demora ,pra entregarem os livros .😆😆😆

    • Patrícia Lages diz:

      Depende de cada localidade, mas geralmente 5 dias! 😀

      • Ysa diz:

        Estou louca pra receber os livros 😍😍😍

  • Sueli da Costa Mattos diz:

    Eu também já sofri com crise renal,e sei que é horrível.
    Desejo que sua recuperação tenha sucesso.
    E que possa volta as suas atividades normais,pois suas admiradoras estão com saudades.
    Um beijão.

  • simone cardoso cordeiro diz:

    Saúde para você;(

  • Cidalia-France diz:

    Graças a Deus que recuperou sua saúde Paty.
    É bom tê-la de novo com sua sabedoria,
    Beijinho

    • Patrícia Lages diz:

      Tenho que me recuperar logo para ir visitá-la!! 😀

  • Flávia Luiza diz:

    Desejo melhoras! Deus te abençoe! Sentimos sua falta e procuramos notícias no face para saber o que estava acontecendo, graças a Deus você está melhor! Continue se cuidando! Um grande abraço

  • Sonia diz:

    Oi Paty senti sua falta. Para ver que fazes parte da minha vida pensei em ti na noite anterior antes de dormir, estranhei seu sumiço. Bom, imaginei que a Paty estivesse preparando algo especial para suas blindetes. Disse comigo,ela já aparece com uma surpresa. Mas, não deixa de ser importante que estava fazendo cuidando da sua saúde afinal, precisamos dela para realizar nos sonhos e objetivos, etc.
    Quanto a dica, de facto é muito importante não correr na onda do que é ou não saudável vai de acordo com o organismo de cada uma. Aprendi, nada de ficar tirando aquela ou esta alimentação sem conhecer como funciona seu organismo.

    Obrigadíssima Paty tirei nota. Que Deus guarde a sua saúde. Bj,Bj..!

  • Luciana diz:

    Que bom que você está melhor. Cuide-se muito. Você é muito importante para nós! Um beijo e se puder ajudar de alguma forma me avise! Lu

    • Patrícia Lages diz:

      Orações da “mãe e filha” serão sempre bem-vindas! Beijos

  • Deise diz:

    Que bom que está melhor Pati! Fiquei preocupada, entrava no blog tosdos os dias e me pergutnava: -O que aconteceu com a Patricia que não está postando mais nada? rs. A questão da água me alivia um pouco pois sempre achei muita água mesmo rs

  • Alessandra de Moura Cadamuro diz:

    Oi Paty melhoras! Você sempre usa situações do dia a dia para nos ensinar. Beijinhos.

  • Bévea Kikunaga diz:

    Oi Patrícia, que susto heim?!?!

    Foi por motivos de saúde que também não pude ir à sua palestra na Paulista, não a minha saúde, mas de uma amiga que também nos deu um “susto” e hoje seu post tem tudo a ver com a enxurrada de informações sobre saúde, alimentação saudável, etc. de que temos ouvido nas mídias em geral! Esse alerta é sempre bem vindo! Como sempre parece que você adivinha o que precisamos ouvir! Pelo menos eu!! rsrs Beijos e uma ótima recuperação e acompanhamento!!!! 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Espero que o susto tenha passado!! Beijos

  • S Daniel diz:

    Ola Parabéns pelo Site e Dicas !
    Quanto a pedras nos rins, talvez alimentos ricos em magnésio podem auxiliar, bem como o cloreto de magnésio P.A, pois alguns dizem que ele gruda no oxalato de cálcio e conforme estiver o organismo, por exemplo nível de Vitamina D e sistema hormonal, o magnésio pode grudar este cálcio nos sistema ósseo. Consulte sempre seus médicos de confiança acerca. Boa Tarde !

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, vou perguntar ao médico!

  • Leila Bezerra diz:

    Meu Deus Paty, quanto tepo não venho em teu blog e nem preciso falar que isso não me fez bem…
    Vou mandar um email pra ti, qualquer dia desses te pedindo uns conselhos…
    E se cuida viu, acordei pensando em mudar minha rotina e sair do sedentarismo, daí entro aqui e olha só!!!
    Bjus, que Deus te abençoe muito!!

    Leila.

  • Francisca Silveira diz:

    Fico feliz em saber que está bem Paty. Beijos.

  • Joselene Lima diz:

    Que bom que está bem querida. Obrigada pelo post de alerta.

    • Patrícia Lages diz:

      😁

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: