Ladrões de tempo – E-mails – Parte 1

Você sabe quais são os ladrões de tempo? Não? Pois precisa conhecê-los agora mesmo e mandá-los ver o sol nascer quadrado!

Apesar de que os ladrões de tempo sempre existiram na face da Terra, creio que hoje em dia há muito mais deles espalhados por aí. Televisão, redes sociais, mensagens de texto, WhatsApp, jogos, milhões de aplicativos etc. Vamos falar de cada um deles, mas hoje começaremos esta série com algo que pode roubar muito do nosso tempo, mas que simplesmente não podemos abolir da nossa vida: os e-mails.

 

Aqui seguem algumas dicas para você começar a reaver o tempo que os e-mails estão roubando e, nas próximas semanas, daremos o pulo do gato para você se organizar de forma a otimizar o tempo gasto com eles.

 

emailSepare os e-mails pessoais dos comerciais – no horário de trabalho a prioridade deve ser para os e-mails comerciais. Isso não significa que você não possa verificar seus e-mails particulares no seu celular ou tablet, mas que você priorize o que é mais importante. Estabeleça um horário para ler seus e-mails pessoais e combine com sua família e amigos que, sendo algo urgente, a comunicação seja feita por outra via (telefonando, mandando uma mensagem de texto ou WhatsApp, que são formas mais inteligentes de se ter certeza de que o outro recebeu).

 

urgenteNão banalize a palavra “urgente” – jamais coloque “urgente” em um e-mail que não é, assim você poderá pedir aos outros que também não façam isso com você. Tive um cliente que colocava ***URGENTE!!!!*** em tudo, mas nada era de fato urgente. Conclusão: os e-mails dele eram os últimos que eu lia… E também considere que e-mail não é uma forma tão urgente assim de comunicação, pois você não tem nenhuma certeza de que a pessoa está na frente do computador naquela hora.

 

assuntoUtilize o “assunto” como seu aliado – se você escolher bem os assuntos dos seus e-mails, vai facilitar muito mais quando receber a resposta. Evite palavras muito genéricas como orçamento, proposta, reunião, importante, pois você terá centenas deles. Especifique ao máximo, como: Orçamento de cortinas para Sra. Eliana Soares. Assim, você já poderá ir direto nos mais importantes e também facilitará muito para encontrá-los futuramente. Peça para as pessoas também serem mais específicas nos assuntos que lhe enviarem ou mude você mesma quando não disser muito.

 

SpamSPAMS – são aqueles e-mails super-ultra-mega-chatos de propaganda que, em 99,999999% das vezes não nos interessam nem um pouco (deu pra perceber que eu detesto?). Como evitá-los? Bem, existem alguns meios, anote aí:

Anti-spam – se o seu provedor de e-mail tiver esse serviço vale a pena habilitar. O anti-spam vai requerer uma confirmação do remetente antes que você receba o e-mail (uma espécie de tira-teima). Isso evita que os robôs que enviam spams consigam fazê-los chegarem na sua caixa de entrada.

Unroll.me – é um aplicativo muito bom que descadastra seu e-mail dos mailling lists que você não quer fazer parte. Você só digita unroll.me no seu navegador e segue as instruções. Mas vale dizer que ele não funciona para todos os provedores, infelizmente. Mas se você tem uma conta no hotmail, gmail, yahoo, entre outros, pode usar perfeitamente que funciona!

Canalize para um e-mail só – quando você for se cadastrar em qualquer site de compras principalmente, saiba que você vai receber propaganda não só desse site, mas de todos os “parceiros” dele. Por isso é que você não sabe porque recebe a propaganda da loja X sendo que você nem sabia da existência dela… Use apenas um e-mail para se cadastrar nesses sites e, depois, coloque um anti-spam ou use o unroll.me para controlar o que deseja receber.

 

email-falsoDICA DE OURO – cuidado com os falsos e-mails! Hoje em dia tem de tudo e, além de roubar seu tempo, um falso e-mail pode lhe render uma super dor de cabeça. Por isso, tenha a conduta de nunca abrir anexos de remetentes que você não sabe quem é. Recebo quase todos os dias um e-mail dizendo “segue anexo comprovante de depósito de R$ 5.400,00”, mas  jamais abri o tal anexo. Primeiro porque desde a primeira vez já vi que era furada, pois não tinha esse valor a receber (parei para pensar antes de abrir automaticamente) e segundo porque se eu tivesse dúvida, prefiro checar a conta do que abrir um anexo estranho.

Tenha em mente que: bancos não pedem recadastramento de senha por e-mail. Correios não avisam sobre encomendas por e-mail (eles têm milhares de carteiros para isso). A Polícia Federal não manda intimações eletrônicas. A Justiça Eleitoral não cancela seu título de eleitor por e-mail. Pense antes de qualquer coisa e, na dúvida, não se arrisque, caso contrário seu computador pode ser invadido e seus dados usados para todo tipo inimaginável de trambique.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Laura - Portugal diz:

    Bom dia. Valeu pela fica!

  • Roberta Miranda diz:

    Bom dia
    Ladrões de tempo mesmo.
    Aprendi mais uma dica hoje, eu não sabia como evitar recebimento de email indesejáveis. Obrigado Paty.

  • Charlene diz:

    Ladrões de tempo também são ladrões de eficiência no trabalho e de dinheiro… vale a pena ficar de olho para blindar a bolsa! Bjs Paty.

  • ana maria pereira diz:

    Obrigada pelas dicas, valeu a pena
    bjos

  • Nayana Eduarda diz:

    Esse hábito de abrir e-mails automaticamente é um perigo. Eu infectei meu computador com vírus sem querer recentemente, não foi por abrir esse tipo de e-mail, mas foi por conectar minha pendrive em um computador público infectado, tive que mandar formatar o pc, a pendrive e meu HD externo, paguei caro por isso. Então, moral da história, fazer as coisas sem cuidado além de ser um roubador de tempo acaba se tornando um roubador de dinheiro também! 🙁

    • Patrícia Lages diz:

      Puxa, que chato!! Mas fica de exemplo para todos nós! 🙂

  • roberto diz:

    eu penso que 4horas no computador ta bom de mais a senhora ve muito 4 horas quero sua opiniao porque ela e valiosa espero resposta

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Roberto. Na verdade o tempo no computador depende muito do trabalho que a pessoa tenha. Eu particularmente fico muitas horas no computador, às vezes o dia inteiro (que podem ser 8 horas ou mais). Claro que faço intervalos, mas meu trabalho é quase todo feito no computador, então 4 horas para mim não seriam suficientes. O bom seria a pessoa se auto-analisar e não extrapolar nem ficar à toa!

  • Sula Laiane diz:

    Uma grande ajuda esse post.

  • Ana Cristina diz:

    Muito bom! dicas muito poveitosas.

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom!

  • CARMEM LUCIA diz:

    foi importante obrigada

  • Fernanda Xavier diz:

    Paty, obrigada pela dica do aplicativo, não aguento esses e-mails chatos…bj

  • Mariana Pozzi diz:

    Ótimas dicas…. amo este blog!!*.*

  • Leila Sousa diz:

    Eu abro meus e-mails logo pela manhã um a um e vejo se há algo urgente, senão vou respondendo na ordem de chegada em minha caixa de entrada e assim que resolvo mando para uma pasta de resolvidos pois detesto minha caixa cheia, depois dou outra atenção a eles depois do almoço…Utilizo esse horários porque trabalho com clientes do Nordeste e lá não tem horário de verão, quando acaba o horário de verão faço um “plano de bordo” que é uma relação das minhas tarefas e os melhores horários para executá-las que não costumo seguir a risca até porque não dá mas, me mantém focada no trabalho…Meu maior roubador de tempo são as conversas com colegas do trabalho e aquela olhadinha no face, no blog da Paty rsrsr, na noticia do dia…
    Amei a dica
    Bjus,
    Leila

    • Patrícia Lages diz:

      Ô Leila, não põe a culpa em mim, não!!! hahahahahahah….

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: