Etiqueta corporativa – será que você tem?

Muitas pessoas perdem grandes oportunidades profissionais pelo simples fato de não saberem como se portar diante de determinadas situações. Saiba um pouco mais sobre etiqueta corporativa!

Screen Shot 2016-02-01 at 14.43.57O tema de hoje no programa Mulheres da TV Gazeta é Etiqueta Corporativa. Quem não puder acompanhar pela TV, não se preocupe, pois na próxima sexta-feira postaremos o vídeo aqui no blog, OK?

Para começar, precisamos entender que etiqueta não é frescura, como bem diz Cláudia Matarazzo, expert no assunto. Etiqueta nada mais é do que um conjunto de regras de conduta, e essas regras existem para facilitar nossa vida e não para infernizar nossa existência!

Há coisas que parecem óbvias para alguns, mas nem sempre são para todos, por isso, é necessário que as regras de cada ambiente estejam bem claras para aqueles que o frequentam. Assim, haverá mais harmonia, mais tolerância e mais camaradagem no ambiente profissional.

ENTREVISTA DE EMPREGO

 

Muita gente só se preocupa em estar bem vestido ou se portar bem na hora da entrevista de emprego, mas isso é um erro. Quando o assunto é trabalho, estamos sendo constantemente avaliados e devemos nos esforçar para sermos aprovados. Se você capricha na hora da entrevista, mas relaxa depois, é sinal de que apenas “desempenhou um papel” que não corresponde à verdade. Veja esse exemplo de uma “entrevista de emprego” bem diferente que uma grande empresa americana fez aqui no Brasil.

Cerca de 50 candidatos às vagas receberam um e-mail convidando-os para dois dias de encontro, sendo que o primeiro seria apenas uma confraternização entre todos os candidatos e o segundo seria a entrevista propriamente dita.

bermudaUm amigo que estava entre os candidatos logo percebeu que, mesmo no dia da confraternização, ele também estaria sendo avaliado, por isso, tratou de escolher bem sua roupa. Ele não vestiu terno e gravata, pois uma confraternização pede roupas menos formais, mas foi bem alinhado, como se estivesse vestido para o trabalho. Mas acredite, houve homens que foram de bermuda! Não que estivessem mal vestidos, mas simplesmente aquela não era a hora nem o local…

Na sala do hotel onde aconteceu o encontro, havia uma mesa repleta de todo tipo de comida no estilo self-service. Além disso, havia um open bar (livre para pedir o que quisessem) incluindo bebidas alcoólicas.

Os candidatos diziam: “se tem bebida é porque está liberado beber!”, mas meu amigo (que normalmente não bebe), ficou só no suco. Na hora de fazer seu prato, serviu-se com moderação, apesar da mesa estar super farta e ele com muita vontade de comer de tudo!

Enquanto outros candidatos aproveitavam para comer e beber tudo o que lhes desse vontade, outros que já estava mais “alegrinhos” pelo álcool começaram até a dar cantadas nas mulheres! Meu amigo se aproximou de cada um dos recrutadores, se apresentou e agradeceu pela recepção farta. Conversou com todos, mas esquivou-se dos sem-noção que a essa altura contavam piadas, riam alto e queriam ser o centro das atenções.

Conclusão: no segundo dia, em vez de os recrutadores terem que entrevistar os 50 candidatos, chamaram apenas aqueles que se comportaram bem, desqualificando todos os outros. Mais da metade das pessoas nem sequer tiveram oportunidade de passar pela entrevista, pois já foram barrados no quesito comportamento. Foi uma forma muito inteligente da empresa descobrir de fato quem é quem, o que facilitou muito o trabalho de seleção dos candidatos.

espelhoTENHA UM ESPELHO DE CORPO INTEIRO

Sim, você deve se olhar antes de sair de casa. Um espelho de corpo inteiro vai lhe dar mais noção do seu look e se tiver um espelho pequeno de mão, melhor ainda, assim você vira de costas para o espelho grande e vê também a parte de trás sem ter que ficar se contorcendo. Seja crítica na medida certa, você não tem que ser uma miss, só precisa estar alinhada com a mensagem que quer passar sobre si mesma.

A IMAGEM QUE VOCÊ PASSA FALA SOBRE VOCÊ

Veja alguns modelos de looks bacanas para o trabalho. Você não tem que ser careta, só precisa saber o que combina com você e é adequado ao local de trabalho que você frequenta. Não passe uma informação errada de si mesma, vestindo roupas curtas, justas, decotadas e transparentes. Valorize seu corpo, respeite seus limites e as pessoas ao redor também valorizarão e respeitarão sem que você tenha que se impor.

Para mulheres acima do tamanho 44 o ideal é buscarem lojas com roupas plus-size e evitar tentar entrar em tamanhos que não servem. Como eu sempre digo, é a roupa que tem que se adequar a nós e não nós a ela. Hoje em dia as confecções têm investido em roupas confortáveis, bonitas e modernas para as mulheres com mais curvas.

guarda-roupa-plus-size

Os homens não precisam ser escravos de terno e gravata e nem descambarem para jeans surrado e tênis esportivo. Há muitas opções mais jovens e descoladas que também são confortáveis e alinhadas.

 

roupa-masculina-para-entrevista-de-empregocamisa_polo_com_alfaiataria6

 

A saia-lápiz é um coringa e podemos variar nas cores e combinações. Veja abaixo que é possível compor looks mais sóbrios, como o primeiro, mais fashion como o do meio e até mais ousados como o da direita, que mistura moletom com salto alto!

 

Slide1

 

Peças básicas e mais sóbrias são sempre bem-vindas, pois são excelentes para aquele compromisso de última hora.

D1

Preto e branco é uma combinação que dificilmente dá errado, mas não precisamos ficar apenas na saia reta com camisa e terninho. Uma saia mais moderna, com uma blusa lisa e uma jaqueta descolada dão um ar moderno mantendo a discrição.

mules-for-work

Eu disse que preto e branco dificilmente dá errado, porque de vez em quando não dá certo mesmo! Veja abaixo como essa produção ficou com cara de “levantei da cama e vesti a primeira coisa que vi pela frente”!

Screen Shot 2016-02-01 at 14.27.23

 

Uma calça de cetim pede um look mais elegante e raramente fica bom com tênis. A barriga de fora e o decote definitivamente não combinam com um evento de trabalho, ainda que seja fora da empresa. Se o look estivesse composto por um scarpin, uma camisa mais alinhada e um blazer branco teria surtido um efeito muito melhor!

SUA EXPRESSÃO CORPORAL TAMBÉM FALA

De nada adianta estar bem vestida, maquiada e penteada se a pessoa não sabe se portar. A primeira pose diz claramente “estou cansada de esperar, que chato…”. A segunda demonstra um quê de “tô nem aí”, como se ela estivesse pensando “será que deixei a janela de casa aberta?”. A terceira é um misto de “esse emprego tá no papo” com “me chama logo que tenho mais o que fazer!”. E a quarta passa a mensagem de “estou à disposição”. Qual delas você acha que beneficiaria a candidata numa entrevista de emprego ou na ante-sala de um cliente importante?

linguagem-corporal-na-entrevista-de-emprego-1-520x245

 

Para não perder nadinha aqui do blog, faça seu cadastro e você vai receber um e-mail cada vez que postarmos uma novidade 🙂

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Curta também a nossa página no Facebook, que sempre traz dicas e coisas legais sobre finanças e carreira profissional. É só clicar aqui e curtir!

Siga-me também no Instagram buscando por @patricialagesoficial ou clicando aqui 🙂

 

Screen Shot 2015-08-03 at 21.21.13Se você quer saber mais sobre etiqueta corporativa, temos um capítulo inteiro sobre o tema no livro Virada Financeira, que você pode adquirir com frete grátis clicando aqui.

Espero você aqui amanhã para mais dicas sobre finanças e carreira profissional!

Nos vemos!

 

 

 

 

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • FÁTIMA diz:

    Muito legal o texto, dicas valiosas… Parabéns!!!

  • Bruna diz:

    Bom dia Paty.

    Adorei as dicas… Essa ideia da empresa, realmente foi muito inteligente.
    Aqui na empresa já aconteceu coisas assim parecidas kkkkk. É horrível de se ver né

    Bjos Paty, ótimo dia 😉

  • Fernanda Padilha diz:

    Ótimas dicas! Abraço Patrícia.

  • Josefa diz:

    Aprendi algumas coisa hoje, obrigado por nos ensinar.

  • Daniela diz:

    Bom Dia,PATY muito bom as Falas Corporais.

  • Elisangela diz:

    Ola Paty!

    Depois de uma longa espera meu livro VIRADA FINANCEIRA CHEGOU ontem… e hoje vindo para trabalhar já comecei a leitura rsrs e minha grata surpresa foi que a primeira dica do DESAFIO 1 é adquirir uma agenda rsrs a minha “Xikerma” da GODLLYWOOD chegou junto com o livro rsrsr e estou amando também……Estou me sentindo à diva kkkkkkkk…………. até que este primeiro desafio pra mim esta tranquilo pois já venho dês de o bolsa blindada 1 no processo de organização e mudança de hábitos com relação ao consumo kkkkkkkkkkkk pensa como o trem é difícil kkkkkk praticamente 3 anos rsrsrs…. mas eu chego lá se Deus quiser…. inclusive esse primeiro desafio me mostrou o quanto ja melhorei des de que te encontrei como Bolsa blindada no dia 31 de Dezembro de 2013 rsrsrs

    Bjus e obrigado por deixar Deus te usar de uma forma tão preciosa pra nos abençoar…..

    • Patrícia Lages diz:

      Segura esse trem kkkkkk

  • Michele Welsch diz:

    Boa Tarde Paty,

    Ótimas dicas, adoro seu blog.

    bjs

  • Michelle diz:

    Você já deveria ter postado isso, Paty! Arrasou!!!

  • Danielle friash diz:

    Dicas importantes Paty! Master Bjos!

  • jaqueline carvalho diz:

    Amei as dicas!

  • Samira Tosas diz:

    Essa história realmente é muito interessante. Emprego dos sonhos! 😉

    • Patrícia Lages diz:

      hahahahaha… Qualquer semelhança é mera coincidência!!

  • Camille Lago diz:

    Sensacional esse modo e avaliar os candidatos!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: