Estreia de Os 10 Mandamentos: lotado ou vazio?

O desespero de perder o poder está fazendo grandes redes de comunicação usarem todo tipo de estratégia para nos enganar. Veja no post de hoje como manipular uma notícia.

image304-e1447980737500

Hoje, com as redes sociais, todo mundo pode reportar um acontecimento, mas mesmo assim, algumas organizações de comunicação teimam em querer enganar as pessoas. Para isso, manipulam palavras e imagens para “dar a entender” o que eles querem que seja entendido – e não necessariamente a verdade.

O bola da vez foi jogar cal na estreia do filme Os Dez Mandamentos e induzir o público a crer que as salas de cinema estavam vazias. E eu pergunto para você: para que isso? Qual é a importância de saber se uma sala de cinema lotou ou não? Para que tanto barulho por causa de um filme? Será que Os Dez Mandamentos é o único filme em cartaz nos cinemas? Qual é o interesse em fazer você pensar – erroneamente – que a estreia de um longa metragem foi um fracasso? Por que, hein?

Eu sou jornalista e, como tal, posso afirmar que é perfeitamente possível manipular uma notícia sem ter que mentir. Quer uma prova? Vamos lá!

Se eu vou a uma sala de cinema com capacidade para 230 pessoas e vejo que 10 poltronas estão vazias, posso reportar essa notícia de várias formas e trabalhar as palavras para enfatizar os 220 lugares ocupados ou supervalorizar os 10 vazios.

Se eu quero ser positiva, posso dizer que “a sala estava praticamente lotada”, o que é verdade. Ou posso dizer que “a sala estava cheia”, afinal, 96% dos assentos estavam preenchidos, não é mesmo? Mas eu também posso ser negativa e dizer o mesmo que alguns sites por aí publicaram, como “o preenchimento de alguns lugares não foi total“.

Por que quando eles querem são específicos, mas quando não lhes convêm, usam palavras vagas como “alguns”? Alguns quantos? Alguns podem ser 2, 5, 100 ou 200… Isso lá é notícia?

Tive a honra de ser aluna do premiadíssimo Klester Cavalcante e nunca vou me esquecer de muitas das frases que ele usava para fazer de nós melhores jornalistas. Uma delas era esta:

“Sejam específicos. Não digam ‘a paciente pegou uma fila enorme e demorou muito para ser atendida’, mas digam ‘a paciente pegou uma fila com mais de 100 pessoas e demorou 3 horas para  ser atendida’. O que é enorme e demorado para mim pode ser normal para vocês. Sejam específicos, senão não é jornalismo!”

Até mesmo imagens podem ser manipuladas, como a foto abaixo divulgada pelo UOL para “provar” que a estreia foi feita com salas “não lotadas”.

 

cinema_crop

Porém, a Paris Filmes, distribuidora do longa, rebateu em uma nota oficial, dizendo:

“A reportagem do UOL entrou também em uma sala que não fazia parte das vendas antecipadas e no momento em que as pessoas ainda estavam entrando.

A foto de “prova” do UOL, apesar ridícula, convenceu muita gente que não pensa. Sim, gente que não pensa, afinal, você já assistiu algum filme no cinema com as luzes acesas?

Coisas assim são dignas de virar “memes” na rede, como estes abaixo… Hahahahahahahaha!

Screen Shot 2016-01-29 at 18.52.42

Screen Shot 2016-01-29 at 18.52.07

Screen Shot 2016-01-29 at 18.53.34

Screen Shot 2016-01-29 at 18.52.29

Screen Shot 2016-01-29 at 18.52.51

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Ética
  • Mirian diz:

    Nós da Universal de Garibaldi vamos juntos amanhã,estamos ansiosos e certos de ganharemos muitas almas,pois esse è o único objetivo que temos bjus Pati

    • Patrícia Lages diz:

      Posta o foto da sala de cinema!!!

    • Paulo diz:

      A questão não é encher, e sim como encheu? Não vejo ninguém comentando a respeito desse filme, mas vejo ônibus lotado de pessoas saindo das tais igrejas rumo a cinemas.

      • Patrícia Lages diz:

        A questão é “como encheu”??? Desde quando alguém se preocupa em “como” as pessoas chegam a algum lugar???

  • geane diz:

    Ridículo essas pessoas que não aguentam ver o sucesso dos justos, mas Deus é fiel. Vai arrebentar estarei no cinema no domingo para prestigiar esta grande maravilha.

  • Maria Elizabeth Gonçalves diz:

    Acho que é muito barulho por nada.
    Tanta coisa mais importante acontecendo e esse fuzue todo por causa da “um” filme.

  • Vanessa diz:

    Fui hoje e estava lotado, detalhe fui as 13:00 horas, horário que muitas pessoas trabalham foi otimo, onde há sucesso o desespero bate 🙂

  • Eliane Santos de Souza diz:

    Oi,Patricia tudo bem!Isso mostra que o filme e um verdadeiro sucesso,e estao com medo.Irei neste domingo com a minha familia ao cinema assistir o filme, primeiramente quero agradecer a DEUS e ao filme Os Dez Mandamentos,por proporcionar esse momento importante.bjs

  • May/SP diz:

    Oi Patricia! Concordo com você. A informação é facilmente manipulada quando você quer atingir um público em grande escala.
    1° Caso isso fosse verdade, pra quê tanto alarde? Pra quê querer noticiar isso?!
    2° Também nunca assisti filme no cinema com a luz acesa….

    É tanta manchete idiota/manipulada (isso sobre qualquer assunto) que induz a pessoa clicar para ler a notícia e, se a pessoa sabe interpretar um texto, lê que não é nada daquilo que foi mencionado na manchete da página anterior!

    O que mais tem nesses sites são frases de efeito como “Fulana revela…” ou “Fulano confessa que…”. Aí você clica e a nota é: “Atriz X revela que não gosta de sorvete de morango”. Aff!! Quando se falta assunto, se noticia qualquer coisa com um jogo de palavras.

    Sinto falta de um jornalismo que não seja tendencioso. A internet é um campo que infelizmente também tem servido para semear contendas e colher desavenças.

    Com relação ao filme, pretendo assistir porque acredito que a produção não deve “viajar na maionese” como nas produções de Hollywood sobre fatos bíblicos que quase nada tem haver com o que está escrito na Bíblia, com exceção do nome de alguns personagens. Filmes como Noé e Moisés pra mim foi uma decepção.

    Um beijo!

    • Patrícia Lages diz:

      É verdade… O jornalismo está deixando muito a desejar. Muitos colegas com décadas de experiência e bons serviços prestados estão desempregados, enquanto muitos “vendidos” concordam em assinar qualquer textinho ridículo para manter seus empreguinhos. É lamentável..

  • Francinalda Xavier de Sousa diz:

    Verdade. Também vi essa matéria, mas só por curiosidade da mentira que estariam postando. Armação total. Mesmo antes de lê a matéria, já sabia que iria vê distorção da verdade. Ridículo. Pensam que enganaram a quem? Maior É o nosso Deus. Deus de verdade e não de mentira! Amém!

  • MARCELA diz:

    Vazia é a mentalidade deste pessoal que estão com dor de cotovelo! OS DEZ MANDAMENTOS é sucesso não tem jeito…. a novela foi e o filme esta sendo!

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Bom dia Patty,
    Lamentavel mesmo esses jornalistas de baixo nivel que desonram sua profissão !! Mas que fazer ? Só dá ouvidos quem for cego.
    Olha aqui fora do Brasil , se Os Dez Mandamentos tivesse no cinéma eu iria assistir ainda que näo houvesse ninguem na sala… , rsss

    Só nos falta esperar que ele chegue na Europa!!….e aqui na Africa porque certamente como aí no Brazil as salas estariam cheiinhas !!!

    Bom final de semana –
    Cidalia

  • Shunsuke Masaki diz:

    No mínimo a dona do Blog é crente da Universal… Essa porcaria de “filme” é um lixo e está sendo fracasso absoluto… só os “crentes” é que não querem aceitar isso! Fato!

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Shunsuke. Seu comentário está equivocado do começo ao fim, mas vou deixar passar, afinal já deu pra notar que informação não é o seu forte. Quem frequenta a Universal não é “crente”, mas quem usa essa palavra como adjetivo negativo (como claramente é o seu caso) tem que saber que está agindo preconceituosamente. Se um filme é lançado pela conceituadíssima Paris Filmes é porque é um filme e não um “filme” (usou as aspas em lugar errado…). E quanto a um filme que bateu o recorde de pré-venda ser classificado como fracasso realmente demonstra que vc está mais do que alienado. O único fato aqui é que você é extremamente mal informado.

  • Patricia Alvarenga de Albuquerque diz:

    É o inimigo com medo!!! Na verdade eles sabem que já perderam, o sucesso da novela foi algo que eles nem sonhavam. Com o filme então cairam da cama…. E com a segunda fase da novela com certeza o jogo vai virar, eu converso com muitas pessoas, e vejo a alegria das familias poderem assistir TV juntas, com uma historia pura e com muito amor e ação.Confesso que desde a primeira vez que ví o chamado da novela meu interior se alegrou, era uma alegria do Espirito mesmo, cada capitulo foi uma super lição de vida, e agora com o filme minha alegria dobra realmente, vou semana que vem com toda minha familia. Parabens a todos que fizeram parte interna ou externa deste trabalho voces merecem, pois trabalharam realmente com dedicação. E nada mais justo deste reconhecimento , creio que a TV, e o cinema brasileiro nunca mais serão os mesmos.
    pensa, uma historia que todos conhecem desde pequenos, a abertura do mar, todo mundo sabe, fazer uma novela contando algo já conhecido, com certeza riram de todos, mas DEUS mostrou seu poder nos dias de hoje. Ele é o mesmo , ontem , hoje e para sempre. e vamos avançar mais ! Vai arrebentar!!!

  • Rosangela de Albuquerque diz:

    E quem achou que isso ia ficar despercebido dos tendenciosos? Quando a concorrência sente um medinho põe pra cima e é nisso que dá! Fala mal mesmo!

  • Francisca diz:

    kkk, amei os memes.

  • Juliana Rodrigues diz:

    Olá Patricia, triste é saber que pessoas disponham de tempo para ataques com comentários maldosos, ofensivos, e sem bases verídicas. Tive a oportunidade é felicidade de assistir este longa que merece todo respeito, pois não retrata mentiras como outros que Hollywood tentou maquiar. É possível ver o próprio Deus, e só quem não conhece este amor, não consegue ver. Oremos … Abraços

    • Patrícia Lages diz:

      É tudo o que podemos fazer… Mas eu creio que as pessoas que estiverem de mente aberta terão também seus olhos e entendimento aberto. Só não vê quem não quer!

  • Dayse diz:

    A novela foi um sucesso tremendo. Foi maravilhoso a família toda reunida, e tinha dias que a gente tava meio desanimada e através das mensagens que a novela passava era o próprio Deus falando ao nosso coração e nos fortalecendo. E também foi bom porque a gente lia mais a bíblia para conferir as passagens e as falas dos persoangens principais,como Moisés e Arão. Agora não vemos a hora de chegar a noite para ver essa grande maravilha na tela do cinema. Com certeza vai ser muito bom. E que Deus continue abençoando o trabalho da Igreja Universal cada vez mais para ganhar muitas almas para o Reino de Deus.

  • Vanessa diz:

    Na verdade , li essa reportagem no yahoo (que replicou a matéria do UOL) achei estranho e fui conferir em outros sites o que realmente havia acontecido… Li a Nota da Paris Filmes e vi as fotos da salas lotadas. Mandei uma critica para o site do yahoo, porque eles replicaram uma matéria que não era verdadeira… Só por Deus…Parece até perseguição.

    • Patrícia Lages diz:

      O jornalismo está vivendo uma época de muita preguiça. Cada redação tem (ou deveria ter) seus próprios jornalista, que deveriam escrever e divulgar suas próprias matérias, mas o que vem acontecendo é isso: um tal de replicar matérias prontas que dá vergonha. Pior que isso é replicar matérias sem nem mesmo checar a veracidade das mesmas. Eles acham que de tanto repetir uma mentira, vai fazê-la virar verdade…

  • Aline diz:

    Filme MARAVILHOSO quem assistiu com bons olhos pôde ver Deus em cada detalhe das cenas… sábado quando assisti as salas do cinema estavam cheias, fico chateada com tantas mentiras q estão falando por aí sabe, hoje mesmo o site da veja esta com uma matéria super mega tendenciosa, me revirou o estômago aquelas mentiras todas, parece que foi escrito pelo próprio inferno, mas, apesar da inveja o filme tá sendo um sucesso e eles vão ter que aceitar e engolir. bjs!

  • Vilma diz:

    Olaaaa…fui assistir o filme nessa quinta feira,foi sen-sa-ci-o-nal!!!
    Arrebentou….
    E os encomodados que Me perdoem, mas,esse filme são simplesmente para os fortes… Uhumm…
    E que Venha outros…

    “OS DEZ MANDAMENTOS” (ESSE EU INDICO).

  • Carlos Daniel diz:

    Concordo com tudo que foi dito no texto supracitado. Mas como profissional de adm e marketing posso opinar que vejo tudo isso como normal já que o tempo todo percebemos essas “estratégias” em todas as emissoras. Tudo leva a crer que os concorrentes sempre vão buscar um meio de amenizar o sucesso do outro. Mercadologicamente falando o sucesso de Os dez mandamentos foi semelhante ao da novela global Avenida Brasil e encontramos todo tipo de opinião a favor e contra com verdades e mentiras. Mas de uma coisa eu achei mais importante no seu texto Patricia… as pessoas precisam aprender a utilizar a sua propria opiniao ou melhor desenvolve-la buscando informações de fontes seguras.

  • Marta Rodrigues diz:

    Patty, amei todas as suas respostas, a sua publicação e principalmente que a pessoa que nos chamou de crente é mal informado.
    O filme é um sucesso. Fiquei encantada com todo o filme, nosso Deus realmente é grandioso.

  • Kelen Rodrigues diz:

    Oi Patricia, quero relatar que fui assistir ontem o filme e não consegui comprar a sessão desejada das 19h no shopping da saída Sul de Brasília/DF, para minha surpresa quase um mês do lançamento do filme a sessão estava lotada, tive que aguarda a próxima sessão das 21h30, esse fato comprova que o filme não é um fracasso…Parabéns pelo seu excelente trabalho e cuidado ao publicar uma matéria no seu blog…Deus continue te abençoando para fazer a diferença nas suas postagens…

  • Joselene Lima diz:

    Perseguição sempre vai ter. Meu namorado é um exemplo disso, quando comentou que o bispo quer a “todo custo” provar para o mundo que o filme é o melhor de todos os tempos, distribuindo assim ingressos para que as salas fiquem lotadas. O que os seus maus olhos não enxergam é que na verdade o maior intuito é evangelizar e ganhar as almas dos convidados, assim lhe respondi, no que ele rebateu dizendo: ninguém muda assistindo um filme! Fazer o quê né? Apenas continuar Pedindo para Deus ter misericórdia da alma desse pobre rapaz.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: