Empreendedores da Bíblia – Neemias

Ainda que pouco se fale sobre Neemias, ele foi um grande empreendedor, com quem podemos aprender muitas lições. Conheça mais essa história de sucesso e reescrevam a sua.

Nehemiah_cropNeemias era copeiro do rei, um cargo de extrema confiança e até mesmo de alto risco, pois cabia a ele duas funções: provar o vinho (que poderia estar envenenado) e servi-lo ao rei, dando-lhe a taça diretamente nas mãos.

Não era qualquer um que podia se aproximar do rei, muito menos entregar algo diretamente a ele, daí você já calcula que ele não era qualquer um, embora sua função possa parecer pequena nos dias de hoje.

Ocorreu que Neemias soube que os muros e as portas de Jerusalém – sua cidade natal – haviam sido destruídos e isso o deixou extremamente triste. Mas não aquela tristeza de quem não quer nem levantar da cama e, sim, uma tristeza mais parecida com uma revolta, pois ele decidiu que iria reconstruir o que havia sido destruído. Detalhe: ele viva muito longe de Jerusalém e não podia se ausentar do palácio.

www-St-Takla-org--Bible-Slides-nehemiah-1254Quando ele foi servir ao rei, este percebeu sua tristeza e perguntou o que havia acontecido. Neemias, então, ficou com muito medo, pois ele não deveria ir ao rei com o semblante caído, isso poderia ser considerado até uma afronta. Mas Neemias venceu o medo e contou ao rei o real motivo e ainda disse que gostaria de se ausentar do palácio para poder trabalhar na reconstrução da cidade. Com essa ele poderia ter perdida a cabeça, literalmente!

Quantas vezes você não deixa de fazer algo simplesmente por medo? Medo de levar uma bronca, medo de ser mal interpretada, medo de sofrer uma consequência indesejada. Enfim, o medo não paralisa quem simplesmente o sente, mas sim, quem se deixa vencer por ele. Medo todo mundo sente, não é mesmo? Mas daí a deixar que ele nos paralise são outros quinhentos. Tô fora!

A questão é que Neemias foi em frente, falou que precisava passar um tempo ausente e esperou a resposta do rei, crendo que Deus honraria a sua coragem. E assim foi, o rei permitiu. Mas é aí que vem uma coisa muito legal! Vendo que o rei havia sido favorável, Neemias foi um pouco mais longe e pediu mais uma coisa: que o rei escrevesse cartas que facilitassem sua viagem e a obtenção de material para a obra. Super ousado, aproveitando muito bem a oportunidade!

Veja que, antes de Neemias ir ao rei, ele já tinha um plano em mente. Não creio que a ideia de pedir as cartas tenha surgido ali, naquele instante, mas acredito que ele já havia traçado essa estratégia e estava apenas esperando o momento certo para colocá-la em prática. E é assim que devemos agir: sempre tendo uma estratégia planejada para alcançarmos nossos objetivos.

Para finalizar, Neemias começou a trabalhar na reconstrução, mas não sem enfrentar uma série de obstáculos. Além de vários inimigos se levantarem para impedir a obra, pessoas do próprio povo, conterrâneos de Neemias, também vieram tentar desanimá-lo com críticas e ridicularizações.

nehemiah_ch__4_by_apexwyrm-d59z568E é aí que vem a parte mais legal de todas: Neemias passou por cima das dificuldades e instruiu os trabalhadores a construírem os muros vestidos com armadura de guerra, tendo as ferramentas em uma mão e a espada na outra. Arrasou!

Não é assim que devemos agir? Por um lado fazemos o nosso melhor, mas por outro, temos que estar atentas a tudo que pode colocar nossos muros abaixo. Nessa época de crise, por exemplo, é preciso estar de olho em tudo aquilo que pode colocar seu negócio a perder ou ameaçar sua posição no trabalho. É guerra, amiga! E diva que é diva está sempre pronta para tudo!

 

Recadinhos!

teaser_Campinas

Falando em pronta para tudo, você aí de Campinas já anotou na sua agenda que temos um encontro no dia 17 de outubro? Será no Campinas Shopping e, em breve, vou publicar tudo o que vai acontecer nesse dia super bacana.

CofrinhosE não se esqueça que quem comprar qualquer produto na nossa loja virtual em setembro vai concorrer a esse par de cofrinhos fofos.

Lembrando que quem já fez sua compra está automaticamente concorrendo. Faltam 2 dias, não perca!

 

Nos vemos por aqui ou em Campinas!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Érica diz:

    Ta ligado dona Patrícia!
    Eu sou uma diva \o/ 😀 e estarei atenta e pronta pra tudo!

  • Caroline Drumond diz:

    Achei o tema empreendedores da Bíblia interessante, vou acompanhar!

  • Patrícia Ferreira Germano diz:

    Muito boa essa série dos Empreendedores da Bíblia!
    Super bacana a história de Neemias.
    Parabéns, estou aprendendo muito.
    Beijos

  • Marcisa Ferreira diz:

    Bom dia
    D. Paty

    Esse livro é o meu preferido na Bíblia, não que os outros não sejam mas esse é o meu. Agradeço a Deus por usá-la para apreender ainda mais.
    bjs

  • Diana diz:

    Amémmmm…Guerra é guerra e devemos ficar com os 02 olhos bem aberto e se preciso, um terceiro olho para não correr o risco do segundo falhar…rsss

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Obrigada.

  • Paulliane Santos diz:

    Motivador!!!!
    Nada melhor para iniciarmos a semana com todo vapor!!!

  • Carla diz:

    Uau! Incentivador esse fato ocorrido. Devemos passar por cima de nossos medos e saber esperar o momento certo para agir. Neste jejum tenho feito um estudo sobre meus comportamentos de forma minuciosa e observado o que eu preciso mudar. Não está sendo nada fácil, tudo parece que coopera para que as minhas reações sejam as que estou acostumada a ter, mas estou tão feliz, por que eu sei que vou vencer a mim mesma. Temos o péssimo hábito de deixar tantas coisas erradas (bebidas, prostituição entre outras coisas) e nos esquecemos de lutar contra o medo, a ansiedade, as dúvidas entre outras coisas.

    Abraços

  • Vilma diz:

    É isso que quero!
    Estar pronta pra tudo e ter uma bela sabedoria para enfrentar nossos leões.

    Boa semana…

  • Critiane Belotti Solís diz:

    Post muito bacana !
    Que horas vc estará em Campinas, dia 17.10 no Campinas Shopping ?
    Estou ansiosa rsss, quero tirar uma foto com vc heim ahahah !

  • Dani diz:

    Muito legal o post! A cada dia incentivando-me a buscar incansavelmente o meu objetivo! Beijos.

  • Diva Santana diz:

    Patricia linda e amada !

    Antes de conhecer seus livros e seus posts, eu era uma pessoa desanimada e cheia de frustrações, mas acredite cada dia é um novo dia lendo seus posts e aprendendo e sendo abençoada.

    Amiga venha para Guarulhos, quero te dar um abraço e dividir contigo minhas vitórias.

    Obrigada

    Diva Santana

    • Patrícia Lages diz:

      Fique ligada aqui no blog na segunda-feira, pois vou anunciar nosso próximo workshop!

  • Fernanda diz:

    Coragem, determinação, fé, perseverança, quantos ingredientes para uma receita de vitória.
    um ótimo exemplo.
    Deus abençoe.
    Bjos

  • walnice maia de lima diz:

    Tbm sou uma Diva.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: