Detox 12 – Desprendimento

Você tem a impressão de que poderia estar muito à frente de onde chegou até agora. Mas já parou para analisar o que tem atrasado a sua vida? Este é o detox da semana.

nardoÉ hora de parar para analisar sua vida, mas atenção: analisar, não lamentar. Sei que muitas pessoas não querem encarar esse momento justamente porque sabem (ou acham) que o resultado não será o esperado. Mas ignorar a situação não é a solução.

O detox desta semana é para você se desprender daquilo que tem atrasado a sua vida, mas para isso, você primeiro tem que saber o que vem lhe atrasando, certo?

Veja um grande exemplo de desprendimento que encontramos na Bíblia:

maria

Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos.

E a casa encheu-se com a fragrância do perfume.”

João 12:3

Naquele tempo as mulheres solteiras juntavam dinheiro para comprar o perfume que usariam depois de casadas. Era como se fosse o “enxoval” delas. No caso de Maria, seu nardo puro custou 300 denários, que era muito dinheiro, pois o valor pago por 1 dia inteiro de trabalho de um homem era 1 denário. As mulheres ganhavam menos, portanto, podemos dizer que Maria trabalhou mais de 300 dias para juntar aquele perfume. Já imaginou você trabalhar quase um ano para comprar algo? Você só faria isso por uma coisa muito valiosa, não é verdade?

jarroImagino que ela devia comprar um pouquinho de cada vez e ia jogando no seu jarro de alabastro (como o da foto) até obter aquela quantidade de perfume.

Acredito que quem investe tanto assim em um item para o casamento é porque o considera muito importante, concorda? Isso porque Maria era prostituta, logo, só o casamento poderia tirá-la daquela vida. Por outro lado, qual homem iria querer casar-se com ela? Que sinuca! Você pode imaginar o grau de ansiedade que ela vivia dia e noite? E nós sabemos que a ansiedade não traz nada de bom, né?

Com esse ato, Maria derramou aos pés de Jesus muito mais do que um perfume – ainda que muito caro. Ela derramou sua esperança de se casar, se desprendeu de suas ansiedades e colocou seu futuro na dependência de Jesus, pois O reconheceu como Salvador. Foi algo do tipo: não é esse perfume que vai me fazer feliz!

Por isso, você deve vasculhar a sua vida e buscar coisas e pessoas de quem deve se desprender para poder seguir livremente.

  • Analise se você tem carregado traumas do passado e livre-se deles. O passado nunca mais vai voltar, então para que carregar um peso inútil?
  • Jogue fora os conceitos que só lhe fazem mal. Achar que o que dizem por aí é verdade absoluta não leva a nada. Coisas como “os homens são todos iguais”, “a crise chegou para todo mundo”, “se nem fulano conseguiu, imagine você!”. Detox nesses conceitos furados!
  • Desprenda-se dos maus sentimentos, como mágoa, desejo de vingança, inveja. Tire essas pedras do seu pescoço já.
  • Afaste-se de pessoas que só se aproximam de você para falar abobrinhas, para colocá-la para baixo ou para se aproveitar da sua boa vontade. Não confunda bondade com ser feita de boba.
  • Se algo no seu trabalho vem pesando na sua consciência, livre-se disso. Uma conduta errada que estão mandando você praticar, algo de que você desconfia ou mesmo alguém que está dando encima de você. Desprenda-se, pois emprego nenhum vale mais que a sua consciência.
  • E se você está em um relacionamento que só lhe faz mal, com alguém que não a valoriza, ofende e até despreza, saia dessa. Não pense que “com o tempo melhora”, pois a tendência é totalmente oposta. É mil vezes melhor ficar só e, se a pessoa resolver mudar, ótimo, depois você avalia se vale a pena voltar ou não.

Valorize-se e não tenha medo de se desprender do que lhe faz mal. 

imagesQuando Maria derramou o nardo, alguns a criticaram, dizendo que era um desperdício “perder” um perfume tão precioso (inclusive Judas, o traidor). Porém, aquele aroma encheu a casa toda e não houve quem não sentisse o perfume.

Assim é quando agimos da forma correta: muitos podem criticar, mas ninguém pode impedir que o seu perfume invada os lugares por onde você passa. Aí na foto temos a flor do nardo, lindinha, né?

E para não perder nenhuma postagem dos Desafios Detox…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio, Espiritual
  • Valéria diz:

    Bom dia, otem pensei nesse assunto e não sabia como sair na minha vida sentimental mais 3 anos que ensaio ver se dar certo ele me enrolando e tambem na prosperidade.
    E hoje vc me dicou à verdade como avançar e tirar à pedra de tropeço do caminho.
    Obrigado e que Deus ilumine seu trabalho mais é mais.bjssss

  • Gislaine Sorocaba SP diz:

    Olá Patrícia, verdade mesmo, temos que fazer sempre essa análise na nossa vida, para sabermos em que temos que nos desprender, para seguirmos livres de peso!

  • Elizandra diz:

    Hoje, eu acordei e pedi a Deus para que minha vida ande. Já estamos chegando no meio do ano, sei q tive muitas conquistas mas espero alcançar minhas metas. Esse post veio de encontro a minha necessidade, para eu meditar e me desprender do que me atrapalha.

  • Sula Laiane diz:

    Um ótimo bom dia, esse post. Excelente!

  • Luciana S. da Silva diz:

    Muito Forte, adorei as dicas, muito valiosas…Detox nelas ja!!

  • NABIL-TUNISIE diz:

    Bonjour Patty,

    merci pour votre post d’aujourd’hui qui arrive au bon moment dans ma vie.
    Je vais méditer sérieusement sur tout ce que vous avez écrit .
    Merci beaucoup – bonne journée

    Nabil

    • Patrícia Lages diz:

      Bonjour Nabil,

      Merci pour le commentaire! Bonne semaine! 😀

  • mariza diz:

    Muito forte!! é o que preciso fazer em várias áreas de minha vida e eu planejei fazer isso hoje. Muito bom.

  • Fernanda Tavares diz:

    O mais importante de todos os detox que já tivemos até aqui.
    Deus abençoe.
    bjos

  • Carolina Ferreira (SC) diz:

    Fantástico! Concordo e ligo a minha fé com estas palavras tão importantes.
    Detox da alma, fortalecimento do Espírito.

  • Joana diz:

    Bom dia, Paty! Tudo bem? Um capítulo antes do que você citou, em João 11:1-2 diz “Maria, sua irmã (de Lázaro), era a mesma que derramara o perfume sobre o Senhor e lhe enxugara os pés com os cabelos.” Acho que o fato da Maria ser a irmã de Lázaro torna ainda mais forte e lindo o que você disse. Porque em Lucas 10:38-42 Maria “ouve Jesus” e em João 11: 5 diz “E Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro”. Quando nos dispomos a “ouvir” o Espírito do nosso Mestre, ele nos ajuda, ensina, fortalece, inspira, consola.
    Não é minha intenção te corrigir, quero apenas contribuir com a mensagem, viu?
    Os Detox tem contribuído muito pra mim” Um abraço carinhoso, Jô.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Joana. Obrigada pelo comentário, só não entendi qual seria a correção 😀

      • Joana diz:

        É que você disse que a Maria era a prostituta e, a Maria em questão era a Maria irmã de Lázaro. É isso! 😉
        Beijoca.

  • Ana Claudia diz:

    Bom dia Paty, nunca tinha analisado o gesto de Maria desta forma, sabia que fora um ato de desprendimento,mas o fato de que ela entregou a sua “esperança” de se casar sendo ex-prostituta, a fez crer na Única esperança que é Jesus me faz meditar em como as vezes cremos em milagres, mas não confiamos em um progresso financeiro por exemplo, pois o que é mais fácil, um morto ressuscitar ou uma ex-prostituta se casar?Beijos e amo ler seus posts e da Sandra tb!

    • Patrícia Lages diz:

      Na verdade, para Deus é tudo a mesma coisa. Tanto faz curar uma dor de cabeça ou um câncer. Prosperar um rico ou um mendigo. Ele é Deus e nada lhe é impossível!

  • Vanessa (China) diz:

    Oi Paty!
    Maravilhoso post! Wow que detox!! Muito bom! 🙂

  • jessica carvalho diz:

    muito obrigado…por essa mensagem me sinto assim… desse jeito,presa nao consigo ter novas conquistas na minha vd embora ja tenha mudado muito, existe um medo que vem me acompanhando ah um bom tempo,mais eh isso ai patty valeu

  • Paulliane Santos diz:

    Ah Paty!!!!
    Impossível não iniciar a semana bem com uma mensagem dessa!!!
    Perfeito!!!

  • Cidalia-Tunisia diz:

    Boa tarde Patty,

    Olha Querida muito forte mesmo!!!
    Comme disse o Nabil é para meditar ….e passar para outras pessoas.

    Só mesmo a inspiração de Deus. Obrigada.
    Cidalia

    • Patrícia Lages diz:

      Muito legal receber a mensagem do Nabil, espero que dê pra entender minha resposta em francês!!! Bisou!!

  • Ana Claudia diz:

    Com certeza,somos nós que colocamos limites, mas para Deus realmente não há impossíveis.

  • Danielle friash diz:

    Muito Bacana! Amei o Post! Aprendendo sempre!

  • Bruna diz:

    Post lindo!
    Nunca perco nenhum! 🙂

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom!

  • Jaqueline diz:

    Tá cada vez melhor esse detox!

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Oi, Paty querida!
    Acabei de ler a decisão que finalmente tomei esta tarde, após lamentar, lamentar, lamentar, chorar, chorar, chorar!
    Já vivo uma vida nova!
    E é assim: não adianta ser aconselhada se não me posiciono!
    E hoje (ontem por volta de 18h00) foi o primeiro dia do início da minha nova vida!
    Muito obrigada, Paty e Sandra!
    Beijos

  • Cidalia-Tunisia diz:

    Bom dia Patty,
    Seu français está perfeito , até comentamos isso. Esta manhã
    E ele está espalhando tudo o que aprende!!!
    Agradecemos a Deus e a você quantas vidas em transformação com seus posts.
    Um grande abraço e um lindo dia Querida.
    Cidalia

  • Vanessa Costa diz:

    Bom dia!! Que forte é libertador de mais tudo que leio aqui. Eu compartilho tudo pois quero que as pessoas sejam tão melhores como nós que estamos nesta busca. Estou ficando rica a cada semana!! Obrigada!!

    • Patrícia Lages diz:

      Ryca e phyna!!! rs…rs…

  • Adiusa diz:

    Muitooo forte !!
    que Deus te use cada vez mais para nos ajudar,com palavras e exemplos tão práticos e inteligentes, até porque Pati só quem tem preguiça de pensar não vai conseguir entender nada do você escreve !!
    bjoo ;*

  • Patricia de Oliveira diz:

    Amei o artigo. Para mim a parte em não deixar que aproveitem da minha boa vontade e ser feita de boba é o que no momento estou passando, preciso me livrar de pessoas aproveitadoras e de dívidas também.

    • Patrícia Lages diz:

      Então, mãos à obra!!! 🙂

  • Daiane diz:

    Olá Paty… trabalho por dois anos em uma empresa a qual eu adorava meu serviço! Trabalho em uma ótica e como tenho um desvio na coluna ,é um trabalho ao qual não faço tanto esforço físico, porque sinto muitas dores posso atender meus clientes sentada! Só que meu ex gerente acabou saindo ..e entrou uma nova no lugar! O problema é que ela se dis evangelica … até pensei que seria uma benção trabalhar com ela …só que está sendo tudo ao contrário…ela só me persegue ,tudo o que eu faço ela coloca defeitos ..mente… já pediu diversas pra o RH me dispensar …só que agora eu que pedi pra ela está me dispensando da empresa! Com o dinheiro do meu tempo de serviço conseguirei comprar um carro …algo que eu quero muito , mas ao mesmo tempo tenho medo por causa dessa crise e por a empresa ser ótima, ter convênio ..médico, odontológico , ganho comissão de tudo o que vendo se precisar bater meta… estou desesperada … com essa grande dúvida!! Por favor se poder me responder por aqui!! Obrigada mesmo assim.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Daiane. Olha, eu não abriria mão do meu cargo por causa de outra pessoa que, aliás, deveria ter a obrigação de agir corretamente já que se auto-rotula evangélica… Vc não sabe que raiva eu tenho dessas coisas!! rs…rs… Eu permaneceria no meu lugar e se ela está incomodada, que saísse pela mesma porta que entrou. Mas não sei se vc já saiu e a pergunta seria se compra ou não um carro. Se for isso, eu aconselho o seguinte: guarde o dinheiro até estar empregada novamente e, com o novo salário, veja se pode usar todo esse dinheiro para o carro. Vá na sua fé! Bjs

      • Daiane diz:

        Olá Paty … Então ainda sai da empresa… porque quando pedi para me dispensar ela logo ia sair de férias e pediu que eu esperasse ela voltar … achei estranho porque ela me pediu para pensar no assunto , que eu tinha família filho… disse quem sabe você não muda de idéia, rs..mas na verdade acho que ela está preocupada com o final de ano ..porque uma vendedora já saiu de licença maternidade então se eu sair agora complica pra ela né… não me sinto mais bem trabalhando com ela, estava tudo numa tranquilidade.. mas hoje ela já volta de férias …sinto que ela não gosta de mim isso me incomoda ,é horrível trabalhar assim , parece que a gente fica fingindo que gosta uma da outra .. e o carro é um sonho..até porque estou com o nome inadimplente …comprá-lo a vista era um bom negocio … até porque tenho filho …seria uma boa! Obrigada viu…pela sua atenção …adorei seu blog amiga!! Bjs

        • Patrícia Lages diz:

          Daiane, eu creio no seguinte: a vida deve ser vivida com a razão e não com a emoção. A sua gerente não tem o rigação de gostar de vc, nem vc dela. O que deve ter entre vcs é respeito. Relações de trabalho não devem ser confundidas com relações pessoais. Imagine só se fôssemos trabalhar só com pessoas de quem gostamos, seria quase impossível! Fique firme e não se deixe levar prlos sentimentos, use a cabeça para não se arrepender depois. E quanto ao carro, muito mais vale o seu nome do que qualquer bem, por isso, todo dinheiro que vc receber (seja salário ou indenização) deve ser usado para pagar sua dívida e deixar seu nome em dia. Será muito melhor ter seu nome limpo e depois financiar um carro do que compra-lo a vista e ficar inadimplente. Beijos!

  • Daiane diz:

    Ah e também o horario que eu trabalho é das 14:00 as 22:00… mando meu ilho pra creche as 7:00 da manhã e quando eu chego em casa ..ele já está dormindo .. quase não fico com ele…treabalho fds, feriado … também quase não dá para ir na igreja..vou aos domingos quando consigo…penso que pode ser uma oportunidade de Deus para estar mudando essa situação né..rsrs…me incomoda! obrigada

    • Patrícia Lages diz:

      Sim, veja o que é melhor para vc, pois nós dependemos da nossa fé e se vc não tem tempo para isso fica difícil! 😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: