Desafio Detox 6 – Redes sociais

Atualmente é quase impossível não estar conectada a alguma rede social, pois elas estão em todos os lugares e de graça. Porém, nenhuma delas vem como manual de instruções, então, como usá-las sem nos intoxicar?

Soziale-NetzwerkeSem querer ditar regras na sua vida, minha intenção com o Detox desta semana é compartilhar com você o que faço para me livrar da intoxicação virtual à qual estamos expostas diariamente nas redes sociais.

Conheço pessoas que escolheram não estar em nenhuma delas e conseguem viver muito bem dessa forma, mas não é o meu caso. Boa parte do meu trabalho é feita nas redes como Facebook, Instagram e um pouquinho no Twitter (que é o que menos uso). Quanto mais pessoas virem meu trabalho, melhor, mas mesmo focando em quantidade, não deixo de lado a qualidade.

Tenho muitos amigos virtuais e desejo que eles leiam o que posto, pois procuro publicar coisas boas e que, de alguma maneira, os ajude. É assim que enxergo a rede: um meio de espalhar o bem. E claro, também uso para divulgar meus trabalhos.

facebookofensaMas não significa que leio tudo o que as pessoas postam, pois infelizmente, a maioria das publicações não me interessa… Xingamentos, ofensas gratuitas, “indiretas”, desmoralização de empresas sem fundamento, ridicularização de terceiros, desabafos inúteis, intolerância, muita raiva e, o que talvez me deixe mais chateada: a proliferação da ignorância. Há muita gente postando coisas sem o menor conhecimento de causa, mas sempre tendo muitas pessoas para curtir e compartilhar seus pensamentos sem pé nem cabeça.

 

M_65285920b8d2dislikeFora publicações tolas como: “Faça o teste para saber quantos filhos deve ter”, “Veja qual princesa da Disney você seria”, “Com qual celebridade de Hollywood você se parece”. Desde quando um teste ridículo tem o poder de dizer quantos filhos você deve ter? Será que quem inventou essa bobagem vai ajuda-la a cria-los? Há quem diga que é só para “passar o tempo”, mas você acha que isso não influencia um monte de gente por aí? Aliás, passar que tempo? Aquele que todo mundo diz que não tem?

Para não me intoxicar de baboseiras, uso uma ferramenta super simples do Facebook que me permite não ver o que algumas pessoas postam. Sobre a foto de capa de cada amigo virtual há a opção “seguindo” (foto abaixo).

Screen Shot 2015-03-26 at 13.14.32

Para não ver mais o que a pessoa tóxica posta, basta clicar para desmarcar a opção “seguindo”. Vai ficar como na foto abaixo “seguir”. A qualquer momento você pode mudar essa opção e selecionar o que serve e o que não serve para você.

Screen Shot 2015-03-26 at 13.13.38

 

Tome cuidado com o que lê, curte e, principalmente, compartilha nas redes. Saiba que, além de correr o risco de se intoxicar com o veneno dos “amigos”, você é responsável pelo que dissemina.

10687197_788151611257601_486057372431956760_n

 

Antes de postar qualquer coisa, faço sempre um check list mental e avalio:

  • Para que vou postar isso?
  • Qual é a minha intenção?
  • Alguém pode se sentir ofendido?
  • Essa postagem trará algo de bom?

Se não há razão para postar algo, se minha intenção não é boa, se posso ofender alguém e não levar nada de positivo, melhor nem publicar. É claro que existem pessoas que se ofendem só pelo fato de você estar feliz, mas aí é um problema que a própria pessoa deve resolver…

O Desafio Detox da semana, como você já percebeu, é desintoxicar nossas redes sociais. Além de escolher a quem seguir, leia as postagens do seu perfil e se houver alguma (mesmo que antiga) que não seja legal, considere deleta-la. Frases, fotos e compartilhamentos “nada a ver” só vão trazer dor de cabeça, então, desintoxica!

Ah! E uma última (mas não menos importantes) dica:

Se estiver triste, decepcionada, com raiva ou buscando vingança, afaste-se do computador! Não é hora de despejar na rede o que está sentindo, pensando ou desejando. Postagens como “é duro viver com alguém que não te dá valor”, “tem cliente que é melhor perder do que achar” ou “a fila andou, baba baby” não vão ajuda-la em nada, só mostrarão um alto nível de imaturidade.

Não se deixe intoxicar, mas tenha também a consciência de não intoxicar os outros.

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio, Destaque, Ética
  • Rany diz:

    Bom dia Paty!!!
    Acredito que esse assunto é oq mais influência as pessoas hoje em dia.
    Graças a Deus e pelas prioridades que coloquei em minha vida.. rsrs não tenho esse problema…Mas vale ficar atenta, essas redes sociais viciam, quando a pessoa percebe, já era!!
    Estou acompanhando e adorando o Detox. ..
    beijos

  • Jéssica Veríssimo diz:

    E o WhatsApp? Vc tem alguma dica?
    Percebo grande distração por conta dele, mesmo já tendo silenciado vários grupos a que pertenço.

    • Patrícia Lages diz:

      Quando me colocam em um grupo que não me interessa, peço licença e saio. E só chamo as pessoas se for uma mensagem rápida e importante. Se a conversa for longa, melhor telefonar e resolver mais rapidamente. Bjs!

      • Jéssica Veríssimo diz:

        Obrigada pela dica do Whatsapp. Estou me sentindo bem melhor. Com relação ao Facebook, sua dica foi excelente! Me ajudou bastante também! Acabei redescobrindo a opção de salvar paginas e publicações do face (ótimas pra guardar informações preciosas que podem ser garimpadas por lá).
        Grande abraço!

  • Janaina Moura diz:

    Bom dia! Isso mesmo, só publico aquilo que trará benefício à alguém, e se leio algo que não vai me acrescentar em nada deleto rapidinho da mente.
    Obg pela dica, abraços!!!

  • Livia Lopes diz:

    Bom dia Patrícia!!! Estou adorando as matérias Detox. Essa postagem da rede social me ajudou muito. Obrigada.

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Obrigada, Patricia!
    Beijos e boa semana!

  • Alexandra Mattoso diz:

    Perfeito! Com muita propriedade. Deus a abençoe.

  • Daniela diz:

    Tomei a decisão de não ter o aplicativo do Facebook no meu celular, pois o tempo que tinha no transporte que deveria ser para estudar inglês era desperdiçado, vendo pessoas em frente ao espelho. Sábia decisão! Estou avançando muito no idioma e me sentindo livre! A 10 dias não vejo o Face e realmente não faz a mínima falta. Acesso agora só nos finais de semana quando realmente tenho uns 20 min livres.

  • Ana Maria Albuquerque diz:

    Olá Patrícia, gostei muito do seu post de hoje, pois sou uma psicóloga especializada em vida digital. Quando estiver pronto, vou mandar o link do meu e-book sobre detox digital para evitar o uso compulsivo das redes sociais, pois ensino pais e as pessoas em geral a como perceberem os sinais emocionais de uso excessivo e intoxicação digital. Se tudo der certo, vou fazer aconselhamento psicológico na internet para pessoas fora de Brasília e aconselhamento psicológico em consultório de famílias e tentar trabalhar num spa de Brasília para auxiliar no processo de detox digital. O que aprendi na literatura especializada e faço, é importância de se fazer pausas durante o dia – acesso no máximo duas vezes por dia minhas redes sociais para não desfocar do trabalho. E também fico de um dia a dois por semana sem acessar o Facebook ou o Twitter para evitar o estresse. Tenho trabalhado também com o conceito do movimento de slow web, que fala da importância de desacelerar no uso da tecnologia e responder quando puder ou tiver tempo, pois tempo é felicidade. Apesar de usar o facebook para trabalho não tenho como projeto de vida passar muito tempo nesta rede social. Caso alguém queira conhecer meu trabalho é só acessar o meu site http://familiaconectada.com.br Neste site ofereço oficinas e palestras em escolas para a prevenção de riscos na internet e também ao uso excessivo das tecnologias digitais. Sou especializada em criança e adolescente que fazem compulsivo das tecnologias digitais. Este é também o meu projeto de virada financeira, pois sou talentosa e só não tenho muito talento para ganhar dinheiro… Rss. Parabéns pelo post: concordo sobre a importância de se livrar de pessoas tóxicas na vida e a dica de como fazer isso nas redes sociais foi muito boa. Isso é uma atitude sua muito saudável. Parabéns pelo post, pois aprendo muito com suas dicas! Abraços da sua fã, Ana Maria Albuquerque.

  • Nivaldine de Carvalho diz:

    Oi Patrícia 🙂 Este desafio vai dar-me trabalho!
    Só de ler o desafio já me lembrei das minhas publicações antigas de há mais de 2 anos atrás com “desabafos de estudante universitária” que não me parece que devam permanecer kkk Mas vamos lá dar um detox nas redes sociais 😀
    Mas olhe que isto é uma coisa que eu já reparei no meio do meu dilema de tempo: perde-se demasiado tempo precioso em redes sociais e até mesmo vagueando pela internet.
    Acho que vale sim a pena filtrar o que vamos ver e também compartilhar para não perdermos o nosso tempo precioso nem fazermos com que outras pessoas percam o seu tempo precioso.
    Beijinhos e até à próxima!

  • Vilma diz:

    Arrebentou o desfio dessa semana.

  • Danielle friash diz:

    Òtima Dica Paty! Ultimamente eu penso: “Pra que eu vou entrar no facebook?” Really!!! Não acrescenta em nada… você somente vê as pessoas compartilhando suas comiseraçoes ou auto piedade 🙁 Sem contar os selfies da Vida… Até certo ponto é muito bacana mas temos que avaliar o que postamos e o que visualisamos de Posts, e isso também serve para o Whatsup. Essa semana reparei no caminho do trabalho… a maioria das pessoas com celular na mao, fone de ouvido e dedos ‘rapidos’…rs..rs.. Tem sido cada ve mais escasso alguem lendo um livro ou ate mesmo conversando… Triste!! Abraços!

  • Mãe Consumista diz:

    Show Patricia! Sabe que ando com preguiça de olhar as redes sociais ultimamente, justamente pelos discursos de ódio. É tanto rancor e ódio nos comentários. Vou ler alguma notícia, quando sem querer vejo os comentários é sempre de ódio e críticas, como pode? Beijos!

  • Susie diz:

    Curti esta postagem! rs 🙂

  • Fernanda diz:

    Demais está série de Detox!!!!
    Além de ensinar a ser seletiva, ótima economia de tempo!

    bjos

  • Márcia Coimbra diz:

    😮 oh my god, minha página principal do facebook, ficou novinha em folha 😀 e tudo graças a quem ? quem ? quem ? Patrícia Lages hurruuuuul rsrsrsrs 😀 Nossa Patrícia acabei de fazer do jeito como você acabou de ensinar, ficou simplesmente PERFEITO, muito, muito obrigada mesmo 🙂 Tenho certeza que vai me ajudar bastante. 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Marcia Siqueira diz:

    Muito bom o Detox desta semana! Amei! Beijos!

  • Regiane diz:

    Oi Paty!!! Meu face eu já desintoxiquei faz tempo, deixei de seguir algumas pessoas, ainda bem que existe esta ferramenta assim não preciso deletar ninguém e arrumar outro problema, com esta ferramenta simplesmente deixei de seguir aquele tipo de pessoa que sabe tudo e parece até filosofo de tanta frase feita, mas que não tem sentido algum, deixei de seguir também os que estão na rede para arrumar confusão e principalmente os que criticam minha fé. E sempre que vou postar algo, penso como você, penso o porque e o pra quê e senão me trará confusão depois. Infelizmente as pessoas estão fazendo da rede social um divã, um palanque e no fundo não estão vivendo como deveriam.

  • Sula Laiane diz:

    Muito bom!

  • Vanessa (China) diz:

    Muito bom esse desafio Paty, fiz algo similar há duas semanas atrás, um detox na minha lista de contatos, vou seguir tbm suas dicas. 😉
    Procuro ser seletiva com o que publico, curto e compartilho. Mas vc tem razão temos que tomar cuidado, de fato, tem muita coisa sem nocão na rede! Na verdade essa semana estou desconectada e desintoxicando geral das redes sociais, o que pretendo fazer com mais frequência. Beijos

  • Gislaine Tavares diz:

    Oi legal este post não sabia que existia está opção de não seguir seus amigos.

  • Jarlenys Dias-Portugal diz:

    Ola, Paty!
    No meu caso aconteceu isso várias. Eu era carente e por isso desabafava na rede social. Desde que entrei na força jovem, a minha mentalidade mudou e logo fui fazer faxina e para minha vergonha, apaguei todas publicações. Decidi eliminar facebook por causa do excesso de informações que amigos postam e coisas negativas que tenho posto antes de me converter. Hoje ainda não eliminei. Para mim não interessa em perder amigos, centenas de gostos nas fotos ou mensagens carinhosas que recebi. O mais importante é ter mente saudável sem intoxicação.

  • Paulliane Santos diz:

    Oh Paty não vou ser hipócrita e dizer que sempre soube usar a rede social, especialmente o facebook.
    Não foram poucas as vezes que já dei várias indiretas, já quis provocar raiva em alguém…enfim. Como já fui imatura meu Deus!
    Mas graças a Deus, hoje analiso bastante o que posto, quem aceito e quem sigo.
    Hoje procuro publicar mensagem que de alguma forma edifique que ler.

    • Patrícia Lages diz:

      Todas estamos aprendendo!!

  • Nilsa diz:

    Olá Patrícia,a dica é muito forte,eu já faço isso,só posto coisas do meu Deus que me fortalecem a cada minuto.Amem

  • Joana diz:

    Há duas semanas resolvi sair do Facebook. As pessoas, inclusive irmãos em Cristo, postam coisas que não é verdade. Fotos, pensamentos, decisões que não são reais. Prefiro o real, ser do contra mesmo. E vamos que vamos!

  • Mariana diz:

    Ótimas dicas Paty, e o mais interessante é que já pratico algumas delas, nas minhas redes sociais só mantenho aquilo que vai me fazer bem e só curto, compartilho e posto e que também fará bem para os outros. Obrigada, sucesso querida!

  • sonia diz:

    Legal, Patrícia aprendi a seleccionar apenas o que me constrói e seus postes é sem duvida um deles.

    Os desafios Detox tem sido uma benção para mim..!

  • Tainara diz:

    Esse é um desafio que já pratico há algum tempo e como ele faz bem, pois se é algo que me incomodo, suja os meus olhos ou pensamentos, se me trás coisas inúteis de duas uma ou excluo a pessoa ou a deixo de seguir, não tenho controle sobre o que os outros postam mas posso decidir sobre o que quero ver e me enxer, se não edifica também não vai me atrapalhar, penso da mesma forma quando posto se não acrescenta nem precisa postar.
    Bjnhssss Paty, seguindo firme e forte com o Detox, tem sido muito valioso cada um deles para mim.

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: