Desafio detox 5 – Livre-se da procrastinação

Você tem o costume de adiar as coisas? Promete a si mesma que vai começar aquele projeto “sem falta” esta semana, mas acaba não cumprindo a promessa? O post de hoje traz dicas para botar a procrastinação para correr!

Thinking

No livro Lugar de mulher é onde ela quiser, preparei um capítulo que trata exclusivamente sobre como administrar bem o seu tempo, pois essa é uma tarefa na qual muita gente tem dificuldade.

A procrastinação é algo que nos faz sentir – quase que fisicamente – essa perda de tempo, afinal, toda vez que você lembra que adiou (de novo) o que tem a fazer, sente um frio na espinha ou aquela dor na boca do estômago… E se é algo que vem sendo procrastinado há anos, então, aí a dor é ainda maior, como se você levasse o famoso soco de uma polegada do Bruce Lee! Aquele que parece que não aconteceu nada, mas derruba o sujeito sem dar tempo de anotar a placa do caminhão! Hahaha!

 

A questão é que o nosso cérebro, quando está “intoxicado”, acaba jogando contra nós. Confira um trecho do livro onde explico essa “boicotada cerebral”:

“Diversas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano apontam para o fato de que, apesar de ter bilhões de neurônios e capacidade de dar inveja a qualquer supercomputador, nosso cérebro trabalha o tempo todo de forma a economizar energia. Segundo pesquisas realizadas por cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, se houvesse um computador com o mesmo número de circuitos do cérebro humano, seriam necessárias quatro Usinas de Itaipu para produzir a energia que ele consumiria. Porém, ele gasta pouquíssima energia, cerca de vinte watts, menos do que uma lâmpada comum! Além de gastar o mínimo de energia possível, o cérebro tem a função de manter-se saudável e, para isso, busca válvulas de escape contra o estresse do dia a dia. Agora você entende, por exemplo, porque uma pessoa assoberbada de tarefas no trabalho, com uma casa para cuidar, filhos, estudos, contas e muitas preocupações, não consegue se concentrar. É o cérebro dela que, sentindo-se sobrecarregado, busca formas de “aliviar” a quantidade de coisas a serem processadas.” – livro Lugar de mulher é onde ela quiser, página 63.

Só nesse pequeno trecho do livro você já conclui que, se o seu cérebro estiver “intoxicado”, mais propensa a procrastinar você estará. Afinal de contas, você já tem um monte de coisas para fazer e o seu cérebro assoberbado não vai querer mais uma. Com isso, ele se autoboicota e, quando você percebe, já se foi mais um dia, uma semana, um mês ou até mesmo um ano…

Como sair desse ciclo? Desintoxicando! Uma das formas de fazer isso é priorizar o que você tem de fazer:

  1. Faça uma lista de todas as coisas que vêm sendo procrastinadas na sua vida;
  2. Priorize 3 coisas dessa lista;
  3. Das 3 escolhidas, veja qual delas é a mais necessária, importante ou que dá para ser feita primeiro, vai depender do conteúdo da sua lista. Por exemplo: talvez você tenha que comprar um carro, trocar a pia da cozinha e entrar na academia. Você não tem dinheiro para o carro, mas pode trocar a pia esta semana e entrar na academia até o final do mês. Depois vai criar uma estratégia para comprar o carro e colocar uma data para procurar o modelo, pesquisar preços, fazer test drives etc.
  4. Não aceite suas próprias desculpas! Não justifique a procrastinação com “eu estou cansada”, “hoje foi muito puxado, amanhã eu vejo”, “preciso de um alívio agora, mas depois de amanhã não passa!”. Não dê ouvidos às suas próprias desculpas, seja um general consigo mesma e, assim, vai ganhar sua medalha de honra ao mérito!

E então, está esperando o que para começar a sua lista? 😀

capa-livroE se você quer aprender mais sobre como transformar sonhos em objetivos e torná-los realidade, peça já o livro Lugar de mulher é onde ela quiser.

Você recebe em casa e com um frete único para todo Brasil.

Nos vemos amanhã para o 5º dia de desafio detox!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Bruna Rocha Bucci diz:

    Eu fazia muito isso! Mas há dois anos adquiri o hábito de usad uma agenda, tem me ajudado muito. Faço as coisas mais importantes primeiro, depois passo para as outras.
    A única coisa em que ainda ando procraatinando é o meu blog, tento postar com frequência, mas fico com receio de criar conteúdo repetitivo. Tenho várias ideias para ele, mas ainda não tenho os materiais necessários para colocá-las em prática :/

  • Luciane diz:

    Olá Paty !
    Estou adorando os desafios detox e este é perfeito pra mim, pois ultimamente tenho sido a rainha da procrastinação.
    Tenho tantas coisas a fazer, tantas pendências que me sinto cansada só de pensar nelas.
    Trabalho fora e em horário integral e como essa crise vários funcionários foram demitidos e a cada dia temos mais uma função a desempenhar, tenho minha casa para limpar e organizar, tenho consultas médicas e exames a fazer, preciso fazer reeducação alimentar e atividades físicas, pois descobri mioma e colesterol alto e o sobrepeso além da deixar minha estima a zero está me trazendo problemas de saúde e o que faço? sempre deixo pra amanhã pra ir a academia.
    Tenho que cuidar da minha mãe que está com depressão, e ainda cuidar dos papeis ref. a pensão pela morte do meu Pai, e também sobre a pensão do meu tio. De 2015 pra cá perdi 7 familiares queridos e amados e isso me deixou muito atordoada.
    Tem a faculdade a distancia que faço, tenho que organizar meu casamento que está próximo, enfim…tenho muitas coisas e acabo por não fazer nenhuma delas…

  • suelane santana diz:

    Bom dia,Paty, sou sua admiradora e no desafio pra destalhar foi fantástico,
    andava procrastinando a faxina em cima do guarda-roupa e depois que fui lá e fiz.
    kkk O aspecto mudou,e fiquei muito mais feliz. pois peguei o embalo e destralhei vários pontos quentes (Fly Lady). Bjs minha DIVA

  • Edneide diz:

    Eu estava precisando muito deste desafio.
    Estou fazendo passo a passo, só entro no pc pra olhar os desafios do dia, estou me livrando de tralhas e pessoas que me fazem mal e já estou sentindo a diferença. Nunca percebi como as coisas eram diferentes do que eu pensava.
    Gratidão Patricia! Estou tentando ser uma pessoa melhor pra mim tanto quanto sou para os outros.

  • JANAINA CORDEIRO diz:

    Está me ajudando muito,em todos os aspectos fazia muito isso de deixar as coisas pra depois,ou pela metade,estou organizando toda minha vida com tudo que vc tem nos ensinado aqui,muito obrigada Patricia!

  • Paula Nunes diz:

    Vou começar a fazer minha lisitnha. Mas uma das coisas que tenho deixado de lado tem sido o cuidado com minha saúde. Vou colocar de uma vez por todas esta procrastinação de lado.

  • Gislaine diz:

    Oi Patricia.. é exatamente o que te ho feito comigo…deixando algumas coisas pra depois…mas, vou sim seguir esse conselho e iniciar uma coisa de cada vez!!! Bjs.

  • Adriana diz:

    Bom dia Patrícia,
    Mto bom o artigo, realmente há essa tendência ao autoboicote rs mas temos que priorizar algumas coisas, senão não sairemos do lugar. Vou guardar isso comigo, e seu livro vai pra minha lista de próximas compras rs.
    obrigada, bjs

  • Vanessa diz:

    Estou amando os desafios!!!

  • Ndundila Lourenço diz:

    Impressionante como PL toca em tudo quanto é necessario so tenho a agradecer por tuas mensagens estou nesta fé farei a minha lista e eliminarei um a um😍😘😗

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: