Desafio Detox 3 – Destralhe a sua vida!

Bagunça pode ser organizada e colocada em ordem, mas tralha não! Lugar de lixo, entulho e coisas sem utilidade é fora da sua vida. O desafio de hoje é destralhar a sua casa e a sua vida, confira!

Abre_3

Está comprovado cientificamente que bagunça gera estresse. Observe as fotos ao longo do texto e escolha a que lhe transmite mais paz e tranquilidade.

Talvez você não tenha se dado conta disso, pois se acostumou a sair de casa sem arrumar a cama, deixando toalha molhada sobre a poltrona do quarto e as roupas de ontem largadas no chão. Você não tem tempo com essas coisas! Mas na volta do trabalho, você entra no quarto e não se sente bem, só não sabe exatamente porquê.

A cozinha vive com louça na pia e você não sente o menor ânimo de fazer nada, porque teria que limpar toda a bagunça primeiro. Melhor pedir uma pizza, né? Você deixa a coisa correr para economizar tempo, afinal, tudo parece sob controle (desde que ninguém abra os armários!).

cozinha_antes

Cozinha_depois

Cada cômodo da sua casa tem coisas fora do lugar e dá uma preguiça enorme cada vez que você precisa de algo e não tem a menor ideia de onde está. É melhor sair e comprar outro do que perder tempo procurando no meio da confusão. E tem mais: você tem filhos, então nem adianta querer casa arrumada com criança!

39736-img_4544

Aaaaah… Já sei! Você não tem lugar para guardar as coisas, por isso está com tudo jogado por aí, não é verdade? Mas será que os lugares onde supostamente suas coisas deveriam estar não está cheio de…… tralhas?

As roupas que você usa no dia a dia não cabem no seu guarda-roupa porque ele está lotado de coisas que você não usa (e nem vai usar), mas ainda não parou para arrumar.

DEPOIS-mILENA1

ANTES1

Os alimentos de uso frequente ficam sobre a mesa da cozinha, distribuídos pelo balcão e na pia porque a despensa está abarrotada. Aliás, deve ter um monte de coisas vencidas e estragadas lá. Eca!

Organização-da-Despensa-3

A verdade é que a bagunça e a desorganização intoxicam a nossa mente e fazem com que o nosso universo se estreite. Explico: se o seu quarto está uma baderna, você procura não entrar lá, com isso, tem um lugar a menos para curtir na sua casa. Se a sua cozinha está um Deus-nos-acuda, você evita de fazer qualquer coisa lá e fica com mais um lugar a menos! A sua sala está num estado que dá até vergonha, mas é só abrir um lugarzinho para sentar e vegetar na frente da TV e não convidar ninguém para um café (além de torcer para que nenhuma visita inesperada apareça!).

9okn42y92b6e3i80tmfm30ds7

A bagunça faz os seus ambientes e a sua mente se fecharem, diminuírem e causa muito estresse, desânimo e uma sensação de estar perdendo o controle sobre a própria vida: você não usa o que quer, mas o que acha, não vive na casa que gostaria, mas na que dá, não impõe ritmo ao andamento da sua casa, mas dança conforme a música e não vê melhora em nada, só segue empurrando com a barriga…

Ao contrário do que muitos pensam, organizar e limpar não é perda de tempo, não é ser “escrava”, nem Amélia. O que escraviza é a bagunça, o que sufoca são as tralhas que vão sendo acumuladas e parecem se multiplicar dia a dia.

Portanto, hoje o desafio é destralhar!

Não sei que hora é no momento em que você lê este post, mas sei que é hora de começar a destralhar! Sim, agora mesmo! Ainda que você não tenha como executar o destralhamento nesse momento, você vai criar uma estratégia e marcar uma data na sua agenda – sem furo! – para fazer o destralhe.

Seguem alguns passos que podem ajudá-la nessa tarefa super importante:

  1. Esvazie o local a ser destralhado (armário, gaveta ou até mesmo o cômodo inteiro).
  2. Jogue fora aquilo que está velho, quebrado, inútil e não dá mais para ser aproveitado. Faça isso sem dó!
  3. Separe o que pode ser doado. Tudo aquilo que você não vai usar, mas está em bom estado ou pode ser consertado, doe.
  4. Dentre as coisas que ficarão com você, separe tudo por categorias. Ainda não é hora de começar a guardar, mas de classificar. Todos os iguais, similares e de uma categoria devem ser colocados juntos, por exemplo: todos os produtos de higiene pessoal devem estar num lugar só e não espalhados pela casa. Todos os acessórios devem ser colocados juntos, os brinquedos, os livros, as fotos etc.
  5. Cuidado com os itens sentimentais! Agora é hora de separar e não de apreciar! Não pare para rever fotos antigas, nem ficar lendo trechos de livros ou relembrando memórias trazidas pelos objetos. Apenas separe e, depois de tudo arrumado, você terá tempo para curtir cada um.
  6. Faça isso em todos os cômodos. Sim, você precisa arrumar a casa toda de uma só vez. vai levar dias? Tudo bem! O importante é não abandonar o processo.
  7. Separou tudo por categoria? Ótimo! Agora você tem uma boa noção do espaço que vai precisar para guardar cada coisa e vai poder escolher onde irá guardar para que tudo esteja sempre à mão e junto.

Como manter a ordem no dia a dia?

  • Sempre que sair de um ambiente, leve as coisas que não pertencem àquele local. Tem copo na sala e você está indo para a cozinha? Aproveite a viagem. Tem roupa no banheiro? Coloque para lavar ou guarde.
  • Arrume todo dia e nunca irá precisar para um dia para arrumar. Eu chego em casa e guardo minha roupa ou coloco para lavar. Guardo os sapatos e a bolsa. Nunca jogo as coisas nos armários, então nunca tenho que arrumá-los. Sempre guardo as coisas, então nunca tenho coisas jogadas.
  • Sujou, lavou. Usou, guardou. Pegou, coloque de volta. Adquira o hábito e você nem vai perceber que está organizando e arrumando.

Coragem, amiga! E creia que todo esforço valerá a pena. Aproveite o final de semana e arregace as mangas. Quanto antes você começar, mais cedo irá terminar. Você ficará orgulhosa de si mesma!

Nos vemos amanhã para mais um desafio porque esses 21 dias serão uma pauleira só! 😀

Nos vemos amanhã para um desafio que tem a ver com a sua família!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Dani diz:

    Bom dia 😘 Paty, esse desafio é pra mim 😊, estou precisando muito destralhar minha casa. Antes, quando tentava, não esvaziava o local, e também sempre perdia tempo olhando objetos, fotos por exemplo… Vou fazer esse desafio porque realmente preciso muito!!!!! OBRIGADA

  • Maria esonita diz:

    Achei excelente. Já estava pensando em fazer isso esse final de semana. Após ler este post, me deu mais ânimo ainda. Bjs

  • Rebeca Beserra diz:

    Adorei! Vou começar hoje. Meu quarto precisa de um destralhar. Bjs, Paty 😘

  • Rosilene diz:

    #Adorando participar desafio 21
    Parabens

  • Taysa diz:

    Ótimas dicas joguei muitas coisas fora que não tinham nada a ver comigo.E o melhor que vai aparecendo espaço onde não tem .E essa parte da pia cheia quando eu vou na casa dos outros e está assim e automático já quero lavar me irrita muito a pia cheia 😤😤😤😤

  • Miriam Roberta da Silva diz:

    😍😘

  • Luciana Bodini diz:

    Essa é uma ótica dica! Eu aprendi em um desafio godllywood como fazer a limpeza do meu quarto, e isso envolvia tudo, até as gavetas de papéis.Eram apenas 3 passos (jogar fora as coisas vencidas e doar o q não usava e estava bom, limpar e depois organizar o que sobrou).E depois com o tempo fui ficando mais habilidosa pra fazer isso. Também percebi que poderia aplicar esse método na casa toda.Percebi que guardar as coisas em caixinhas decorativas é melhor do que ter um montão de coisas em cima dos móveis, mesmo que arrumadinhos rs.
    Mas gostei dessa dica de organizar tudo por categoria. Eu percebi que não demoro pra achar as minhas coisas no meu quarto pq sei onde guardo as coisas rs. E isso no dia a dia é importante, além d não perder tempo não gera stress. Bjos!!

  • Poliana diz:

    A organização realmente é um passo importante, antes de qualquer processo de mudança, tanto pessoal como profissional, estar organizado faz a diferença.

  • Joana diz:

    Ótima dica! Vou aplicar esse detox também no meu computador. E vou procurar adquirir esse hábito de organização no meu dia-a-dia.

  • thais lima diz:

    Quando conheci o blog vida organizada. Uma das primeiras coisas q fiz foi o destralhamento… De vez em quando paro e uso o método que a Thais explica. Eu paro e penso: e se fosse me mudar hj, o q eu não deixaria de jeito nenhum? E assim so vai ficar o que realmente importa

  • Nilsa diz:

    Boa tarde Patricia esse desafio é mesmo para mim, vou fazer tudo direitinho mesmo que leve o tempo que for preciso.obrigada está valer a pena o dentox

  • Nilsa diz:

    Boa tarde Patricia esse desafio é mesmo para mim, vou fazer tudo direitinho mesmo que leve o tempo que for preciso.obrigada está valer a pena o detox

  • Nalú de Souza diz:

    Nossa…, este post veio a calhar, hoje mesmo tomei a decisão de começar a destralhar/organizar a minha casa que, confesso:tá uma bagunça. Não sei nem por onde começar. E agora lendo essa matéria me incentivou vou arregaçar as mangas e ir a luta. bjs

  • Francisca Silveira diz:

    Muito bom esse desafio Paty, tenho uma casa enorme e ela é organizada, mas está precisando de uma limpeza, antes do desafio já estava me programando, agora….

  • Gerda Lucia Mota Freitas diz:

    Darei inicio hoje mesmo.

  • Gislaine diz:

    Que legal esse post, vou fazer isso eem casa…bjs!

  • Fátima Leandro diz:

    Ainda mais fazendo mudança….. Isso eh inevitável…. Bora limpar

  • Natália santos oliveira diz:

    😍😍😍😍#amando##

  • Daianne diz:

    Ameei o post, sempre fui muito organizada e via isso como um defeito mas agora entendo que é preciso esta com tudo em ordem para nossa mente também está !

  • Paula Nunes diz:

    Olá Patricia, qd li seu 1º post do Detox, logo me veio a mente fazer aquela geral na minha casa, pois bem só li seu post hj e neste final de semana lá em casa foi exatamente assim, tudo o que não prestava mais já foi para o lixo e separei todas as roupas que não uso mais para um serviço de apoio as comunidades na qual meu esposo está participando, organizei todo meu guarda roupa, da minha filha tb separei as roupinhas que não serve mais, separei aquelas que vão p/ o Bazar, coloquei a pasta de contas e finanças da casa em dia. Uffa!!! Neste período conseguimos mesmo fazer tudo o que estávamos dispostos e “sem tempo”.

  • Sonia diz:

    Oi Paty quando eu entrei de de férias em janeiro de 2017 planei fazer uma limpeza geral em casa e foi exatamente o que fiz baseando em tudo que ja aprendi através do seu blog. dividi a casa em “departamentos” dois ou três dias para cada lugar cozinha, sala, quartos, varanda, entre outras coisas e lugares que foi me apercebendo que precisavam de uma renovação e organização.
    Olha, até me perguntam que força é essa que você tem? Eu falei me aproveita porque estou com muita força de vontade até para ajudar a destralhar coisas vossas pessoais se assim o desejarem.
    Paty, a limpeza levou 3 semanas ou quase todas as minhas férias mas fui muito gostoso de fazer. A casa ficou com um ar novo, se tornou num lugar muito confortável de se estar, muito fresquinhas, a minha família amou e aprendeu.
    Detalhe ajudar a destralhar as coisas da minha mãe deu mais trabalho seus olhos se abriram porque descobriu que era consumista compulsiva pela quantidade de roupa e sapatos que tinha. Tivemos muito que doar e só para ter uma ideia dá para abrir uma loja com a quantidade de roupa que ela tem. Falei mãe a Sra. pode ficar 2 anos sem precisar de comparar mais roupa e com esse dinheiro que gastava com isso podes juntar e fazer a sua viagem de sonhos.

    Foi muito boa essa experiência, recomendo a todas blindetes a fazerem sem preguiça.

    Obrigada Paty por todas as benções que recebo através do seu blog. Bjs..!

  • Ndundila Lourenço diz:

    Este post foi feito diretamente p mim a minha casa esta sempre uma bagunça por causa das crianças fico muitissimo stressada e nao me apetece estar em casa mas estou na fé o meu obrigada PL.😗

  • Roberta diz:

    Será que consigo .

    • Patrícia Lages diz:

      Só depende de vc!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: