Desafio Detox #19 – Programe seu final de semana

Já falamos aqui sobre o quanto é frustrante programar milhões de coisas para fazer no final de semana e depois não conseguir fazer nada. Hoje vamos ver como podemos ter um final de semana produtivo e sem frustrações!

fimdesemana

Se há uma coisa que intoxica a nossa mente e nos deixa com muito mal humor é a frustração. Ela pode vir de diversas formas, mas na maioria das vezes aparece quando criamos uma expectativa sobre alguma coisa e depois nada daquilo acontece. Assim tem sido o final de semana de muita gente: quer espremer tudo o que não fez durante o mês todo em apenas dois dias!

Uma das coisas que devemos fazer para evitar as frustrações é não criar super expectativas. É claro que podemos criar expectativas, pois elas nos motivam, mas por outro lado, esperar demais desmotiva.

Por isso, o desafio de hoje é até bem simples: programe o seu final de semana. Mas não um final de semana qualquer, e sim um final de semana sem frustração! Para isso, aqui vão algumas dicas:

  • Não programe tarefas/passeios/atividades/consertos/limpeza ou o que quer que seja contando com a concordância/ajuda dos outros. Se você quer fazer algo que depende da ajuda de alguém, consulte essa pessoa e veja se ela concorda. Se ela aprovar a ideia, ótimo, mas se não, preencha o tempo com outra coisa sem ficar de cara emburrada!
  • Não queira colocar um elefante num fusquinha. Calcule quanto tempo será necessário para cada coisa que deseja fazer e veja se é possível. Lembrando sempre que costumamos ser muito otimistas achando que tudo é rapidinho, mas pode não ser! Melhor ser um pouco mais conservadora.
  • Conjugue os verbos mais necessários: dormir, organizar, descansar, conviver (com amigos e família), distrair-se, ajudar, passear, limpar, lavar, passar. Escolha o que mais precisa fazer, de acordo com o tempo que você dispõe.
  • Faça primeiro o que você menos gosta para depois se dedicar ao que gosta. Quando você separa as primeiras horas do dia, com sua energia está em alta, para se livrar logo das coisas mais chatas, você tem um dia mais produtivo. Deixar as piores coisas para o final do dia vai derrubar o seu ânimo para o dia seguinte.
  • Reserve um tempo para planejar sua semana. Dê uma olhada na agenda e tente fazer coisas que possam facilitar o seu dia a dia na próxima semana. Adiantar refeições, deixar seu guarda-roupa arrumado, separar as roupas que pretende usar, enfim, definir as tarefas e distribuí-las ao longo da semana vai ajudá-la a ser muito mais produtiva e evitará o estresse.
  • Última dica, mas não menos importante: reserve tempo para você. Ainda que você seja casada, com filhos e mil tarefas a realizar, se você não se cuidar não vai poder cuidar de ninguém. Se você não respeita seu tempo sua família também não respeitará. Priorizar-se de vez em quando é a melhor coisa a fazer.

Estamos na reta final do nosso Desafio Detox e eu gostaria de saber como tem sido essa experiência para você. Deixe um comentário contando se esse foi seu primeiro Detox ou se já participou em outras edições, qual desafio te ajudou mais, qual o mais difícil, enfim: conte-me tudo e não me esconda nada!! 😀

Espero você amanhã para o último final de semana de detox!

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Rebeca Beserra diz:

    Este é o meu 2° detox com você, Paty. E eu sempre aaaamo fazê-los. O do ano passado, que foi meu 1°, foi o mais marcante pra mim por que na época eu estava morando sozinha, sem meus pais, e tinha de me virar pra cozinhar, lavar, passar, cuidar de uma casa e ainda trabalhar fora! Era uma loucura!

  • Rebeca Beserra diz:

    Este é o meu 2° detox com você, Paty. E eu sempre aaaamo fazê-los. O do ano passado, que foi meu 1°, foi o mais marcante pra mim por que na época eu estava morando sozinha, sem meus pais, e tinha de me virar pra cozinhar, lavar, passar, cuidar de uma casa (ainda que fosse pequenininha) e ainda trabalhar fora! Era uma loucura! Minha rotina tava uma bagunça e eu não conseguia me organizar de jeito nenhum. Não sabia como. Até que você lançou o detox 2015! ? Creio que foi uma providência de Deus pra mim. Eu precisava de ajuda! Acompanhei cada desafio: aprendi a estabelecer uma rotina de cuidados em casa, passei a beber mais água, consultei uma nutricionista e aprendi a me alimentar melhor, comecei a caminhar, deixei de procrastinar cuidados médicos que há muito precisava receber, dentre outros… Você me abençoou demais com aquele detox. E aqui estou eu, fazendo mais um este ano. Agora não moro mais sozinha, voltei a morar com meus pais (morava sozinha porque trabalhava em outra cidade), mas Deus continua me abençoando através de suas publicações (sejam elas no blog, livros ou vídeos). Acompanho tudo! haha Sou sua fã. ? Um grande beijo! Continue se deixando ser usada pelo Senhor. Fica na paz!

  • Tatiane diz:

    Oi, Paty!

    Esse é o meu 1° detox de muitos que virão rs!!
    Tem sido uma benção para mim,que Deus continue te abençoando você é uma benção nessa geração.
    Todos os desafios são aproveitados e por em prática é um desafio que vale a pena.

    bjs!

  • Bruna Moraes diz:

    Olá Paty, este é o meu 2º desafio detox. Adorei o desafio de amar o que não gosta.

  • Daniela Lizaso diz:

    Paty querida, estou no meu primeiro Detox, leio o blog todos os dias. Resolvir ler novamente todos os desafios e fazer anotações na minha agenda e palnos de ação de acordo com a minha rotina. Estou no desafio 5. Pretendo tirar um tempo pra mim nesse final de semana e seguir com minha auto-avaliação mais detalhada. Abraços.

  • Aline diz:

    Este é meu 1º detox e eu estou adorando.
    Acho que tem me ajudado muito a refletir em todos os aspectos da minha vida. Muito bom!
    Obrigada por partilhar!
    Abraços,
    Aline

  • Junia diz:

    Li todos os posts do detox. Aprendi muito ao longo desses dias. Todos os artigos falaram de forma muito especial ao meu coração. Que Deus ilumine sempre a sua vida para que possa continuar a ajudar a todas nós com o seu trabalho e disposição.

  • Sónia diz:

    Paty, eu estou com você desde o primeiro o desafio detox acho que foi em 2014
    melhorei desde então a organizar meu tempo e tudo que faço, aprendi a ter alimentação saudável, ir ao médico (genecologista, dentista) entre outros so tem me ajudado. O actual estou trabalhando especialmente com o numero 18 sair do automático. Quero que a minha mente produza novas ideias.

    Bjs te amo. Continue nos abençoando..!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: