Desafio Detox #17 – Aceite desafios

Às vezes oportunidades vêm disfarçadas de problemas (que ninguém gosta) e, outras vezes de desafios (que nem sempre queremos aceitar). Se você não quer mais perder oportunidades, esse post é para você!

climb

Sei que a maioria das pessoas que me seguem aqui no blog já conhecem minha história, mas nunca é demais relembrar! Em 2001 aconteceu um dos maiores problemas da minha vida. Perdi um negócio no qual havia investido tudo o que tinha e ainda fiquei com uma dívida enorme. Estava desempregada, sem minha loja e sem dinheiro nem para comer. Que problemão!

Mas foi naquela época que comecei a estudar tudo o que podia sobre finanças e, anos mais tarde, essa experiência serviu para ajudar milhares de pessoas por meio dos meus livros, aqui no blog e dos programas que participa no rádio e na TV.

Aquele problema, no momento em que me atingiu, não parecia nem um pouquinho com uma oportunidade (a não ser oportunidade de me arruinar!). Como perder tudo poderia ter um lado bom? Como passar um ano inteiro endividada poderia me trazer benefícios? Parecia não só improvável, mas impossível.

Aj5fT-HhDez anos depois desse problemão, escrever no blog da Cristiane Cardoso  semanalmente foi um enorme desafio. Não pela escrita em si, mas porque eu estava tão acostumada a trabalhar nos bastidores que, assinar um texto com minha foto no final era “visibilidade demais”.

Desde os 18 anos trabalho com comunicação e meu primeiro emprego foi na televisão. Via bem de perto o quanto vários famosos sofriam com a exposição. Quantas mentiras falavam sobre eles, como exageravam nas notícias e quantas lágrimas os vi derramando pelo preço da fama. Nunca vi a menor graça em ser parada na rua, dar autógrafos e ter que sorrir para todo mundo. Eu tinha a minha cara fechada e estava contente com isso!

Escrever o primeiro livro foi um desafio claro, mas eu estava tranquila trabalhando atrás do computador quando a editora me diz que eu teria que fazer as fotos  de divulgação e marcar várias sessões de autógrafos para o lançamento do Bolsa Blindada. O quê? Eu vou ter que ir para a frente das câmeras? Ah, não! Precisa disso mesmo? E a minha foto vai na capa do livro? Morri…!

Essa foi a parte difícil, o desafio tão temido… Cansei de dizer: “gente, eu só escrevi um livro, eu não sou artista!” Até um amigo meu me disse: “Paty, cai na real, agora você virou atriz de livro!” rs…rs… Que medo!! Medo de ir para a frente da câmera fotográfica (mesmo o fotógrafo sendo meu marido). Medo de ir para a frente das câmeras de TV para entrevistas. Medo de que alguém um dia me reconhecesse na rua, porque eu iria sair correndo!

Screen Shot 2016-04-08 at 19.40.41Sei que hoje pode parecer que é fácil – na verdade nunca é fácil, mas ficou menos difícil – estar ao vivo na TV todas as semanas. É um desafio a cada programa, a cada pauta que decidimos fazer e até mesmo a cada post que escrevo. Nesse tipo de trabalho não são só elogios que recebemos e quando erramos, não é no escuro do quarto, mas na frente de todo mundo!

Mas a vida é assim: ou você aceita os desafios e colhe os frutos das oportunidades, ou fica onde está e se contenta com o que tem e vai levando a vida (ou a vida te levando).

Apareceu um problema? Veja nele uma oportunidade. Apareceu um desafio que parece ser maior do que a sua capacidade? Veja nele uma oportunidade. Porque uma coisa é certa: se você não aceitar o desafio de escalar a montanha, nunca vai desfrutar da vista lá de cima!

Nos vemos amanhã para o Desafio #18, reta final!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Destaque
  • Mirian Makeba diz:

    Amém vou praticar este desafio! amei♥

  • Rinalva Santana diz:

    Forte!

  • Nicéria diz:

    Paty, eu nunca fui de parar um famoso para foto, autógrafos ou coisas do tipo,mesmo vendo quase todos os dias alguns aqui no meu trabalho. Mas, no dia que eu te vi, eu não me aguentei, eu parei sim vc rsrs, foi rápido, mas não me esqueço do seu carinho e sua atenção. Vc é a minha famosa favorita. A quem devo muito pelo quanto vc nos ensina no dia dia. Obrigada pelo carinho e por compartilhar só coisas boas e de muita valia para suas leitoras.

    • Patrícia Lages diz:

      Onde foi?? Me lembra!!

    • Nicéria diz:

      Na IURD da Vila Mariana.

      • Patrícia Lages diz:

        Uhuuuu!

  • Camille Lago diz:

    Oi Paty! Acredito que todos tenhamos aquele frio na barriga quando vamos fazer algo novo mas fiquei surpresa em saber que você tinha medo de dar entrevistas e ser “atriz de livro” rsrsrs. Você é tão desenvolta e comunicativa! ?

    Atualmente me sinto exatamente como você se sentia sobre trabalhar nos bastidores e não querer nenhuma visibilidade, só estou tentando mudar a cara fechada rsrsrs

    • Patrícia Lages diz:

      A sua cara não é fechada de jeito nenhum!!! Quem disse esse absurdoooooo?????? rs…rs…

      • Camille Lago diz:

        É

      • Camille Lago diz:

        É porque você não me viu andando na rua! hahahaha

  • Nayane diz:

    Acabo de receber um desafio! 😀

  • Juliana Maria diz:

    Patricia obrigada por encorajar como sua historia. Preciso muito encarar meus desafios de frente e você, como suas palavras, fortalece muito meu dia a dia..

  • Sonia diz:

    Èeeeeee, Paty também estou com esse medo ai mas parece que os desafios estão vindo atrás de mim. Entendo agora com teu post que tenho que aceita-los, assumi-los, encara-los se quero ver a vista lá de cima depois de escalar a montanha. bjs..!

  • Shirley - Portugal diz:

    Adorei 🙂 este post me fez refletir sobre os inúmeros desafios que eu já passei, encarei de frente e que me fizeram progredir e também me ajudou a visualizar que estou a meio de um desafio ainda maior e que a minha decisão será certamente escalar a montanha, não vou deixar a vida me levar ;). Ah e uma ferramenta que vai certamente me ajudar será o seu livro “Virada Financeira”, já comecei a por em prática o Desafio n. 1. Um super, mega obrigada Patrícia!

  • Gabi Lummertz diz:

    Patricia, exatamente o que eu precisava ler hoje! Deus é Divino! Muito Obrigada!

  • Cristina diz:

    é verdade!Dá um medoooo mas tem que seguir em frente!

  • Glauccia diz:

    Linda!!! Graças a Deus que você aceitou essa oportunidade. Nós leitoras agradecemos!!

  • Bruna diz:

    Prezada Patricia.
    Esse post realmente é para mim pois sou o tipo de pessoa que não gosta de desafios e gosto de estar mais nos bastidores do que na frente de tudo e de todos e por dois mesmo estou enfrentando ou desafio enorme no meu trabalho…mas vou superar isso lo,logo pois olha tem momentos que tenho vontade de chorar,mas tenho que superar isso de cabeça em pe e ser forte.

  • Joana diz:

    Às vezes, almejamos o topo da montanha sem querer fazer a (dura) escalada até esse topo. Talvez hoje não estamos nesse topo, mas temos que aproveitar as oportunidades que embora não sejam o que queremos são situações que nos levarão ao nosso objetivo final.

  • Alexandra diz:

    Olá Patricia estou vivendo atualmente, essa experiência, passei por um processo seletivo na minha empresa, recentemente, sei que terei um novo desafio, pela frente, mais temos que enfrenta-los e seguir em frente, não devemos ficar acomodados.

  • Patricia (Noruega) diz:

    Que post legal. Me identifiquei. :/

  • Izabela diz:

    Sempre tive dificuldades em aceitar desafios pois sempre me acho incapaz de conquistá los. Luto contra isso diariamente, pois não há conquista sem luta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: