Desafio Detox #15 – Livre-se da insegurança

O que vão achar de mim? E seu seu fizer papel ridículo? E seu eu for mal na prova? E seu eu não der conta? Você já fez alguma dessas perguntas ainda que tenha sido uma única vez na vida? Esse post é para você!

maxresdefault

A insegurança é um mal que ataca qualquer pessoa, de qualquer classe social, cultura, cor, crença ou nacionalidade. Sua vítima preferida são as mulheres e ela adora atacar quando ainda são crianças, fazendo com que sua ação dure o máximo de tempo possível na vida dela.

Nós não nascemos inseguras. Quando somos pequenas não estamos nem aí se o nosso choro vai atrapalhar, se não sabemos falar direito ou que fomos carecas um dia!

Quando somos meninas nos achamos verdadeiras princesas! Quando passamos um pouquinho de batom ou pintamos as unhas nos achamos a garota mais linda do bairro. Se perguntam o que queremos ser quando crescer, não temos vergonha de dizer: bailarina, médica ou simplesmente rica! Nós não sabemos quase nada da vida, mas nós somos seguras.

Depois de um tempo, a insegurança entra e começa a dizer que não somos tão bonitas como pensávamos, que jamais seremos bailarinas porque nosso quadril é muito largo e nossas pernas não são longas o suficiente. Jamais seremos médicas porque não temos capacidade para isso e que a riqueza é só para quem já nasce numa família cheia de dinheiro.

Hoje em dia, com as redes sociais a insegurança se tornou algo ainda maior.

  • Ninguém curtiu minha foto…
  • Meu número de seguidores é tão pequeno, o que há de errado comigo?
  • Fulana visualizou minha mensagem, mas não responde… Será que ela está brava comigo?
  • Ganhei curtidas, mas ninguém compartilhou minha postagem…

Mas agora, dê uma olhada no seu passado e veja quantas oportunidades perdeu ou quantas coisas deixou de fazer por causa da opinião de pessoas que hoje nem sequer fazem parte da sua vida?

Já passamos pelo detox de “cortar as raízes”, então, já é hora de acabarmos com a insegurança. Devemos trocar a pergunta “o que vão achar de mim?” ou “e se eu fizer papel de boba?” por outras duas:

  1. Por que é tão importante para mim a opinião dos outros?
  2. Por que tenho essa necessidade de ser aceita por todos?

Quando você busca respostas para essas perguntas, você analisa os motivos que a tem feito sentir-se insegura. Achando os motivos, você vai se dar conta de que não são importantes e, por isso, você não deve dar ouvidos às inseguranças.

Que importa para você se o seu professor acha que você não é capaz? Ou o que interessa se sua vizinha acha que você deveria trocar de carro ou trocar sua cozinha? Você recebeu pernas para que não dependa de ninguém para carregá-la, da mesma forma recebeu inteligência para não depender da opinião de ninguém. Aja segundo aquilo em que acredita e faça o que achar que deve ser feito, pois quem faz um alarde hoje dizendo que você não é capaz, vai ficar quietinho quando vir que você conseguiu!

Screen Shot 2016-04-05 at 09.48.21

E se você quer uma ajudinha para dar uma virada na sua vida nos próximos seis meses, peça agora o livro Virada Financeira. Você recebe na sua casa, autografado e com dedicatória e ainda ganha o marca-página exclusivo da Diva! Para fazer seu pedido, clique aqui!

Nos vemos amanhã para o Desafio Detox #16!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Cristina diz:

    Amei!compartilhei com meu marido!Ele tem gagueira e sente-se inseguro em falar em público,mas agora isso vai mudar! 😉

  • Tatiane diz:

    bom dia pessoas lindas!!

    o Detox tem sido muito aproveitado por mim, a insegurança sempre fez parte da minha vida, pois prefiro agradar a todos do que desagradar. E isso faz com que, ou seja boa demais ou boba demais.

    Obrigada Patrícia pela dedicação e ajuda. Que Deus continue abençoando muiiitoo!!

    bjs Tati 🙂

  • Taysa diz:

    O engraçado que a minha situação era ao contrário quando criança me achava horrível e já tinha baixa estima na adolescência também esse problema só acabou quando eu conheci a Deus foi incrível toda a insegurança auto depreciação tudo sumiu antes meu maior problema era com o cabelo e a cor tá pele hoje dou graças a Deus pela cor da minha pele pois estou protegida do solo e o envelhecimento e bem lento olha minha cara de feliz ??????????

    • Patrícia Lages diz:

      hahahahaha, pois é, eu já não tenho essa vantagem!

  • Juliana Maria diz:

    Esse detox de hoje foi feito sobre medida para mim.. Sempre preocupada com a opinião dos outros e deixando coisas de lado por medo do que pensarão.

    Obrigada novamente Patricia.. Sucesso total !!!

  • Katiane Bettio diz:

    Excelente post!!
    De fato, temos que reaprender a não ligarmos para o que pensam de nós, e começarmos a nos preocupar com o que de fato somos e almejamos, sem medo..
    Obrigada Paty. Bjs.

  • Ana Carla Saud diz:

    Excelente! É isso! Devemos valorizar nossas boas qualidades. Patrícia, sou uma das fãs do seu brilhante trabalho!

  • Dani diz:

    É o meu caso, sempre com medo de não dar certo, sempre penso que não vou dar conta…

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: