Desafio Detox #13 – Livre-se dos SPAMS

Basta ter um e-mail hoje para ser alvo de mensagens não solicitadas com propagandas, coisas impróprias e até tentativas de golpes. Como livrar-se disso? Confira o detox de hoje!

Quem vai falar sobre esse assunto é este super trio formado por Beatriz Uezu, Caroline Dantas e Roberta Takenaka do grupo PyLadies São Paulo.

spam_classic

A estas mensagens “chatinhas”chamamos de SPAM. A origem desse termo é engraçada, pois de tanto repetirem um comercial da carne enlatada “SPAM” em um dos filmes Monty Python, o nome acabou sendo adotado para definir esse tipo de mensagem! E quem manda SPAM ganhou o título de spammer.

O conteúdo pode ser propaganda de produtos, falsa solicitação de atualização de cadastros, execução de programas que ativarão vírus no computador, falso pedido de ajuda para envio de dinheiro, entre outros.

Muitos aplicativos ou servidores de e-mail já oferecem automaticamente a exclusão dessas mensagens e você nem fica sabendo que elas foram enviadas. Mas se você procurar em sua caixa de e-mail a pasta destinada aos spams vai achar algumas.

É bom você saber onde fica essa pasta, pois o aplicativo de e-mail pode se enganar e classificar como spam uma mensagem que não é, e aí você pode perder alguma informação importante.

Uma forma de evitar o recebimento de mensagens inconvenientes é ter mais de um e-mail e usá-los de acordo com a finalidade. Por exemplo: ter um e-mail somente para compras na Internet, outro para fins mais pessoais e outro para o trabalho. Pode ser complicado manter vários e-mails, vai depender da sua forma de se organizar.

Hoje vamos ensinar como organizar e-mails no Gmail, pois ele é gratuito (até uma quantidade limite de dados) e oferece vários recursos.

Como organizar e-mails por categoria

Google

 

E-mails

Selecione uma ou mais mensagens e clique emMover para”.

Categ_1Depois é só escolher uma categoria existente ou clicar em “Criar novo” (circulado em vermelho) e criar outra categoria.

Tanto as categorias oferecidas pelo Google quanto as criadas por você ficam do lado esquerdo da tela.

Nesta imagem, as categorias Social, Promoções, Atualizações e Fóruns foram criadas pelo Google e a categoria Bolsa Blindada (circulada em azul) nós criamos como exemplo.

 

Como criar filtros

Outra etapa é criar filtro para as mensagens recebidas e para as que receberá. Clique na seta que aparece na imagem abaixo circulada em rosa.

Filtros_1

 

Filtros_2

Quando aparecer este quadro à esquerda, preencha os campos que ajudarão a encontrar as mensagens recebidas e as futuras. Por exemplo: se você quer organizar todas as mensagens recebidas de uma amiga ou de uma empresa, insira o e-mail da amiga ou da empresa no campo “De”. Se você quer organizar por um determinado assunto, preencha os campos “assunto” e “contém as palavras” com palavras referentes ao assunto. Em seguida, clique em “Criar filtro com esta pesquisa”.

 

AçõesDepois indique quais ações quer que o Gmail faça automaticamente quando chegar uma mensagem com as características que você indicou anteriormente:

Ignorar a caixa de entrada – Gmail removerá da caixa de entrada, mas guardará a mensagem em uma pasta chamada Arquivos ou em alguma categoria.

Marcar como lida – Gmail deixará a mensagem como lida (mesmo que você não tiver lido)

Marcar com uma estrela – Gmail indicará que a mensagem é importante.

Aplicar um marcador – Gmail colocará automaticamente uma etiqueta de categoria à mensagem, como fizemos anteriormente ao selecionar manualmente as mensagens e colocá-las em uma categoria.

Encaminhar para – Gmail enviará automaticamente a mensagem para outro e-mail.

Excluir – Gmail colocará automaticamente na Lixeira.

Nunca enviar para Spam – Gmail não deixará que a mensagem seja considerada Spam.

Categorizar como – Gmail colocará a mensagem automaticamente em determinada categoria criada pelo Google.

Também aplicar filtro a n mensagens correspondentes – Gmail poderá aplicar estas ações às mensagens já recebidas.

Clique então em Criar filtro.

No exemplo, selecionei Aplicar um marcador (Bolsa Blindada) e Também aplicar filtro a n mensagens correspondentes. Minhas mensagens ficaram assim:

Mensagens

Filtros_3Mas se você quiser modificar seu filtro ou até mesmo eliminá-lo, isso é possível: vá na configuração (símbolo da engrenagem) e clique em Filtros e endereços bloqueados.

Vai aparecer a lista dos filtros e aí é só escolher se quer editar ou excluir. Editar significa refazer os passos anteriores.

Viu como a tecnologia não é um bicho de sete cabeças? Indo passo a passo nós chegamos lá! E se você puder reservar um tempinho para responder nossa enquete, ficaremos muito agradecidas! É só clicar neste link: http://bit.ly/enquete-spam

Para terminar, temos uma dica de aplicativo!

Entrando na sua loja de aplicativos, você encontra o app da Universal com diversas informações que nos conectam mais a Deus. Use a tecnologia a favor de uma maior comunhão com Ele!

Texto escrito por Beatriz Uezu, Caroline Dantas e Roberta Takenaka do grupo PyLadies São Paulo.

Nos vemos amanhã para mais um Desafio Detox!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Tecnologia
  • Sara diz:

    E eu achava que sabia mexer no Gmail! Haha
    Dicas muito úteis! estou muito feliz porque tem muita coisa que eu não imaginava que dava pra fazer e outras eu já havia tentado mas não conseguir como por exemplo na parte de criar pastas! incrível! muito obrigada me ajudou muito mesmo!
    Bjs

    • Daniela Santana diz:

      Bom dia,Parabéns me ajudou muito este post

  • Joselene Lima diz:

    Tenho uma pastinha no meu hotmail com o nome:Patrícia Lages Bolsa Blindada. Amoooooooooooooo

    • Patrícia Lages diz:

      ??????????

  • Simone Peixoto diz:

    Muito bom! As dicas vou passar a usar mais o Gmail!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: