Desafio Detox 13 – Acabe com o “depois”

Talvez você tenha começado o ano meio triste consigo mesma por não ter conseguido realizar tudo o que queria em 2015 e isso pode ser culpa do “depois”. Confira o post agora!

 

 

procrastinar-Neaf

Desde as pequenas coisas até as mais importantes, o “depois” só atrapalha. É aquela palavrinha complicada, mas cada vez mais presente no dia a dia de muitos: procrastinação.

  • Depois eu jogo isso fora.
  • Depois eu ligo para o fulano.
  • Depois eu marco essa consulta.
  • Depois eu organizo essa bagunça.
  • Depois eu resolvo esse problema.
  • Depois eu começo minha dieta.

E por aí vai… O depois só era bom quando a gente era criança e a mãe dizia o temido: “Depois eu converso com você”, mas, depois, ela esquecia! Hahahaha!

Não estou dizendo que temos que fazer tudo na hora, mas sim que “depois” é um tempo que tecnicamente não existe. Afinal, quando é depois? Amanhã? Daqui uma semana, um mês, um ano?

É por causa desse “depois” que entra ano e sai ano e pouca coisa realmente muda na vida da maioria das pessoas. Eu detesto essa de depois… Quando alguém me diz que vai fazer algo para mim depois, a primeira coisa que pergunto é “depois quando?”. Para mim, depois não é resposta! Pior: ele só atrasa a nossa vida…

procrastinação-empreendedor1

Provérbio do dia

“A esperança que se retarda deixa o coração doente, mas o anseio satisfeito é árvore de vida.” – Provérbios 13:12

Desafio da atitude

Quando adiamos as coisas indefinidamente, a tendência é que isso se arraste por muito tempo, fazendo-nos perder as esperanças (no que queremos e em nós mesmas), nos deixando amarguradas, frustradas e até doentes, assim como prevê o provérbio.

A solução não é sair atropelando tudo de uma vez, mas sim, planejar e se programar para a realização do que deve ser feito. Se você não pode fazer agora, defina quando fará, se será amanhã, na semana que vem ou ainda no mês que vem. Não importa a distância, o que importa é que seja feito. Se é preciso adiar, tenha em mente o seguinte:

Adiar por tempo indeterminado não. Adiar para tal dia, OK! 

Dica de ouro: vigie suas palavras e todas as vezes que usar a palavra depois, corrija-se imediatamente determinando um período.

Desafio da saúde

Faça uma lista das coisas que estão pendentes em relação à sua saúde, determine o que vai fazer e coloque um prazo para coloca-las em dia. Vá desde as coisas pequenas que podem ser resolvidas imediatamente até as mais complexas, por exemplo:

  • Tomar água – deixar uma garrafa d’água sempre à mão – começar agora
  • Levar fruta de sobremesa – ir ao mercado hoje – começar a levar as frutas à partir de segunda-feira
  • Ir ao ginecologista – ligar na segunda-feira e marcar para daqui 15 dias

Não vá deixar para fazer a listinha “depois”, hein?

Como estão sendo os desafios para você? Quais as atitudes que você já praticava e quais incorporou? Já deu para ter algum resultado positivo? Compartilhe conosco as suas experiências!

E para não perder nada aqui do blog…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Érica Rodrigues diz:

    Não sou de deixar as coisas para depois, detesto coisa de última hora e mal feita, mas convivo com um povinho aqui em casa(4 filhos e marido) que acham que tudo pode ficar para depois e geralmente a intenção é que o depois nem aconteça.Acabo sendo a chata e mandona , é claro, mas desde que não fique para depois tudo bem em levar tais títulos. Estou gostando bastante dos posts, sempre ajudam a repensar nossos conceitos e mudar atitudes necessárias.Abraço

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Boa tarde Patty

    Verdade que a palavra ” depois” é inimiga do calendário fixo.. Nunca mais vou esquecer!!

    Para o desafio saúde , eu tenho uma ficha como utilisam os médicos , registro por exemplo dentista data X , marcar nova consulta para data Y ; e assim vai contrôle de analise de sangue….
    Assim fica agendado adiantado marcar as proximas consultas e não esquecer de prever
    Também os custos dos exames que nem sempre são baratos ( exemplo trocar os oculos)..

    Voilà minha dicadinha rssss
    Beijinho Querida

    • Patrícia Lages diz:

      Ótima dica! Já colocou no seu planejamento a visita desse ano ao Brasil?? 🙂

  • Ana Carolina Souza Feitosa diz:

    Olá Patrícia,

    Os desafios foram o início para o que precisava para este ano. Tudo em minha vida ficava para depois até mesmo ler a Bíblia. Neste jejum de Daniel estou cada vez mais perto de Deus em Espírito e em corpo pois estou mais saudável. Consegui cortar de vez o refrigerante da minha vida e até meu marido entrou no desafio. Os doces também estou me libertando a cada dia RS. Posso dizer que estou me surpreendendo porque até hoje não havia colocado isso em pratica e com a direção de Deus dada por você e pela agenda do Goodllywood que controla a leitura da Bíblia este ano estão me fazendo não usar mais o “Depois”. Obrigada por tudo e um dia quero poder agradece-lá pessoalmente.

  • Taysa diz:

    E triste mais muitas pessoas vivem assim. Nunca conseguem nada vivem correndo atrás do vento

  • Vanessa Costa diz:

    Oi Paty!
    Aquele post que dizia “faça alguma coisa enquanto você espera” somou muito em minha vida, não estou procrastinada e o que tenho que fazer hoje não deixo pra depois. Aproveitei a oportunidade de fazer aulas de zumba no Sesc durante quatro sábados, gratuitas! Nunca fiz nenhum tipo de exercício, já tinha começado a caminhar em Dezembro, e os desafios só tem me feito Bem!!! Vamos até o fim! Beijos.

  • Taysa diz:

    paty boa tarde gostaria de dicas para aprender falar inglês pois estou planejando uma viagem para os EUA daqui um ano e meio .E quero falaro inglês fluente como posso aprender mesmo sem conhecer ninguém pessoalmente que falei o idioma Para treinar. Desde já obrigado.

    • sonia diz:

      Olá Taysa tudo bem? Eu estou aprendendo inglês pela Internet desde Novembro descobri um aplicativo chamado Wlingua e baixei-o para o meu Table e estou todos os fazendo aula mesmo sério como um curso intensivo tem 60 lições faço pelo menos 3 lições por dia muito bom você vai gostar. Baixe e vai praticando e diga se gostou. Ou,tem muitos outros aplicativos na net.

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    SIM SIM Querida !!!!

  • Elaine Santos diz:

    Excelente dia. Deus abençoe.

  • Vanessa diz:

    Patricia muito obrigada! Mudei todo meu hábito alimentar e inclusive criei um grupo no whats com amigas minhas para juntas vencer as dificuldades de perder peso…uma delas é nutricionista e está contribuindo muito. Inclusive ela te parabenizou pelo desafio e falou para mim seguir a risca…kkkkk beijos!! Te adoro ❤

  • flávia Luiza diz:

    Olá Patrícia, hj fiquei aflitíssima. Programei para sempre começar meu dia com seu post detox, mas não conseguia acessá-lo de forma alguma. E aí precisei deixar para depois. E o dia vai… com tantas situações… ,mas aqui estou eu, não quero perder nenhum. Estou gostando muito e anotando todos em minha agenda, está sendo formidável. Eu faço o que falou, mantenho minha agenda em dia, se não deu por algum motivo realizar algo, marco outra data em minha agenda para realizá-lo. O que foi realizado marco um OK, o que não consegui marco um V e reescrevo em outra data. Obrigada pelas dicas. Estou animadíssima quanto a 2016. Um abraço

  • Francisca diz:

    Vc já havia escrito sobre isso um tempo atrás, e desde então não tenho mais aceitado deixar esse espírito de procrastinação tomar conta da minha vida. Suas dicas são sempre maravilhosas Paty. Obrigado por existir. Bjs.

  • Lurdiane diz:

    Tem me ajudado muito.eu sei Que de vez em quando eu dou essas mancadas. Mais vou mudar

  • jaqueline carvalho diz:

    Ai Paty,tb não sou fã dessa palavra!eu já tenho que me controlar pq já quero tudo no hj,agora,aqui…

  • Patricia diz:

    Estou adorando, aprendendo e praticando os desafios. Como eu me mudei depois que comecei a ler e exercitar os escritos do blog…

  • sonia diz:

    Olá Paty já tenho praticado beber água, reduzir o açúcar, sal, exercícios físicos, comer fruta. Agora, já lhe agradeço por esta chamada de atenção de “Depois” tenho mania de fazer isso, mas acabo fazendo quando me sinto pressionada. Como fizeste, não dá para fazer tudo de uma vez só basta que o “Depois” tenha data marcada. bjs..!

  • Jéssica diz:

    Comecei a usar um aplicativo MARAVILHOSO para combater a procrastinação. Chama-se “Planner – Calendar & Organizer”. Lá faço minha lista de tarefas e agendo as que vão surgindo. Diariamente, abro o aplicativo e vou marcando as que conclui. As que não puderam ser concluídas vão sendo reagendadas!

    SUPER RECOMENDO!
    *uso Android

  • Danielle friash diz:

    Patyyyyy!! Me ajudou master esse Post!! Acredita que meu esposo fala exatamente o que voce fala? 🙂 Eu estava assim… mas na sexta feira comecei fazendo as listas.. tracando planos… metas E olha tem sido ótimo! o Final de Semana foi bem produtivo! Bjos Master! 🙂

  • Flávia Priscila diz:

    Bom eu já tomava água, agora tomo com mais frequência, já fazia a listinha de pendencia mas nem sempre estipulava datas para alguns compromissos importantes, deixava para quando dava, agora graças a você já seu a regra do agora haha!

  • Eliane Santos de Souza diz:

    Ooi,Patricia realmente tenho sido assim sempre deixando as coisas para depois,mais a partir de hoje apos ter lido este post vou mudar.Obrigada.

  • Emanuelle diz:

    Bom dia Patricia !!
    É posso ver que tenho essa onda do depois ….mudando isso já rrsrs.
    Fazendo a listinha !!!
    O posts tem me ajudado muito obrigada!

  • Vilma diz:

    Eu abomino essa palavra “depois”, costumo falar para meu esposo que quero as coisas pra ontem…rsrs…
    E pus em prática todas os desafios Saúde.
    E já comecei indo no Serasa negociar uma dívida (q naooo fui eu) mas ta no meu nome,e graças a Deus consegui!
    A pior dessas são as de saúde mesmo,sou meia relaxada,mas,to conseguindo.
    Seus post me serve como uma injeção de ânimo…e não sinto muita dificuldade nos desafios de atitude, pq amo disciplina.
    Obrigada por tudo!

  • Bruna diz:

    Oi Dna Patrícia, a Sra não sabe o quanto tem sido incentivador ler seus posts do desafio xerox pra mim. Já fazem alguns anos que preciso emagrecer e sempre áudio, e já nos primeiros dias do desafio me decidi de uma vez por todas começar a tomar água em uma quantidade significativa pra q meu corpo funcione bem e voltar a fazer caminhada no mínimo 4 vezes por semana e já tem sido ótimo.
    Obgdo e que a Sra continue inspirando boas mudanças nas pessoas sejam elas financeiras ou não, como no meu caso. Bjks?

  • Rosana diz:

    OI Patricia, é o que eu sempre falo: Nunca deixe para amanhã o que se pode fazer hoje. Um abraço Rosana

    • Rosana diz:

      Oi Patricia, li hoje em um artigo de Ely Torresin, que as pessoas vivem reclamando que não sobra tempo para nada e, ele comenta que é por falta de planejamento; pois o hoje que é inimigo do amanhã! Que significa que quando você não faz hoje, o que deveria fazer, o seu amanhã será comprometido.Um abraço Rosana.

      • Patrícia Lages diz:

        É verdade, Rosana. Nós costumamos dizer que o “urgente” é o importante feito fora de hora. É o mesmo que diz o Ely Torresin. Fazendo as coisas na hora certa não tem correria, atropelo e estresse 😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: