Desafio Detox #12 – Leia mais

Ler é uma atividade completa, pois além de fazer bem ao cérebro, exercita nossa imaginação, melhora nossa escrita e forma pessoas mais inteligentes. Mas se a leitura só faz bem, por que tanta gente não lê?

A ciência já comprovou que a leitura de livros é um exercício valioso para o cérebro. Durante a leitura o sangue flui para diversas áreas de concentração do cérebro e também para áreas menos ativas (acordamos quem está dormindo!). Com a leitura treinamos nosso cérebro para ter uma performance melhor em atividades que demandam compreensão e concentração.

A leitura de jornais, revistas e artigos na internet também é proveitosa, porém, quando você se envolve na leitura de um livro – que é um material mais extenso – você obtém uma série de benefícios para o seu desenvolvimento intelectual.

Confira alguns benefícios da leitura.

  • Estimula a memória e aumenta nossa capacidade mental;
  • Exercita a imaginação, pois você começa a criar os personagens e imaginar os locais relatados;
  • Aumenta e melhora nosso vocabulário, facilitando nossa forma de nos expressar;
  • Nos faz compreender as coisas de vários pontos de vista;
  • Nos torna pessoas com senso crítico ao avaliarmos as ações descritas, o caráter dos personagens, suas crenças e temores;
  • Você vive situações mesmo estando fora delas;
  • Melhora nossa escrita;
  • Nos faz conhecer mundos diferentes, nos leva a sonhar e a conhecer formas de realizar esses sonhos;
  • Nos faz viajar sem sairmos do lugar;
  • Cada novo livro é um universo de possibilidades que se abre diante de nós.

Isso só para listar 10 intens! Mas o fato é que em muitas culturas a leitura foi dada como castigo, como obrigação ou como um mal necessário. Quem consegue romper esses preconceitos acha uma atividade fascinante e passa a ser um book lover (amante dos livros) 😀

No começo você pode sentir sono, preguiça, tédio ou monotonia. Mas isso é porque você está lendo apenas com os olhos e ainda não aprendeu a ler com a mente. Quando você lê com a mente, você imagina as pessoas, suas vozes, a cor dos cabelos, a casa onde vivem e o que sentem e até pensam. Você passa a conhecer a história e aprende a gostar de alguns personagens e tolerar outros! Como na vida real, mas em uma “embalagem” diferente.

E quando fizer a leitura de algum livro de auto-ajuda ou de um tema específico (como os meus), você precisa praticar o que lê e não apenas se encher de informações teóricas. Quando você pratica, tem a possibilidade de ver sair do papel aquilo que precisava para sua vida. Por isso eu digo que livros têm um valor infinitamente maior do que seu preço!

Pratique a leitura, aprenda a apreciar e seja beneficiada por essa atividade tão prazerosa!

Para conhecer meus livros, assista os vídeos abaixo:

Livros Bolsa Blindada 1 e 2

Livro Virada Financeira

Nos vemos neste final de semana para os desafios #13 e #14!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio, Livros
  • Cristina diz:

    Curti!

  • Rinalva Santana diz:

    Concordo plenamente! Mesmo com a correria da vida, arrumo um tempo para ler. E ler os seus livros é simplesmente fantástico! Espero que este post possa despertar esse hábito saudável em muitas pessoas. Bj.

  • Josiane diz:

    Oii Patiiii Muito boa essa sua dica, e só de imaginar que antes eu lia no minimo 1 livro por semana e era bastante desenvolvida rsrs agora mal consigo ler um em um mês e se ler não me pergunte a história depois que nem lembro, preciso voltar aos hábitos de antes. Um grande abraço!

  • Marta Sthefany diz:

    Eu amo seus post!! os Detox estou amando!
    Quando li o detox de hoje, lembrei do detox corte o mal pela a raiz, que até hoje eu meio aquela frase na cabeça ” eu não gosto de português por isso que escrevo e falo muito mau!! eu gosto é de matemática por que eu só tenho que fazer umas contas e pronto!!” parece bobagem, mais pra mim é algum muito grande, eu sou secretaria e faço faculdade na área, e quando ouvir a professorar falar que tem q escrever muito beeeem, eu quase chorei. Mais, eu procurei a raiz do “por que” disso, e lembrei que vem da minha infância quando tinhas uns 8 anos, lembro que uma vez pedi ajuda pra minha irmã com a tarefa de português e ela disse pra eu fazer sozinha, porque eu nunca sabia fazer nada sozinha, nesse dia chorei muito, por que eu não estava conseguindo, e cresci com aquilo,comecei a não pedi ajudar pra ninguém, e comecei a odiar português, eu trocava tudo, até os meus 18 anos mais ou menos, e ainda estou aprendendo rsrs mais não foi nada fácil pra mim, passei muita vergonha por causa disso. Hoje eu amo ler, leu muitos livros, blogs, e presto muita atenção na minha escrita, procuro está sempre lendo para melhorar tanto a fala como a escrita. beijos Patricia você me ajuda muiito!!
    OBS: HÁ quando eu acesso seu blog está dando erro, como leio o seu primeiro quando chego no escritório, dá erro, ja faz 3 dias não sei se é só no meu…

    • Patrícia Lages diz:

      O site está instável há alguns dias por problemas técnicos, mas já vamos resolver!

  • Fátima Marajó diz:

    Olá Patricia
    Eu amo ler. Me programei para ler um livro por mês e já estou no sexto livro.
    Acho fascinante o que conheço,aprendo e ponho em pratica em minha vida. Mas estou com um problema. Meu filho de dez anos diz que ler para ele é uma tortura e isso reflete em sua escrita. Não sei como ajudá -lo. Me dê uma dica por favor.

  • Marta Ribeiro - Porto (Portugal) diz:

    Olá minha querida Patrícia,
    A cada dia uma nova oportunidade de nos exercitar e desenvolver…
    Ler é algo que me fascina, mas confesso que não me dou muito bem nesta área… Gostava de amar a leitura…
    Um beijinho…

  • Katharine diz:

    Muito bom esse post!
    Amo leitura desde que me entendo por gente. É tão bom ler! Eu amo viajar através dos livros.
    Pena que essa nova geração não sabe o que é isso.
    Esse desafio é mais que prazeroso 🙂

  • Juliana Maria diz:

    Gosto muito de ler, só preciso praticar mais e acabar com a historinha de que não tenho tempo.
    E passar a optar por ler livros ao invés de assistir algum filme.

    #colocarEmPratica..

    Obrigada Patricia seus conselhos, ideias e sugestões estão ajudando muito. :*

  • Vanessa Aparecida do Santos Souza diz:

    Eu amo leitura. Acho que sou uma Book Lover assumida.rs

  • Ana Carla Saud diz:

    Patrícia. Estou acompanhando o seu Desafio Detox com muito interesse. Que matérias geniais, úteis e interessantes você tem publicado! Por falar em livros, eu estou bastante ocupada em formar meu filho e prepará-lo para a vida (inclusive a vida financeira). Tenho tido muito sucesso nas orientações que lhe dou, mas gostaria de adquirir um livro que fosse uma espécie de “enciclopédia financeira” para crianças, que, em linguagem acessível e desenhos ensinasse as crianças a pouparem, economizarem recursos (desde água, energia elétrica e até dinheiro da mesada), valorizar o que se tem de bom (a casa, os alimentos, os familiares que cuidam dele, suas qualidades pessoais, a própria vida e a saúde) e por fim, um pequeno capítulo que ensinasse a evitar envolvimento com coisas erradas (ilícitas), evitar experimentar substâncias nocivas (como drogas – que às vezes levam o nome e a forma de “balas” e chegam às escolas através de outras crianças). Enfim, eu acredito que todas essas matérias poderiam ser abordadas em um livro educacional para crianças de 6 a 12 anos, de uma forma bem lúdica e com mote na valorização dos recursos pessoais e materiais. Há muitos livros infantis no mercado. Muitos são bem ilustrados e atraentes, mas o texto é de má qualidade. Se algum dia resolver escrever algo assim, eu gostaria de comprar um exemplar autografado para meu filho e netos. Parabéns pelo seu trabalho e muitos sucessos.

    • Patrícia Lages diz:

      Você andou conversando com meu editor?? hahahaha

      • Ana Carla Saud diz:

        Gostou da ideia? Aproveite, pois falta algo assim no mercado. Sabe, as mamães SEMPRE priorizam as compras em todos os setores para seus filhos. Se forem livros, então… E, se quiser, coloque um capítulo sobre a importância em valorizar a vida e a saúde, os bens mais preciosos que temos e o marco inicial para o sucesso em qualquer área da vida, inclusive a financeira. Sucessos para você.

        • Patrícia Lages diz:

          Já está pronto, mas não conta para ninguém!

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Optimo e que interessante aprender todos estes beneficios que a leitura traz,
    Não tinha ideia , obrigada Paty
    Também amooo ler !! ?
    Cidalia

  • Ndundila Lourenço diz:

    Bom dia, nossa D. Patricia é imprecionante o quanto a senhora meche com a minha sensibilidade, estou para abrir uma loginha e estou muito desorientada a cerca dos preços comprarei os teus livros concerteza e muito obrigada por ajudar pessoas que querem ser ajudadas

  • Maria Aparecida Pinto diz:

    Amo ler,desde sempre…A leitura me fascina \0/

  • Patricia (Noruega) diz:

    Amo ler. Os livros e filmes sao meus companheiros.

  • Alexandra diz:

    Sempre tive o hábito de ler,desde de criança, e isso me ajudou muito no vocabulário, redação e na interpretação de texto.Antes eu lia mais com a correria do dia a dia parei,mais vou voltar a minha leitura.

  • Alexandra diz:

    Aguardo ansiosamente pelo o seu novo livro Patricia bjs?

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: