Desafio #6 – Pensar

Este pode ser um dos verbos mais difíceis de se conjugar na prática. Será que estamos mesmo praticando o ato de pensar? É o que vamos analisar esta semana. 

Esta semana vamos pensar sobre pensar. Será que realmente pensamos da maneira que deveríamos? Será que cada vez que temos de tomar uma decisão, o fazemos conscientemente? Vamos pensar sobre isso!

Os cientistas e estudiosos da mente dizem que os seres humanos usam apenas uma fração de suas capacidades cerebrais. Não que não sejamos inteligentes, mas simplesmente não desenvolvemos nossa capacidade como poderíamos.

Apesar da introdução, não vamos entrar na teoria da coisa, mas sim, no que podemos fazer para aproveitar melhor essa máquina maravilhosa que temos em nossa cabecinha.

O cérebro é como um músculo: se você não exercitar, ele não desenvolve, então, nada de preguiça na hora da “malhação mental”. Seguem aqui algumas dicas:

* Leia mais – mas não basta passar os olhos pelo texto, você precisa entender o que está lendo. Então, não tenha pressa. Se não entender, vença o desejo de perguntar para alguém o que aquilo quer dizer e se vire! Consulte um dicionário (faço isso sempre), leia novamente, insista. Saber ler não é apenas identificar palavras ao vê-las sendo formadas por esses caracteres fofos que são as letras. Saber ler é saber interpretar o texto. Pense nisso.

* Faça contas – esse hábito exercita a mente e o raciocínio lógico vai ficando cada vez mais fácil e rápido. Faça isso de uma maneira mais divertida, em jogos, por exemplo. Não é perda de tempo: é exercício para uma mente saudável.

E se você está pensando: o que isso tem a ver com minha vida financeira? Pense! Tem tudo a ver. Se você lê e não entende, pode ser passada para traz em algum contrato ou não vai saber realizar uma tarefa no trabalho. E se não souber que conta fazer quando se vê diante de uma encruzilhada matemática, de que adianta saber fazer contas isoladamente? Saber que conta fazer é mais importante do que saber fazer a conta propriamente dita. Afinal, para isso tem calculadora, né?

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Skarlet Lima diz:

    Bom dia dona Patricia, creio que pensar para muitos è mais dificil que o agir .. que nos possamos pensar mais e muito ..

  • Pâmela Kerber - Palhoça/SC diz:

    Bom dia Patrícia 😉

    Ler é maravilhoso!Nos torna mais criativos, sem falar que nos deixa muito mais atualizados, né ?
    Outra dica é jogar Sudoku e fazer palavras cruzadas, é muito divertido e exercita bastante o cérebro!
    Beijos

  • rafaela jane diz:

    Bom dia dona Patricia!!!

    É muito bacana o desafio dessa semana que a gente usa o cérebro pra tudo.
    Legal! Gostei muito.

    • Patrícia Lages diz:

      Então vamos apagar esse “dona” do seu cérebro???? rs…rs…rs… Patricia, por favor!!! 😀

  • Ida diz:

    Oi Paty,
    Suas dicas são sempre valiosíssimas, muito obrigada!
    Beijinhos

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • vilma diz:

    Boa Tarde….Minha Mente é um dos computador de mais tecnologia que existe…mas,ai é que ta o problema…
    Desenvolver tudo que penso não consigo! Falta Tempo. Como não suporto delegar tarefas,ficam um monte de idéias,
    Projetos,tudo pra trás e isso me irrita. Leio Muito…e isso me faz Ter idéias excelentes,maravilhosas…mas,tem que vim
    Acompanhada de alguém…Pois Sozinha Não Rola! Tento Puxar As pessoas para somarem comigo,mas,não sei o que acontece com elas que tudo elas
    dar uma desculpa…(é Um Saco!!!) …Bommm Mas, Vamos em frente,Um dia Chego la…
    Seu Livro BOLSA BLINDADA é o MÁXIMO!

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Vilma. Saber delegar é uma das tarefas mais difíceis que existe, mas se vc não fizer isso, já viu que as coisas não saem do papel, né? Outra coisa que é necessário desenvolver é a liderança. O verdadeiro líder sabe como envolver as pessoas em seus projetos e fazê-los virar realidade. Desenvolva esses talentos e vc vai arrebentar! bjs

      • vilma diz:

        Obrigada…é Disso q Preciso saber LIDERAR!

  • diz:

    Pra mim o mais difícil é pontuar objetivos. Isso exige pensar, e colocar em ordem primeiro as primeiras coisas (dá pra entender?) Mas é isso, Sem Sacrifício, Sem Sucesso. Vamo que vamo!

  • Gisele Neres diz:

    Bora “malhar” meninas.

  • Daiana Schemes (Rio Grande do Sul) diz:

    Boa noite Pati;

    Bah o negócio tá feio pro meu lado nesse desafio 2014 🙂 🙂

    Vou ter que melhorar pra caramba essa questão.
    pelamoorrdedeus.
    Então bora pensar !! Bjoo.
    Boa semana pra ti guria

    Dai.

    • Patrícia Lages diz:

      Boa semana pra ti tb e vamos arrebentar, guria!!!

      • Paula diz:

        Oi Patricia.
        Estou lendo seu livro.
        Como Deus é bom conosco, as vezes pensamos que sabemos demais e dai descobrimos através de um livro maravilhoso que nao sabemos nada, isso sim!!!
        Agradeço a Deus por sua vida e pela vida da Dna Cristiane Cardoso que tem nos ensinado o lado bom de uma vida financeira e de um relacionamento feliz.
        Muito esperançosa!!!!!!

        Um abraço

        • Patrícia Lages diz:

          Obrigada, querida! 😀

  • Luiz diz:

    Oieee Patricia..,
    eu não tinha o hábito de ler (pura preguiça mesmooo…rsss..)
    depois que comecei a fazer os desafios, comecei a ler cada detalhe que vc posta e analisar, entender o que estava lendo e assim comecei gostar de ler!
    E fazer contas também tem que ser um hábito porque exercita a mente… e como vc disse:”Saber que conta fazer é mais importante do que saber fazer a conta propriamente dita”.
    Patricia…. eu ameeeeei o post!!!! e estou nesse Desafio Também!!!
    A cada desafio me sinto com mais força e animação para continuar e vencer a tudo!
    Só tenho que lhe agradecer por compartilhar suas dicas preciosas para nos ajudar!!!
    Deus a abençoe.

    • Patrícia Lages diz:

      Ixxxxxi, já arrebentou, Luiz!! 😀

  • Elisangela diz:

    Oi Paty,
    Eu estou acompanhando seu desafios e tentando segui-los, porém aquela planilha que vc sugeriu que fizéssemos não estou conseguindo mante-la, pois a anos eu anoto todas as minhas despesas numa agenda ( cada ano compro uma diferente), e me acostumei fazendo assim. Mas o restante dos desafios também estou tentando segui-las rs….as minhas metas eu já as tinha feito no primeiro dia do ano agora esse sexo desafio heim…eu estou adianto o hábito da leitura desde o fim da faculdade, tirei um ano pra descansar de livros, contas etc e nunca mais voltei a ter esse hábito, contas, só na calculadora….
    Mas está uma boa dica que até gosto de fazer, palavras cruzadas, acho q é um bom começo né…
    Seguindo firme e forte!
    Bjus

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Elisangela. A ideia da planilha é somente uma das várias formas que vc pode usar para se organizar. Continue usando a sua agenda e vá em frente. E quanto à leitura, não tire esse “descanso” não, pois a leitura não deve ser encarada como um peso, mas como um prazer e ninguém quer descansar em vez de se divertir, né?? rs…rs… Bjs!

      • cristrina diz:

        patricia preciso de ajuda sou muito gastadeira

  • Ana María Morales Balderas diz:

    Hola,,esto es muy interesante,pero me gustaría mucho que publicaran también en español,soy Mexicana y no entiendo casi nada de portugués…por favor les agradecería mucho pudieran ayudarme,,ya que ciertas palabras aca en México tienen un significado diferente…muchas gracias sra.patricia…saludos y abrazos

  • kelia diz:

    Vamos pensar em tudo, antes de fazer. Não tinha esse hábito, mas agora vou fazer e a última frase do seu post é ótima e já entra no desafio. Quando li rápido não entendi nada, mas quando parei e pensei entendi tudo. Amei…. Vou conseguir as minhas metas para este ano em o nome do Senhor Jesus.

  • Cassia Almeida/Recife-PE diz:

    Pensando bem… Você tem toda razão! Meu filho de apenas 9 anos, ama jogos do gênero, faz contas incrivelmente bem e já “salvou” o pai duas vezes em duas ocasiões quando ele ia justamente realizar pagamentos e no caixa, meu filho foi quem chamou atenção dele de que as contas estavam erradas, faz todo o sentido. Vamos em frente, estou amando o desafio!

  • Herika Soares diz:

    Ola, Patricia!
    Hj não to mt legal nao 🙁
    Paguei algumas contas mas nao deu pa tudo e ainda por cima tirei uma parte do Dizimo 🙁
    O pior e k vou ficar sem dinheiro pa comprar nem um copo d’agua.
    O que devo fazer?
    Dar o Dizimo da mesma forma?
    Nossa to mt triste.
    Obrigada por poder compartilhar com você mas, me ajuda por favor?
    Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      No seu lugar eu separaria o dízimo antes de qualquer coisa e devolveria a Deus o que pertence a Ele. Assim, Deus fica OBRIGADO a me abençoar, pois eu o honrei acima de todas as coisas. A Palavra Dele TEM QUE SE CUMPRIR. Basta que a gente creia!

  • Herika Soares diz:

    To me sentindo fracassada 🙁

    • Patrícia Lages diz:

      Amiga, o que vc sente não define quem você é.Então vá pela razão e tenho certeza de que vc vai concluir que não é fracassada. Sentir não é nada! 😀

  • Landinha Bonfim diz:

    Boa Noite Patrícia,
    Eu sou a Landinha Bonfim, sou Angolana.
    A duas semanas atras vi o seu livro em uma loja e fui correndo comprar pós o titulo me chamou atenção.
    Porque a muito que venho tentando economizar mas não conseguia, achava que com o pouco que ganho não poderia fazer poupança e as pessoas a minha volta diziam o mesmo e para agravar estou devendo muito dinheiro pelo facto de não saber gerir o meu dinheiro. Mas au ler a historia que contaste sobre a tua viagem passei a acreditar que é possível fazer poupança e já estou a por em prática os teus conselhos.
    Primeiro Irei liquidar as minhas dividas e logo depois começar a poupar.

    • Patrícia Lages diz:

      Bem-vinda, Landinha! Beijos

  • Leila Sousa diz:

    Já estou no desafio a algum tempo, e só vim dizer que, consegui abrir uma poupança …\o/ \o/
    E este mês não fiz nenhuma loucura, tipo: Comprar uma blusa ou uma rasteirinha antes de Pensar e calcular !!
    Minha poupança fará parte das minhas contas, estou pensando nela dessa forma, como uma conta a pagar e foi assim que conseguir ter um dindin já pra deixar guardadinho na hora que abri!
    Aos poucos estou vendo minha vida financeira se levantando, devagar mais está se levantando.

    Obrigada, Paty

    bjus

    • Patrícia Lages diz:

      Uhuuuuu….. Mais uma blindete!! 😀

  • Gis-SP diz:

    As continhas.. eu havia deixado para trás.Mas vou me empenhar! Afinal sou Blindete! rs
    Bjnhos

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: