Desafio #5 – Segunda etapa

O tempo voa! Acredita que já completamos um mês de desafio? Estamos entrando na segunda etapa e já recebemos inúmeros depoimentos positivos. Mas ainda temos uma boa caminhada rumo a 2014 com dinheiro, vamos lá?

 

Quando estamos determinadas a mudar, nada pode nos segurar. Definimos o que queremos, traçamos estratégias e seguimos adiante na certeza de que tudo vai dar certo. Porém, nem sempre acordamos com essa certeza dento de nós.

Há dias que parece que tudo está voltando a estaca zero, as dificuldades começam a dar as caras e as tentações parecem invencíveis. Não se assuste, isso é normal. O próprio Senhor Jesus disse que neste mundo teríamos aflições, Ele jamais disse que tudo seria um mar de rosas. Mas Jesus nos pede para termos bom ânimo, pois Ele venceu, mostrando que é possível vencermos também se estivermos com Ele.

Vou dividir nossa tarefa da semana em dois posts. No de hoje, vou compartilhar com vocês a tentação que eu passei. Na quinta, publicarei no blog da Cris sobre a tentação de Jesus. Assim, você poderá avaliar algo corriqueiro, que pode acontecer com qualquer uma de nós, e também uma tentação extrema (a de Jesus) e como Ele nos ensina a vencê-la.

sapato_bsbSexta passada viajei para Brasília. Voamos bem cedo, fomos direto para o hotel deixar as bagagens e já nos dirigimos ao primeiro compromisso. Fui de salto alto, mas como iríamos nos locomover de táxi, não teria que andar muito (era um salto 12). Almoçamos e fomos para o segundo compromisso do dia. Eu e meu salto alto fazendo todo aquele tec-tec, tec-tec….

Às 4 da tarde, indo para o terceiro compromisso, o tec-tec já não estava com essa bola toda. Meu marido resolveu dispensar o táxi e ver como é o metrô de Brasília, então lá fui eu para uma caminhada de mais de um quilômetro encima daquele salto, fingindo que estava tudo maravilhosamente bem.

Fomos visitar a Fnac do Parkshopping, onde o lançamento do livro Bolsa Blindada aconteceria no dia seguinte (confira as fotos aqui). A loja estava linda, com um banner com minha foto bem ao lado do café e uma parede toda só com meus livros. Aliás, é muito estranho andar por aí e ver minha cara estampada em banners e capas de livro…kkkkkkkkkk….

sapatilhaDepois quisemos conhecer o shopping e andamos por umas 2 horas. Meus pés estavam a ponto de não poderem dar mais nenhum passo e as sapatilhas confortáveis nas vitrines estavam “me chamando”. Pensei: “poxa, é um caso de necessidade… Não dá pra ir embora com este sapato e amanhã vou usar um salto ainda mais alto… Como vai ser se eu estiver com os pés em frangalhos no dia do lançamento? Vou comprar só uma e…”

Para tudo!!! Nesse momento tive um “ataque de epa”, que é mais ou menos assim:

“Epaaaaaaaaaaa!!! Nada de cair na tentação!!!” kkkkkkkkkk….

Rejeitei aquele pensamento, pois estou com vocês no desafio. Não posso desapontar nem a vocês, nem a mim. Já pensou se eu chegasse aqui e dissesse que comprei outra sapatilha sendo que tenho um monte? Não, de jeito nenhum! Resisti e fiquei muito satisfeita comigo mesma. À noite, no hotel, vi que meu pés estava bem inchados, mas eu estava feliz. Passei um creme, fiz uma massagem e pronto!

Meninas, por mais que esteja difícil mudar o hábito de comprar coisas de que não precisam, não desanimem. Vale a pena ser firme, vale a pena quando cremos em nós mesmas.

E, por sugestão de duas leitoras, abrimos uma nova tag no blog para deixarmos todos os desafios juntos. Está na barra de ferramentas, como na imagem abaixo.

Barra_desafio

 

Não esqueçam, quinta-feira nos vemos no blog da Cris para falar mais sobre a tarefa da semana. E se você está passando por tentações, divida sua experiência conosco deixando seu comentário.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Mariana diz:

    Pra mim tá sendo muito difícil mas não vou desistir por que quero chegar ao meu objetivo… bjos

    • Patrícia Lages diz:

      Não é fácil, Mari, mas vai valer a pena! Bjs

  • Fernanda diz:

    Olá Patricia, estamos aqui no desafio, por um 2014 melhor e para alcançar um objetivo financeiro!
    Vou compartilhar uma experiência diferente para mim, sábado eu completei mais um aninho de vida, e semana passada fui ao shopping porque ganhei presente uhuu, várias vezes na semana veio aquela vontade de fazer umas comprinhas rsrs mas resisti firme! afinal era meu niver! Pois bem, chegou o sábado e para minha surpresa este ano eu ganhei vários presentes, muito legais e especiais! coisas que eu queria, o que quero comentar aqui é que vale a pena sacrificar o resultado vem, não gastei $$ e ganhei coisas que estava precisando, ganhei presente de familiares que a proposito nem se lembravam do meu niver, mas este ano foi diferente! Vamos em frente na economia, bjs.

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal, Fernanda! Vale parabéns atrasado??? Que Deus a abençoe hoje e sempre, aproveite seus presentinhos! Bjs

      • Fernanda diz:

        Vale sim!!! beijinhos….

  • Ana Paula - BH/MG diz:

    Bom dia Patrícia! Precisamos saber qual é nossa prioridade! Vc nos ensinou a rejeitar esses pensamentos! Abraços..

    • Patrícia Lages diz:

      Esse é o segredo! Não é que não podemos gastar com nada, mas sim, deixar de gastar com o que não precisamos e priorizar as necessidades. Beijinhos!

  • Ana Maria diz:

    Eta desafio díficil…

    Estou em fase de montar meu enjoval, pois irei pegar meu apartamento em maio/2014 e todos os meus pensametos gira em torno do ap e da decoração. Pra mimtá sendo muito díficil… mas estou nesse desafio, pois quero entrar 2014 livre das dívidas do cartão de crédito e com dinheiro sobrando pra arrumar meu lar logo.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Ana Maria. Creio que vc esteja no caminho certo, pois o pagamento das dívidas é prioridade. O resto você vai compondo aos poucos, dando passos que suas pernas podem alcançar. Sei bem como é, pois tenho vontade de comprar várias coisas para minha casa, mas como vamos iniciar uma reforma, tenho que esperar para não gastar a toa. Vamos na fé!! Bjs

  • Patricia Oliveira diz:

    Bom dia D. patrícia, a cada dia que passa
    seus desafios estão fazendo sentido na minha vida.
    Antes desses desafios do bolsa blindada, eu era uma pessoa
    que não aguentava ver uma loja que eu comprava e no final de tudo
    acabava endividada e todo mês isso se repetia. Mas hoje posso dizer
    que ajo agora pela razão e não pela emoção, ainda tenho muito para aprender
    não vou perder um desafio, só saiu dessa guerra com a minha vitória.
    Obrigada e que Deus te abençoe 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      O principal vc já está pondo em prática que é agir com a cabeça e não com o coração, então, meus parabéns! Bjs

  • valéria diz:

    Bom dia Patrícia, estou no desafio desde o começo e digo que não está sendo nada fácil para mim resistir a todas as “tentações”, mas a parte que me deixa mais confusa é como lidar com as “necessidades ” da minha família já que tenho três filhas em idade escolar sendo uma pré -adolescente.Como faço para cumprir o desafio sem deixar faltar o que elas precisam ?

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Valéria. A ideia do desafio é detectar o que realmente é necessário. Vc não deve deixar faltar nada para suas filhas, mas deve analisar se o que elas pedem é mesmo uma necessidade. Aproveite para educa-las financeiramente também. Quando vierem pedir algo, negocie. Combine de dar algo se elas fizerem alguma coisa em troca, do tipo: arrumar a cama, ajudar você em alguma tarefa ou que elas se ajudem com as tarefas de escola etc. Só não gaste com coisas desnecessárias, senão o desafio vai pro beleléu!! 🙂

  • fayane diz:

    Parabens Patiii’ rsrsr
    eee bem complicado resistir msm.Tenho algo de sucesso para lhe contar além do empréstimo que contei para você que deixei de fazer,o desafio da semana passada foi um sucesso consegui falar com todos que estava devendo,estou conseguindo pagar aos poucos todas as contas.Para ajudar no orçamento estou vendendo bombons na faculdade.Não esta sendo fácil porem não e impossível 🙂 estou satisfeita comigo mesma..em nome de Jesus 2014 vamos iniciar com sucesso.Obg!

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal, Fayane! Vamos arrebentar!! 🙂

  • Adalgisia diz:

    Estou muito feliz comprei meu livro Bolsa Blindada.Chegou ontem uhuhuhu…Já posso ver diferenças nas minhas finanças,não está ainda como eu quero mais creio que vou chegar lá.Abraços

    • Patrícia Lages diz:

      Vai chegar sim!! 😀

  • Meiry diz:

    Tenho uma duvida na organização da agenda darei um exemplo: dia 09/09/13 esta agendado a vistoria do meu Apt. Anotei na agenda na data certinha, mais como devo fazer para lembrar dias antes desse evento e nao no dia quando irei abrir a agenda? Não sei se consegui me explicar bem…

    • Patrícia Lages diz:

      Deu pra entender sim. Particularmente o que eu faço, além da agenda, é ter um calendário mensal, onde consigo visualizar o mês inteiro, sem ter que folhear a agenda. Postei uma foto dele no desafio 1. Dá uma olhada! Bjs

  • clecia diz:

    Não vou dizer que ta sendo fácil porque seria mentira,mais tô firme nesse propósito. Estou sendo também tentada,amo maquiagem e como revendo sempre tiro umas coisinhas pra mim,pra ser sincera nunca vi lucro nenhum dessas revendas,porque pegava tudo de mercadorias,mais estou resistindo e não tirei nadinha nesse mês,estou até empolgada pra ver como vai ser quando for fazer o acerto do que vendi. Também mudei alguns hábitos,trabalho todo sábado o dia inteiro e sempre saia pra fazer lanche e agora eu faço quando chego em casa,venço a preguiça e economizo.rsrs
    2014 com dinheiro,eu tenho fé!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal, Clecia! Então, pela primeira vez, você vai ter lucro nas suas revendas, muito bacana!!! Bjs

  • Priscila diz:

    Bom Dia, Dona Patricia!!

    Ao ler este post, ri muito rsrsrs. Quantas vezes já fiz isso… o pior de tudo é que muitas das vezes comprei e usei somente uma vez (dinheiro jogado fora). Antes mesmo de começar a fazer o desafio já tinha decidido que iria comprar somente o que realmente eu estivesse precisando e iria usar. Com esses desafios percebo que estou no caminho certo

    • Patrícia Lages diz:

      Na hora eu não achei graça, mas agora entrou para a lista das gafes! rs…rs…

  • Julyane diz:

    Pra mim é mais difícil para de comprar e comer alimentos….mas roupas e sapatos tb….rs ! obrigado por esse desafio!!!!!!tenho certeza que vai me ajudar!!!!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Vai arrebentar, Julyane!

  • Maisa diz:

    Bem, eu não me encaixo nem em dura, nem em endividada, mas estou fazendo o desafio e me propus a economizar dinheiro todo o mês numa poupança e economizar dinheiro mesmo assim. Tem funcionado. Mas cá entre nós, sou vendedora numa loja de roupas, não existe essa de não olhar vitrines para não cair em tentação, é tentação todos os dias! hahaha mas fiquei feliz comigo mesma porque não comprei nenhuma peça, pois sei que não preciso, e me determinei a não comprar nada nesse sentido, pois tenho muito!
    Adoro esse desafio! 😀

    • Patrícia Lages diz:

      Haja tentação! Mas no final do ano, quando sua poupança estiver gordinha, vc esnoba todas essas vitrines que ficaram te perturbando!! kkkkkk

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    É bom demais quando na “hora H” conseguimos lembrar o que é necessidade e o que é desejo! Parabéns Patrícia! Eu também já vivi e ainda vivo inúmeras situações assim! E tenho conseguido vitória sobre todas elas!
    Beijinhos!

    • Patrícia Lages diz:

      Só vitórias, amiga!! E aquele pão, hein?? Que delícia!! 🙂

      • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

        Oi, Patrícia, parei um pouquinho o crochê prá reler os desafios e até ler vários que eu perdi (sorry!).
        E falando em pão…. e as geleias?? Agradaram? Tudo bem mesmo a “etiqueta”?
        Beijo!

        • Patrícia Lages diz:

          As geleias são deliciosas e eu não via a hora de experimentar. Vai arrebentar, pois tudo que é feito com amor e empenho dá certo! Amei!!

  • Creciane Lopes diz:

    Para mim está sendo uma benção…sou motorista e sempre passo na mesma padaria e foi tão engraçado que na semana passada antepassada passei na mesma de sempre e comprei um café, sendo que tinha uma garrafa de café no carro, mania de comprar sempre café no mesmo lugar, na semana passada quando parei na padaria novamente…parei, olhei para mim e disse: não vou gastar nada com café…vou guardar….kkkkk…..e pronto fui embora…agora passo na porta da padaria quase todos os dias e não paro mais….kkkk….Quer dizer não gasto mais sem necessidade.

    E até o meu marido está me apoiando e muito!

    Bjos.

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal! Trabalhar na rua como motorista tb deve ser uma tentação, ainda mais pelas comidinhas, mas vc foi mais esperta! Bjs

  • veronica b. vilas boas diz:

    preciso passar a pensar assim , teria comprado uma sapatilha

    • Patrícia Lages diz:

      O que eu fiz depois desse dia foi sair sempre com uma sapatilha na bolsa. Se eu não estivesse no desafio, teria comprado também, mas quando passasse por isso de novo, iria comprar mais outra e nunca iria tomar uma providência… O importante foi a mudança do hábito e não me arrependi nem um pouco! 🙂

  • Talytha Cardoso diz:

    Pois é , pois é, pois é Paty, também tenho este pensamento, tenho tanto sapato mas acabo usando sempre os mesmos. Tenho um truquezinho, quando estou usando salto alto costumo pensar nas ´´urgências `´, que possam surgir ao longo do percurso, então levo comigo em uma sacolinha discreta com uma sapatilha, vai que o salto quebra ou tenho que andar como você. Digo isso porque já aconteceu comigo em plena Praça da Sé, e para piorar estava mais dura que pão velho! kkkk Tive que voltar para casa com a sandália na mão, e claro todo mundo olhando , isso sim é um kingkong e não um mico! kkkkkk
    Nesse aspecto sou meio ´´ terrorista“, penso logo nas coisas ruins que possam acontecer e logo me prontifico de me prevenir, não tem aquele ditado que diz: ´´ É melhor prevenir do que remediar?“, então, não saio de casa sem um mínimo de dindin , sem guarda chuva vai que chove e a escova vai para o espaço hihiih,casaco vai que o tempo vira e faz aquele friozinho ,agulha e linha em uma cor neutra para caso de cair algum botão ou coisa parecida…sabe como é né? hihihi
    E tudo isso, cabe direitinho, no que nos foi proposto, economizar dinheiro e tempo e raiva, estres e tantas outras coisinhas que possa nos prejudicar. 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Caramba, essa é prevenida!!! Arrasou!! 🙂

      • Talytha Cardoso diz:

        Aprendi com a vovó…hihihi

  • Cintia Villas diz:

    Esse post foi muito bom,pena não vir antes de eu cair na tentação de um sapato bem confortável desses locais que tratam de pés,mas o pior não foi eu comprar,mas comprar no cartão (débito) do meu esposo,ele com certeza não reclamou mas minha consciência sim,porque achei q se não comprasse no meu estaria isenta do meu deslize,errei mas aprendi!!

    • Patrícia Lages diz:

      Bola pra frente, Cíntia!!

  • Ligia diz:

    Não é fácil estar diante de uma coisa que você está morrendo de vontade de comprar e resistir a isso, mas não tem sido impossível para mim desde que comecei o desafio. O que tem me ajudado é pensar no que tenho de mais importante pra resolver e isso logo joga um balde de água fria no que estou querendo comprar sem necessidade. Isso me me faz sair do efeito hipnótico da vitrine, kkk Vamos em frente!!!

    • Patrícia Lages diz:

      kkkkkkkk…. é isso mesmo, parece que aquela coisa hipnotiza a gente!! Xô, hipnose!!! kkkkkk

  • Gislene - Santos - SP diz:

    Boa tarde, Dna …hoje tá sendo um dia difícil pra mim, mais to vencendo …quando a gente tá na luta aparece também as tentanções, hoje uma colega de trabalho veio me falar de promoção de sapatos e que aceita também no cartão, veja só , essa pessoa fala pra todo mundo eu só a última a saber, pois hoje fui a primeira ,rsrrsrs…não é o capeta.kkkk. Mais tô com a Dna, no desafio…não comprei nada.

    • Patrícia Lages diz:

      kkkkkkkk… é incrível! Parabéns pela resistência! Bjs

  • Layane diz:

    Paty…esta sendo dificil este desafio…. as vontades parecem que vão me consumir!!!! Cada dia é uma luta!!

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Layane. É sim muito difícil mudarmos maus hábitos, mas você não precisa se privar de maneira que se sinta mal. Se vc precisa de algo e pode comprar, então vá em frente. Só evite gastos desnecessários ou ainda, gastar e deixar as dívidas sem pagar. Prefira honrar seus compromissos, pois dessa forma, todo sacrifício será válido! Bjs

  • Anny Araújo diz:

    Peensee num desafio difícil kkkk
    Gostei da sua experiência D. Paty 😀
    Já me peguei desse jeito rs, ando pelo centro da cidade, evitando olhar para os lados (só vitrines) kkk
    Tenho q olhar pra frente, esse é o foco ne rs
    Tinha que sair pela manhã, e pensei tomar o café da manhã pelo centro mesmo, daí lembrei do desafio:
    aiai não posso sair gastando desnecessariamente.
    Tem alguns biscoito na despensa, café e umas frutas. Poxa, o q eu gastaria tomando café da manhã fora, ja garantia o meu almoço, ate pq não daria tempo de estar em casa no horario rsrs
    Não é pão-durismo, é so questão de consciência rs
    E ainda sobrou uns dindim kkkkkk

    Aaaah já chegou meu livro, estou iniciando a leitura.
    Nuss, muito gostoso de ler, amando ler as experiências,

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou, Anny! Equilibrou a economia do café para garantir o almoço, perfeito!! Depois me conta sobre o livro! Bjs

  • Gis diz:

    Tem sido muito bom,estou mais realista,e valorizando o que é importante,não só pelo meu bem estar e sim por toda casa.Tive um acesso de loucura ,no final de semana também,me pediram para deixar a blusa no carro,.
    Pensei :no cinema, no frio?Qualquer coisa eu peço para ele comprar uma blusa!E aquele epaaaaaaa,também gritou,mas eu preciso de uma blusa..epaaaa.Mas sem pesquisar,,andar,e valorizar cada dindim..epaaaaa!
    Bom esqueci,fui em frente,nem senti frio.
    Ah espera,me pergunta,cade a economia,indo ao cinema!Mas era meu esposo que se presenteava,pelo menos consegui economizar no jantar,rs.
    Bjnhos

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Gis. Lembra do capítulo que diz para economizar sem surtar? Você tem todo direito de ir ao cinema, restaurante ou qualquer outro lugar que desejar. O importante é só ter equilíbrio e não perder a mão da coisa! Bjs

  • Nilcélia Rezende diz:

    Isso já aconteceu comigo milhares de vezes…o pior é que geralmente eu caí nessa armadilha…ai tentação dá uma vontade de comprar coisas novas, e nessas horas parece que temos a desculpa perfeita né? Choveu: vou comprar uma bota! Está muito quente: vou comprar uma blusinha mais fresquinha! Estou cansada: vou de taxi! Estou com dor no pé: vou comprar uma sapatilha! Todas essas desculpas caem bem pra nossa consciência porém depois o bolso chora muito.

    • Patrícia Lages diz:

      Quando realmente precisamos é ótimo termos dinheiro para suprir a necessidade, mas quando descobrimos que precisamos de uma bota, porém gastamos tudo em rasteirinha, aí é dose, né?? rs…rs…

  • Daiana Schemes Rio Grande do Sul diz:

    Boa tarde Patrícia;
    Firme no desafio, até porque nunca coloca a viola no saco, se começo algo vou até o fim.
    Bjo grande, rumo a 2014 com dinheiro. 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Isso mesmo, viola é pra tocar, tchê! E não me perguntes onde fica o Alegrete!! kkkkkkkkkk

      • Daiana Schemes Rio Grande do Sul diz:

        KKKKKKKKKKKKKKK isso mesmo!! 😉

  • Fabi diz:

    Nossa Dona Patrícia,
    quantas vezes já fiz isso e depois nem usei!

    Também estou nessa fé, entre o fim de julho e metade de agosto, consegui economizar uma quantia razoável. A minha conta bancária agradeceu!

    bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal, Fabi! É um sacrifício que vale a pena, pois agora vc tem dinheiro para comprar o que precisa e não desperdiçou com supérfluos! Parabéns! 🙂

  • Roberta Miranda diz:

    Olá Paty eu também quero deixar meu depoimento, eu gosto demais de ir ao MC Donalds, e sábado fui visitar meu pai, porém na volta minha filha queria passar no shopping, mais eu sabia que se eu fosse iria passar no MC, então tive uma ideía, passai no Mc mas no Drive, ela comprou um lanche para ela e eu apenas uma batatinha pequena que por sinal me arrependi kkkk. por fim economizei 14,00 mais ou menos. Estou no desafio e já tenho visto alguns resultados.

    • Patrícia Lages diz:

      Mudança de hábito saudável para o bolso e para o corpo!! Parabéns!! 🙂

  • vagna diz:

    Estou nesse desafio e não largo por nada, pois está dando certo em minha vida. Estou vencendo as tentações, comprando o necessário e o melhor de tudo, estou conseguindo pagar minhas contas… È maravilhoso, é um peso que tirei de minhas costas. Nesse desfio eu aprendi algo muito legal… Ao invés de comprar roupas, estou comprando o tecido , imprimo o modelo pela net e peço a costureira para fazer. Pois é muito, mas muito barato. Um exemplo: Comprava calças de 80,00 á 120,00 R$, compro o mesmo tecido por 16,00 R$ o metro e peço a costureira para fazer, e sua mão de obra custa 20,00R$, detalhe… Ela costura muito bem. Esse desafio de blindar a bolsa é tudo de bom…

    • Patrícia Lages diz:

      Arrebentou! Depois manda fotos do seu novo look fashion e econômico! Bjs

  • Joice leal diz:

    Esse desafio era tudo o que eu precisava para minha vida financeira crescer. No início desse ano
    ficava comigo mesmo pensando como conseguir alcançar as minhas necessidades, pois mesmo como dizimista
    fiel, não conseguia quardar meu dinheiro.
    Quero contar que já com o desafio ( com o dinheiro que havia juntado) consegui resolver toda a documentação da minha casa
    pagando as despesas do cartório, pois era uma prioridade para mim e que protelava há anos.
    Agora estou juntando para outros fins e em breve contarei aqui.

    • Patrícia Lages diz:

      Muito legal, Joice!! Amei!!! 🙂

  • Luiz diz:

    Olá Patricia…como o tempo voa mesmo! nem parece que já completamos um mês de desafio!
    estou no desafio desde o começo e posso dizer que foi a melhor coisa que me aconteceu!
    Aprendi muito com os seus ensinamentos!
    Antes dos desafios do “Bolsa Blindada” não entendia como foi que passei por muitas dificuldades para quitar dívidas com cartões de créditos!
    eu cheguei a ficar com dívidas enormes nos cartões de créditos por comprar coisas que não eram de necessidades que acabaram ficando em um canto da casa sem ser utilizadas!
    e agora consigo rejeitar os pensamentos de comprar aquilo que não tem prioridade.
    E como vc disse:
    por mais que esteja difícil mudar o hábito de comprar coisas de que não preciso, não desanimarei. Vale a pena ser firme, vale a pena quando cremos em nós!!!
    Estarei sempre nos desafios e não vou perder nenhum deles!

    continue sempre com esse Maravilhoso trabalho!
    Deus a abençoe grandemente.

    • Patrícia Lages diz:

      Amém, vai arrebentar, Luiz!!

  • Eilma diz:

    Olá Patricia. No desafio Godllywood pediu para usar algo diferente do que uso e no caso teria que comprar uma roupa diferente,comprando sairia do desafio aqui?

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Eilma. A ideia desse desafio é vc usar algo seu que geralmente não usaria, justamente para variar e usar o que já tem de uma forma criativa. Eu, por exemplo, geralmente estou de roupa escura, mas usei roupa clara. Mas se vc quiser comprar algo, vá em frente, não há problema. Bjs!

  • Elaine Santos diz:

    Patrícia, eu li hoje no seu livro sobre a mulher que queria passar os cheques sem fundos da amiga. A tentação comigo não é de comprar sou bem disciplinada com compras assim.Porém, como sou profissional liberal ficou numa saia justa na hora de fechar o valor de meus atendimentos com o cliente. Uma vez uma cliente “chorou e chorou” desconto e acabei cedendo no valor final e me arrependi feio pois não precisava. Não vou cair na tentação do sentimento mais rsrsrsrs

    • Patrícia Lages diz:

      Entendo bem o seu caso, mas é preciso combinar um valor antes e se manter firme, senão vc mesma desvaloriza o seu trabalho. Bjs

  • Jociele Mariano diz:

    Olá, Paty.
    Os desafios não estão sendo fáceis, mais estou perseverante em busca do sucesso financeiro. Tinha financiamento da minha casa e economizando e abrindo mão de várias coisas, consegui liquidar. Fiquei muito feliz. E estou seguindo a risca as dicas do livro e desafios. Um grande beijo.

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns!! 😀

  • Vanessa (Shenzhen/China) diz:

    Oi Patrícia!!! To firme no desafio! 🙂 Eu já fiz esse tipo de coisa… comprar um sapato porque gostei e estava com um ótimo preço e depois deixar guardado, mas agora será diferente, vou usar em minha vida esse momento “Epaaa” …kkkkk. Vc é muito divertida!
    Bjinhos,

    • Patrícia Lages diz:

      Os momentos “epa” são muito úteis!! 😀

  • Poliana Marques diz:

    Auto controle e disciplina… que difícil de colocar em pratica! Mas o nome já fala: Desafio! Vamos até o fim!

    • Patrícia Lages diz:

      Isso aí! 🙂

  • beatriz Távora diz:

    Não esta fácil não principalmente o desafio 4 que temos ir atras de quem estamos em débito e acabar com as dividas…Tem uma antigas!Mas eu vou colocar todas em dias ja comecei,e as que vencem mensalmente estou pagando certo e em dia!Eu lhe perguntei mas gostaria que me dissesse, estou querendo sair do trabalho para abrir o meu próprio negócio sei que não posso esperar vários clientes de uma vez mas creio no Senhor e estou esperando uma resposta dele Patricia….tenho receios entende?Medo talvez de não conseguir mas estou com tanta vontade de ir e conquistar o meu salário desejado , pois onde estou ganho muito pouco, e quase não da pra fazer o que tenho que fazer…fora o tempo que não tenho para ir a igreja, o tempo que queria tanto pra meu Deus e para minha casa ,pra mim….esse ai eu não tenho mais. Não estou sendo recompensada e fico estressada e chateada por ter que fazer tudo correndo o fim de semana e mau feito e não ter tido tempo pra Deus e pra mim ta difícil.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Beatriz, eu te mandei uma resposta sobre essa questão in box, mas acho que vc não recebeu. Creio que vc deve primeiro iniciar o seu negócio, mas sem sair do emprego. Deixe as coisas engrenarem para depois vc sair, pois estando com dívidas, não é uma boa ideia abrir mão da sua renda fixa. Bjs

  • Thais diz:

    Bom dia, ontem resisti a uma tentacao quase irresistivel, um vestido liiiiiindo.. Contei a minha mae e ela riu muito, as minhas maos chegaram a suar eu disse a ela que nao vou quebrar meu desafio, esta
    sendo diferente pra mim estou amando conhecer minha forca.. Obrigada

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns!! Arrasou!!

  • Carla C Lyrio - Vitória / ES diz:

    Confesso, não resisti. 🙁
    Estava “namorando” um perfume que queria muito e me apaixonei. Me iludi com o tal melhor dia de compra e fui…mas apesar disso ainda estou na meta de pagar todas as dívidas (não vou fazer mais isso, prometo!)

    • Patrícia Lages diz:

      Balançou, mas não caiu…rs…rs… Vamos em frente!

  • Juliana diz:

    Olá! Meu comentário é um pouco extenso mas gostaria de compartilhar algo que descobri neste projeto e que talvez possa ajudar outras pessoas.
    Aceitei o desafio e estava toda animada na certeza de que fazendo tudo certinho me livraria das dívidas e me organizaria.
    Mas aí logo vieram as tentações e eu comprei duas coisas que não estavam na minha programação e que podiam esperar. Na hora em que comprei minha mente falava sem parar “voce não preciso disso agora, está no desafio, não compre cumpra o desafio”. Mas ao mesmo tempo pensei “Ah eu preciso disso vou usar, é só uma comprinha” e simplesmente “esqueci” o desafio e comprei. Claro que depois me arrependi mas descobri algo mim, percebi o quanto era descompromissada com algumas coisas ( várias coisas) aceitando fazer as coisas mas só pra dizer que estou fazendo sem levar a sério e consequetemente sem obter resultados.
    Refletindo fiquei feliz por ter tido essa consciência e ver que estava errando em muitas coisas.
    Conclusão: Este desafio está me ajudando em tudo e não só na organização financeira, me ajudando a ser compromissada, me ajudando a fazer as coisas direito e como consequência obtendo resultados. Não é nada fácil e daqui pra frente também não será, mas fazendo essa reflexão sempre, vencendo um dia por vez e tendo foco no desafio (no meu caso para mudar várias situações) sei que vou consegui, além do mais agora o tempo todo penso no que a Dona Patrícia deixou aqui no blog: desafio é para os fortes e que não importa o passado desde que eu me proponha a mudar hoje, começarei a dar bom testemunho.
    Estou feliz com tudo isso e sei que daqui pra frente vai dar certo pois além de consciente estou disposta a mudar .
    Obrigada!

    • Patrícia Lages diz:

      Só uma palavrinha pra vc, Juliana: arrebentou!! 😀

  • Gleiciene diz:

    Fui organizar todas as contas ontem não sabia q devia tantoi.. mas vou conseguir pagar .

    • Patrícia Lages diz:

      O primeiro passo já está dado que é o de se organizar. O restante vai ser questão de disciplina. Você pode!

  • jaiani diz:

    Oi Patrícia, tudo bem?

    Olha estou em uma situação que só vendo, eu estou me segurando o máximo para não gastar meu ( futuro ) dinheiro com nada que não seja necessário, porém tive uns contratempos.
    1º Fui ao médico e ele me passou uns remédios para comprar.
    2º Minha bolsa quebrou ( era a única que eu tinha ) e tenho que comprar outra.
    Só que não tenho e nem terei dinheiro suficiente para tudo isso, então pensei é uma grande necessidade preciso usar o cartão. e agora estou em um dilema usar ou não usar. Me ajudaaaaaaa. o dinheiro que irei receber no final desse mês não dá nem para o início devido tantas coisas que tenho para pagar. e agora?

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Jaiani. Comprar sem dinheiro simplesmente não dá… Se vc dissesse que terá o dinheiro para cobrir a fatura, tudo bem, mas comprar sabendo que não conseguirá pagar é uma furada. Essas compras sairão uma fortuna quando forem acrescentados os juros e vc vai ficar mais doente ainda e com a bolsa vazia! Então, o que vc precisa é levantar um dinheiro para comprar os remédios e a bolsa. Mas antes, verifique se são remédios possíveis de se conseguir nas farmácias gratuitas (não sei em que estado vc mora, mas em alguns existe a farmácia popular com remédios sem custo). Tb verifique se vc pode consertar a sua bolsa em vez de comprar outra. Alguns sapateiros fazem milagres! Então, venda algo, faça algum serviço estra e tente conseguir o dinheiro de que precisa. O cartão não vai ser um amigo nessa hora, pois vai te cobrar caro amanhã. Bjs

  • Erica Fernando-BA diz:

    Verdade! ta sendo dificil mas é gratificante quando olho para a tentação e consigo vence-la, de imediato vem a minha mento ” o desafio”.kkk afinal entrei por que admiti para mim mesma que tenho sido uma péssima administradora e que quero mudar esta historia. como faço pra ter minha foto junto com, meu comentario??

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Erica. Vou postar um link que a Vanessa Lampert ensina a colocar a foto, OK? Bjs

  • Érica Mara diz:

    OI Paty! Passei para dizer que meu livro chegou, já comecei a ler hehehe,
    Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Oba!! Depois me conta o que achou!! Bjs

  • Katiane diz:

    Oi,
    Amei a ideia da nova tag com todos os desafios. Confesso que estava perdida rsrsrsrs.
    Vou começar hoje a fazer esses desafios. E que Deus me ajude porque não vai ser nada fácil. 🙂

  • Victoria Vázquez--México diz:

    Sra. Patricia, vc me me ajudara miuto com todas suas dicas vou me proner fazer o desafio, porque eu preciso organiçar minha bolsa!! 😀
    Deus abençoe a Sra.

    • Patrícia Lages diz:

      Ja está até treinando o português! Parabéns, Victoria! Besitos….

      • Victoria Vázquez--México diz:

        obrigado Sra Patricia, gusto muito do idioma rsrs, alem estou na fila pelo um trabalho onde precisan do idioma rsrs 😀
        Abrazos para usted 😀

  • Vilma diz:

    Essa Tarefa pra mim não é difícil,pois não tenho essa mania. Compro apenas sapatos quando preciso,
    Sei que é inédito uma mulher estar falando isso,mas,é real…rsrsrs…Eu Sei de uma coisa,que vou fazer
    minha parte ate o final do ano,pois quero entrar o ano de 2014 com uma grana boa,pois tenho muitos
    planos pra esse ano. Só espero que minhas economias não sirva para tampar buracos do meu esposo,
    pois sempre tento fazer isso na minha vida e nunca consigo,por esse motivo.
    Um Grande ….

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Vilma. Que tal convidar seu marido pro desafio? 😀

      • Vilma diz:

        Eu Tento Passar pra ele Tudo Que eu faço Para melhorar nossas vidas,mas,ele não consegue se sacrificar,o porque não sei te falar. Amo ler,todos os livros que leio passo pra ele ler,que é justamente falando sobre finanças. Li o Do Bispo Macedo “Nada a Perder”,Li o Do Renato & Cristiane Cardoso “Casamento Blindado” e Depois Passei pra ele,quem disse que ele Ler? Só Começa e Não Termina. Agora Fiz Diferente to Lendo Junto com ele o Bolsa Blindada,e, pergunta se ele ta fazendo alguma tarefa dessas 6? Não Ta e Só Fala pra mim:”Vc é Engraçada,esses Livros já Parece com vc”! O Que Faço? Subo em cima do pescoço dele ou continuo me calando? …rsrsrs…
        Sofro muito com isso.
        Deus Abençoe vcs.

        • Patrícia Lages diz:

          Não suba no pescoço dele não, pois vc tem uma força muito maior que é o poder de influência. Faça a sua parte e não fique encima para que ele faça a dele. Deixe-o na dele e mantenha-se na sua perseverança. Quando vc menos esperar ele vai fazer a dele, só não cobre, pois isso só atrasa que ele tome uma atitude, OK? Bjs

          • vilma diz:

            …KKKKKKK…ta Bom! Pode Deixar Que Seguirei seu conselho. Não Vou Subir No Pescoço dele.
            Mas,a vontade é grande. Vou Fazer Minha parte e espero em Deus fazer A Parte Do Meu Esposo.
            Quero Muito Que ele Mude e Siga a Minha Linha de raciocínio financeiro. Ore Por mim…Um grande Abraço.

            09/09/2013 em 17:21
  • Mãe Consumista diz:

    Resistir as tentações é a parte mais difícil hein Patrícia, pior que penso: Eu quero isso ou preciso disso? Sempre penso que quero e preciso de tudo, porque o salto desse sapato é mais grosso, bom para sair com as crianças, aquele outro é chique, bom para ir a uma festa e assim vai indo… Mas estou firme em resistir as tentações a quase 2 meses, logo minhas contas estarão em dia… Penso sempre: Mais um lindo dia para economizar!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Já incorporei sua frase ao meu dia a dia! Amei!!

  • samara Tavares Pá diz:

    Seus desafios foram como uma luz no fim do túnel p mim.mes passado não dobrou nada.e esse mes também nao vai sobrar,mas não to mais fazendo contas. so vou ter q abrir ecessao p umas consultas. mas ja resisti muito. mas vou entrar 2014 Com uma graninha na poupança.rs….

    • Patrícia Lages diz:

      Vai entrar com uma graninha sim!! 🙂

  • Rebeca Cruz diz:

    Muito bom Dona Patricia, comecei o desafio hoje e estou me empenhando para cumprir as tarefas com dedicação. E hoje já passei pela primeira tentação: na primeira tarefa fui a livraria comprar uma agenda como a senhora propôs no Desafio 1, no caminho ( cheio de lojas ) as roupas e tudo mais nunca me pareceram tão atraente, aff! nem comecei direito e já vem as provas. Ao chegar na livraria ( depois de repreender todos os impulsos consumistas ) cheguei lá e não encontrei mais agenda de 2013, pensei em comprar uma de 2014 mas imagina o valor, nada de compras Rebeca. Então passando por cima de todos os meus ” impulsos ” comprei um diario escolar, sim parece maluco mas é bem o que preciso, tem as datas organizadas, e foi bem mais em conta. Confesso que foi um desafio ao meu ego, mas pensei, vou me organizar agora, e com o sucesso dos desafios compro uma em 2014. Enfim, com toda a força!

    Na fé!

    • Patrícia Lages diz:

      O seu comentário é muito representativo, Rebeca. Para quem está de fora pode parecer uma bobagem, mas entendo perfeitamente o que vc disse. Mudar hábitos é um dos maiores sacrifícios que uma pessoa pode fazer e é, de fato, uma guerra. Vc venceu uma grande batalha hoje, muito maior do que simplesmente economizar dinheiro. Parabéns, querida! Beijos

  • Danielle Friash diz:

    Oi Dna. Paty… Afhh estou só o frangalho de triste mas esse post serviu para mim… Esse mês fiz uma burrice comprei uma jaqueta que nao precisava e ainda por cima tomei uma bronca do meu esposo e enfim o resto a senhora deve saber ; Mas não vou desistir!! Eu vou continuar o desafio ou eu mudo ou já era Deus tem que fazer algo … Melhor Deus não Eu ou eu mudo ou mudo!!! O blog tem sido mto bacana e me ajudado muito!!! Deus abençoe! Bjinhos!

    • Patrícia Lages diz:

      Vai mudar, Dany. É só vc se propor e se manter firme. Eu acredito em vc!!

  • Solange diz:

    Estou começando hoje…estarei com vcs até o final.

    • Patrícia Lages diz:

      Bem-vinda!

  • Bianca Moura diz:

    Boa tarde! D. Patrícia comecei hoje a fazer o desafio e por incrível que pareça hoje quando estava começando a ler um dos primeiros posts me ligaram de um curso ead que eu tinha ganhado uma promoção e eu me cadastrando e pagando por mês um valor abaixo rsrs, enfim tinha que passar um valor no meu cartão e eu fui firme e rejeitei. Pensei melhor e vi que não valeria apena, pois o foco agora é outro.

    • Patrícia Lages diz:

      Parabéns, arrasou! 😀

  • Petra Lage diz:

    Olá Patricia, já estou no final do seu livro, estou adorando. Sua experiência me mostrou que o que estou passando não é tão ruim quanto pensei.
    Estou num momento de mudanças na minha vida: filho pequeno, divórcio, sozinha com as crianças em São Paulo (eu e minha família somos do Rio de Janeiro).
    Deixei as finanças pessoais correrem frouxo e agora percebo que estava gastando mais do que o meu salário… E pior, colocava tudo do cartão de crédito e não estava sobrando din din para pagar a fatura.
    Resumindo, peguei um empréstimo, quitei todas as minhas dívidas: cartão e cheque especial. Fiz uma planilha como a sua e estou controlando cada centavo. E como no seu livro, estou economizando no salão, tenho feito as minhas unhas, comprei cera para depilar em casa, comprando tinta e uma amiga pinta o cabelo. Gastava no salão mais de R$ 150,00 por mês, parei de comprar avon, natura….não faço mais estoque de produtos de limpeza em casa…enfim, estou me reeducando e evitando gastos desnecessários. Fiz uma promessa a mim mesma que até perto do natal não comprarei roupas e sapatos.
    Quero quitar essa dívida antes do prazo e ainda juntar dinheiro.
    Leio diariamente o seu blog, os depoimentos que são o que me dá forças para continuar dia após dia e não cair em tentação. Mas ainda preciso aprender mais, ter mais força de vontade porque minha tentação ultimamente tem sido um bom restaurante..kkk

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Petra. Sim as tentações estão por todas as partes!! rs…rs… Mas pelo visto vc está indo muito bem e tenho certeza de que todo seu esforço agora será recompensado amanhã. Fico muito feliz que vc já esteja vendo resultados. Vai arrebentar! 😀

  • Rebeca Cruz diz:

    =D

  • Munick diz:

    Adorei este comentário!
    Tenho um sério problemas com promoções e liquidações! Tenho 13 pares de tênis, 31 pares de sapatos e cerca de 60 bolsas.
    Li seu livro em 2 dias e ele tem mudado muito meu pensamento!
    Estou na luta contra as compras e a favor da boa administração financeira junto com vcs!

    • Patrícia Lages diz:

      Eu tb já tive 62 bolsas….kkkkkk… Consegui vender algumas e até fiz um dinheirinho. Que tal a ideia? Bjs

      • Munick diz:

        Ótima ideia
        Vou ver se acho algum site de brechó ou algo do gênero! Talvez eu possa até me desfazer de algumas roupas que nem uso mais tb..
        ADOREI!

  • Marcia Lucia Pereira diz:

    Eu quero entrar neste desafio como eu faço????

  • kina Carvalho 09-12-13 diz:

    Só hoje tive conhecimento e não imaginam o quanto me vai ajudar.Ainda não li o livro

    • Patrícia Lages diz:

      Bem-vinda!!

  • Maria Fátima diz:

    Bom dia D. Patrícia,
    tô conseguindo resistir à tentação, fico muito feliz pois todas as vezes que ia no Shopping sempre comprava alguma coisa e até mesmo no cartão de crédito. Dessa vez consegui passear no shopping e não gastar coisa nenhuma. Vitória!!! Deus abençoe a senhora.

    • Patrícia Lages diz:

      uhuuuu, arrasou!! 😀

  • elizandra martins diz:

    Pra mim estar sendo bem deificio mais ceio que vai dar tudo certo já me sinto uma nova mulher rsrsrs

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: