Cuidado com a “Black Fraude”

A Black Friday se aproxima e com ela muitas ofertas falsas só para fazer você gastar mais do que deveria achando que está fazendo um ótimo negócio. Veja os cuidados que você deve ter para não cair em ciladas!

Screen Shot 2017-11-21 at 11.59.45

Apesar de estarmos ouvindo falar na Black Friday desde o mês passado, o dia oficial do evento no Brasil é sempre na última sexta-feira de novembro que, este ano, será agora dia 24.

Apesar de termos visto que, infelizmente, boa parte do comércio brasileiro fez da data uma verdadeira fraude, muita gente ainda cai nos enganos das falsas ofertas e paga, como se diz, a metade do dobro!

A pergunta é: por que essa enganação ainda cola?

Fui buscar respostas e encontrei essa pesquisa feita pelo SPC Brasil e a CNDL, que indicou que “o desejo de compra do consumidor brasileiro segue em alta” e que “90% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras na Black Friday”.

Esse não deveria ser o pensamento de pessoas que vivem em um país que enfrenta uma forte crise econômica, com 61 milhões de brasileiros inadimplentes (um triste recorde que batemos este ano) e com um índice altíssimo de desemprego. E mais: esse não deveria ser o comportamento de consumidores que são altamente enganados por falsas ofertas.

 

É engraçado como todo mundo sabe que a Black Friday no Brasil não segue as regras de lançar ofertas imperdíveis em um dia de novembro, além da bagunça de “black week” e “black novembro” de muitos lojistas – querendo nos fazer acreditar que oferecerão ofertas durante uma semana ou no mês inteiro (ah, tá!). Mas, mesmo diante de tudo isso, 90% das pessoas estão dispostas a comprar!

Gente, que parte da palavra fraude as pessoas não estão entendendo?

bfabre

O comércio precisa ser aquecido? Sim, precisa. Porém, antes disso, o mercado precisa entender que não pode mais fazer o consumidor de bobo. Mas sabe quando o mercado vai entender isso? Quando nós, consumidores, pararmos de cair nas armadilhas dele!

Aqui vão algumas dicas:

  • Só compre o que você precisa e se você pode pagar sem prejudicar seu orçamento de dezembro e, muito menos, de 2018;
  • Só compre o que você tem certeza de que está mesmo em oferta;
  • Não compre com a emoção, compre com a razão. 

Espero que um dia não estrague o seu orçamento nem a faça se arrepender o resto do ano. Já me adianto e também faço votos de que o Natal e o Ano Novo sejam datas festivas para você, sem que os dias subsequentes sejam de tristeza por não poder pagar as contas. Como educadora financeira, estes são os meus melhores votos para você! 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Laura diz:

    Ola linda Patricia!

    a verdade é que as pessoas só fazem conosco aquilo que permitimos.
    Temos que ter muita atenção antes de comprarmos. toda semana vou ao mercado e conheco bem o preço dos produtos e vejo o quanto os consumidores são enganados com as supostas promoções: azeite costumo pagar no maximo ate 3,00€ numa garrafa, e muitas vezes o preco aparece na prateleira: antes 4.99 agora 3.99. detergente de roupa pago 9.99 numa caixa com 5 kilos, mas o mesmo detergente muitas vezes chega a custar 20,00€. Por isso é preciso estar com os olhos bem abertos pois tem muitos produtos que não existe promoção.

    abraço.

    • Patrícia Lages diz:

      Já vi que lá é como cá!!! rs…rs…

  • Adimara diz:

    Perfeito Patrícia!!
    Mas infelizmente, estamos em um país em que a grande maioria dos consumidores não têm planejamento ao realizarem compras. Ainda caem naquela dos 10x SEM?? juros.
    E em muitas lojas, quando perguntamos se há desconto à vista, não há, e paga-se o mesmo preço se for a prazo. Como não ter desconto à vista?

    Abç,
    Adimara

  • TAYSA ROBERTA RODRIGUES diz:

    Bom dia Paty entrei em site para comprar uma escova modeladora ,semana passada o preço era de $69.00 hoje ,entrei novamente pra efetivar a compra a mesma escova Sra sendo vendida a $149,00,ainda informando que está em promoção 😤😤😤😤😤😤😤

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: