Crianças X presentes: o que elas realmente querem?

Será que criança quer mesmo presente caro, roupa nova no Natal e uma festa de aniversário de arromba todo ano? Confira a reflexão de uma mãe que estudou (sim, estudou!) para criar seu filho.

 

arons

Texto de Amanda Aron Chimanovitch. Na foto, ela está com o bebê Immanuel no colo. Em pé, Luiz Fernando, o pai e eu à esquerda, em um restaurante quando eles vieram de visita ao Brasil.

“Em minha época de seminarista, quando vivi em uma midrashá, uma casa onde garotas judias estudam a Torah (Bíblia), tive uma aula fenomenal sobre educação dos filhos. 

Sim, nós estudamos isso, e talvez transformar a educação de nossas crianças em uma ciência a ser estudada seja um dos segredos da solidez das famílias judias, do sucesso de nosso povo nas mais variadas áreas do conhecimento humano. Educação não é apenas seguir instinto, jogar numa escolinha, torcer para que tudo dê certo. Se você estuda para ser um bom profissional deve se dedicar também para ser um bom pai!

Mas voltando à aula, o rabino Yossef Bracha, que já deve estar na casa dos 11 ou 12 filhos, ensinou que devemos sempre educar nossos filhos com muito pouco. Uma criança que cresce acostumada ao pouco se torna um adulto feliz com o que tem e realizada com suas próprias conquistas. 

Uma criança que cresce rodeada de tudo o que desejar será um adulto infeliz se não puder manter esse padrão de vida no futuro. Parece óbvio, não? Mas então por que nos esquecemos disso? 

Ao enchermos nossos filhos de presentes e brinquedos estamos, sem querer, passando a ideia de que ter é ser. Brotam tristes relatos de crianças (crianças!!) que não têm um smartphone e por isso são excluídas do convívio entre amiguinhos.

Nos acostumamos muito rápido à boa vida, mas o contrário pode gerar muita frustração. Assim é o ser humano!

15391023_10153992229582026_3100855815287688773_nDesde ontem a caixa de papelão do Immanuel quebrou. Ele está frustrado e repete “caixa quebrou” a todo instante. Gastei muito dinheiro com brinquedos antes dele nascer. Cheguei a pagar 15 dólares numa girafa inútil porque outros pais diziam que era um must have! 

Todo mundo que já teve criança pequena em casa sabe que uma simples bexiga distribuída de graça em lojas do shopping faz a alegria da criançada. Uma caixa de papelão, uma bexiga, uma garrafa pet com arroz dentro. Soluções estupidamente fáceis e baratas. 

E tudo o que nós fazemos é complicar. 

Uma solução que tem virado uma moda do bem no Brasil é pedir que, na festa do aniversário do filho, os convidados façam doações a instituições de caridade no lugar de darem presentes. Ou levar o aniversariante para distribuir seus presentes em creches e orfanatos.

Dar ao seu filho aquilo que o mundo mais carece: solidariedade e amor ao próximo é o presente mais valioso que ele poderia ganhar.

Da sabedoria judaica de chinuch ieladim (educação das crianças) para o mundo.”

Faço das palavras da Amanda minhas palavras. Ensine seu filho a ser e o ter será uma mera consequência. A sabedoria milenar da Bíblia se confirma a cada dia. Para finalizar, um trecho do Salmo 81 (13 e 14), onde o próprio Deus diz:

“Ah! se o Meu povo Me escutasse, se Israel andasse nos Meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão sobre os seus adversários.”

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Crianças, Espiritual
  • Cidalia - Tunisia diz:

    Olá Patty. Quanta sabedoria neste post!!
    Obrigada , amei !! Não há como não passar aos pais à nossa volta.
    Beijinho
    Cidália

  • Cristina diz:

    Adorei a idéia do post Patty.mas está faltando uma parte do texto,”Ao enchermos nossos filhos de presentes e brinquedos estamos, sem querer, passando a ideia de que ter é ser.”esse TER É SER não está aparecendo.

    • Patrícia Lages diz:

      No meu aqui está normal, mas obrigada pelo toque! Bjs

      • Núbia Lopes diz:

        Olá Paty!

        Gostei muito deste post, gostaria de ler aqui no seu blog como econimizar para fazer o enxoval de bebe.Bjs

        • Patrícia Lages diz:

          Boa! Vamos falar a respeito sim!

  • Samara diz:

    Olá Paty!
    Compartilho da mesma opinião. Não tive tudo que queria dos meus mas, com isso, aprendi a valorizar o que tenho e a batalhar para conquistar aquilo que desejo!

  • Patricia diz:

    Esse post me tocou profundamente. Obrigada Patricia. Um feliz ano de 2017 pra vc!

    • Patrícia Lages diz:

      Pra vc também!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: