Como traçar e alcançar objetivos – Parte 5 – Planejar

Muitas pessoas já definiram seus objetivos, mas não sabem como tirá-los do papel. Eis aqui a chave para destrancar essa porta de vez: planejamento. Confira!

planejarNos posts anteriores você viu que todo ser humano nasce programado para planejar, então de onde vem essa dificuldade de tirar os sonhos do papel? Mais uma vez Renato Cardoso nos traz uma explicação muito simples: não temos usado nossos sentidos como deveríamos. Vejamos:

 

O ser humano é dotado de 5 sentidos naturais:

  1. Visão
  2. Audição
  3. Tato
  4. Olfato
  5. Paladar

Cada um desses sentidos deve ser usado no planejamento, alguns com mais ênfase que outros, dependendo do que se quer realizar. Por exemplo:

Businesswoman standing on a ladder looking through binocularsVocê quer trocar os móveis da sua casa, então, é de suma importância ver as opções. Você pode buscar na internet, em revistas, programas de TV e, claro, nas lojas. Quantas vezes imaginamos que tal sofá vai ficar lindo na nossa casa, mas ao vermos “ao vivo”, percebemos que não é o que queremos. Por isso, ver é um passo crucial.

 

audiçãoSe as pessoas percebessem como a audição é importante, certamente ouviriam mais! Imagine quantos aborrecimentos você poderia evitar se ouvisse o que os especialistas têm a dizer a respeito do que você quer. É claro que devemos filtrar o que é dito e escolher muito bem de que fonte vamos beber, mas o exercício de ouvir é importantíssimo na hora de planejar, pois boa parte das informações necessárias virão daí.

casaTocar é um exercício muito forte! Ter aquilo que você quer nas mãos, sentir a textura, o peso e tudo mais que possa aproximá-la da realização também é fundamental. Veja que na Bíblia, Deus sempre incentiva o homem a ter contato com o que quer, como disse a Josué: “Onde colocar a planta dos seus pés, Eu te darei”. Não é a toa que existe test-drive nas concessionárias de veículos e um apartamento decorado em toda venda de condomínios.

carroO olfato é um grande desencadeador de memórias. Sabe qual é a primeira coisa que me lembro quando penso em trocar de carro? Que vou sentir de novo aquele cheirinho de carro novo! Não é sempre que usamos esse sentido para planejar, mas quando ele se encaixa é tudo de bom!

 

gostoApesar de ser algo alegórico, todas nós conhecemos o “gostinho da vitória”, não é verdade? O paladar nem sempre é empregado no planejamento, mas quando conquistamos o que queremos, esse gostinho fica marcado para sempre! Faça o exercício de mentalizar-se morando na casa que você quer, estudando onde quer, dirigindo o carro dos seus sonhos. Você vai ver como esse gostinho é bom! 😀

 

mostardaPor fim, temos o sexto sentido, que é sobrenatural e também inerente a todo ser humano: a ! E é aí que respondemos à pergunta feita no início do post: “de onde vem essa dificuldade de tirar os sonhos do papel?” Vem justamente da falta de fé.

Se você não acredita que pode realizar suas metas é claro que não vai fazer nada para alcança-las. Antes de usar qualquer sentido natural, você precisa usar o sobrenatural. Não importa se sua fé é pequena como um grão de mostarda (foto), creia que você pode e já terá percorrido boa parte do caminho.

Na semana que vem vamos ao último item do VPA: agir!

Para conferir os posts anteriores, clique abaixo:

Parte 1 – Como começar a definir objetivos

Parte 2 – Por que não traçamos objetivos?

Parte 3 – Os três pontos

Parte 4 – VPA: Visualizar

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Bom dia Paty,
    Tenho por experiencia , tudo que visionei ainda muito antes de alcançar : hoje alcancei muito maior.E Olha que visionei coisas que eram impossivéis ,mas eu creio que Deus colocando no coração, depois só me resta fazer a minha parte “mesmo se dá trabalho para fazer”!!

  • Jaqueline diz:

    Maravilhoso!

  • Sula Laiane diz:

    Muito bom! Se faltar a fé acaba faltando tudo. Ela é crucial para a realização de todos os nossos sonhos.

  • Simone Tateishi diz:

    Bom dia!

    Sabe o que mais gosto dos seus posts? A maneira como você os desenvolve com tanta leveza, mas, ao mesmo tempo, com tanto conteúdo!!

    Obrigada!! Deus lhe abençoe cada vez mais!

  • Eliana diz:

    Oi Patricia quero na verdade fazer uma pergunta,leio seus e-mail e são importantes para mim pois quero abrir meu próprio negocio eu e meu marido somos da mesma fé, e ele me disse ontem que Deus deu uma ideia de abrir uma distribuidora de bebidas, mas não gostei da ideia já que somo de Deus como posso vender bebidas gostaria mu into da sua opinião.

    • Patrícia Lages diz:

      Entendo sua preocupação, pois eu jamais venderia algo em que não acredito. Mas é perfeitamente possível ter uma distribuidora de bebidas não alcoolicas.

  • tereza diz:

    OI PATY,muito obrigada pelos seus ensinamentos,gostaria de tirar uma duvida,estamos para receber uma causa na justiça,como tiramos o dizimo?do todo incluindo da advogada ou da nossa parte? beijos.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu devolveria o dízimo do total da causa, por quem paga o advogado é o cliente e não Aquele que lhe concedeu a causa. Este é o meu raciocínio.

  • Amiga C diz:

    Oii Paty! Estou no jejum de Daniel, mas trabalho muito utilizando o whatsapp!
    Continuo usando pois preciso manter contato com minha equipe de trabalho, tendo em vista que o whatsapp nos concede uma aconomia tamanha, será que estou errando?

    • Patrícia Lages diz:

      Claro que vc não está errando, amiga! O que estamos evitando é o entretenimento

  • Gilvana Lima diz:

    Já conteceu comigo, mesmo sem saber da importância, já usei alguns sentidos para alcançar objetivos (Ex. na construção de uma faculdade, eu passava de ônibus e me via estudando lá, parecia longe da minha realidade, mas depois de alguns anos eu me formei lá. Só agora lendo o seu post me que dei conta de como é interessante planejar, trabalhar nossos sentidos e ter FÉ. Obrigada pelo incentivo!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: