Como enfrentar desafios

Eles estão por todos os lados: no seu trabalho, na sua vida pessoal, na criação dos filhos, no seu futuro. Desafios aparecem sempre, sem trégua, então o que fazer para enfrentá-los?

DESAFIOEstudando a origem da palavra desafio tive uma grata surpresa. Aliás, estudar é sempre muito interessante porque nos faz entender com mais clareza tudo o que nos cerca. Fica até difícil imaginar como alguém pode dizer que não gosta de estudar!

Desafio vem do latim “disfidare” que quer dizer “renunciar à própria fé” (“dis” = afastamento; “fidas” = fé). Na Idade Média o significado derivou para “provocar, desafiar”, que é o que você encontra hoje nos dicionários.

Ao saber disso entendi perfeitamente porque desafios são coisas difíceis pra todas nós: temos que agir de forma contrária àquilo que acreditamos! Não significa que você deve abandonar a sua fé em relação à vida espiritual, nada disso! Mas fé significa aquilo em que você acredita e, às vezes, você precisa justamente ir contra o que acredita. Por exemplo:

Você já tem inúmeras tarefas no dia a dia do seu trabalho e acredita (tem fé) que não é capaz de executar nada além daquilo. Daí aparece uma nova função e seu chefe diz que é você quem vai ter de dar conta, além de tudo o que já faz. Pronto, está aí o desafio, pois você terá de ir contra o que acredita e fazer acontecer!

  • Você acredita que não pode, mas tem de ir contra essa crença e fazer dar certo.
  • Você acredita que não tem talento, mas tem de ir contra essa crença e desenvolver uma nova atividade.
  • Você acredita que não consegue aprender algo novo, mas tem de ir contra essa crença e voltar a estudar.
  • Você acredita que sua rotina já é demais, mas aparecem mais coisas para fazer e você não tem como evitar.

Esse abandono de fé negativa representa um desafio excelente, pois nos faz ver que, ao contrário do que pensávamos, nós podemos, nós conseguimos, nós somos capazes!

Screen Shot 2015-04-07 at 9.55.08 AMSe você me acompanha nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), sabe que ontem foi um dia de desafios para mim (e hoje está sendo outro!).

Pela manhã participei do programa Manhã Bandeirantes (foto), e não foi apenas uma entrevista, pois participei do programa todo. Detalhe: a distância da minha casa até a rádio é em torno de 25 minutos a meia hora, então me programei e saí com uma hora de antecedência. O problema é que parece que a cidade inteira resolver fazer o mesmo caminho que eu! Levei mais de uma hora para chegar e, quando enfim adentrei o estúdio, o programa já havia começado… Tive que pegar o bonde andando e participar mesmo sem ter tido a oportunidade de combinar nada antes, nem mesmo me inteirar 100% do tema do programa! Mas foi ótimo, pois conheci duas pessoas muito legais: o apresentador Agostinho Teixeira e a professora e psicóloga, especializada em careira profissional, Adriana Gomes. Valeu muito a pena passar por esse desafio!

Depois corri para casa para ver o que teríamos para o almoço, organizar as tarefas da manhã (que não haviam sido feitas por eu ter ido para a rádio) e me preparar para ir para a EduK às 16h. Que correria!

Abre_EduKNa EduK mais desafios: o estúdio novinho em folha estava ainda sendo montado e eu estrearia no novo local sendo que ninguém, nem mesmo a produção, tinha feito qualquer teste ali. Seria o “ao vivo” mais “ao vivo” que eu já havia feito!

Mas deu tudo super certo, pois aceitei os desafios. Parei de crer que não poderia e fui em frente e isso é, de fato, aceitar um desafio. Por isso, se você crê que não pode, não consegue ou não tem condições, abandone já essa fé negativa e aceite o desafio de ser melhor.

Hoje teremos a segunda aula do curso Bolsa Blindada 2 – Transforme seu hobby em negócio na EduK. Não perca! E, falando em não perder…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Jessica diz:

    Estou aconpanhando Paty, faz três meses que as coisas não vão bem no meu salão estou sem direção.

    • Patrícia Lages diz:

      Hoje falaremos da parte das finanças, fique ligada, pois pode ser aí que a coisa está pegando!

  • Elisangela diz:

    Bom dia Patrica!

    Ei cadastrei no Eduk para assistir as aulas online grátis (se é que eu entendi direito rsrsrs) e ontem não consegui acessar e não recebi o email q aviam falado q iria me enviar antes das do curso começar…. estou perdidinha rsrsr, ou sera q entendi errado e não tem aula grátis rsrsrs….

    • Patrícia Lages diz:

      Sim, as aulas são grátis quando estão ao vivo e depois na reprise. Entre no site da EduK um pouco antes das 19h e vc vai ver o link para assistir! Bjs

      • Elisangela diz:

        ok obrigado…hoje vou ver rsrsrs

  • Charlene diz:

    Paty, estou aproveitando cada segundo deste curso… muito bom pois, apesar de ter meu trabalho fixo meu marido deixou o trabalho dele e está trabalhando por conta própria com a minha ajuda e estas aulas serão fundamentais pra fazer a coisa dar certo. Ps: fiz 24 pontos no teste. muito obrigada!

    • Patrícia Lages diz:

      Uau, então vc está no caminho certo para empreender!! 😀

      • Charlene diz:

        Espero que sim, as coisas melhoraram muito depois que começamos as segundas na nação dos vencedores que se somou ao seu blog, ao livro e agora o curso… com a sua ajuda estamos conseguindo. Eu sei que ainda temos um longo caminho pela frente mas a sua ajuda fez toda a diferença! Deus abençoe sempre seus projetos. Bjs.

        • Patrícia Lages diz:

          😀

  • Cristina diz:

    Paty, amo seus posts tem me ajudado bastante.Continue assim, uma mulher que encara qualquer desafio..Beijos.

  • Cidalia-Tunisie diz:

    Boa noite Patty,
    também gosto de desafios,aliás sem eles penso que a vida seria muito morna.
    Eles sāo um verdadeiro teste de fé.
    Bisou
    Cidalia

  • Simone Tateishi diz:

    Boa tarde! Tudo bem?

    Minha amiga! Você realmente é muito abençoada e capacitada! Você consegue tirar de letra os desafios e ainda nos inspira! Que maravilha o curso de ontem! Comprei e ganhei o Bolsa Blindada 1 e Gastronomia como Negócio, área em que quero investir! Muito bom ter estado contigo ontem!

    Um super beijo!!

  • Katiane Lima diz:

    Olá Patricia, que post interessante.
    Todos os dias somos colocadas frente a esses desafios. E só podemos escolher dois caminhos: Seguir em frente ou estagnar. Seguir em frente requer não olhar para nossas condições.
    Por vezes já senti um frio na barriga com algo novo, um desafio a mais para mim, e hoje ainda vem aquele pensamento contrário. Mas fui e hoje mais que nunca pretendo sempre ir em frente, pois temos um Deus tāo grande, e podemos tudo, não importa se nos achamos aptas ou não. E no final, não é que dá certo?
    p.s. algumas vezes já deixei de enfrentar os desafios e infelizmente perdi oportunidades. E hoje busco fazer diferente. Abraços,

  • Dani diz:

    Gostei muito desse Post. Penso exatamente assim, quando enfrentamos nossos medos e pensamentos negativos, eles desaparecem.

  • Daniela diz:

    Patrícia,

    Mais uma vez a suas palavras atenderam exatamente a minha necessidade de hoje, realmente é incrível como você consegue entender os nossos dilemas. Abraços!

    • Patrícia Lages diz:

      É que eu tb passo por eles!! rs…rs…

  • Marcia Barcelos diz:

    Bom dia Patrícia, realmente são vários os desafios!!! Mas eu, na realidade, gosto. Peço sempre equilíbrio à Deus para que possa me organizar de forma a cumprir os compromisso…. vamos em frente, vamos na fé. Um abç!!!

  • Pâmela diz:

    Bom Dia! Patricia trabalho com meu esposo , trabalho fora, sou eu que cuido da casa em tudo limpeza e financeiro. Mas por favor me ajuda não estou conseguindo organizar a minha vida financeira e isso tem prejudicado outras aréas. Está uma bagunça, nunca sobra dinheiro e as vezes até falta para pagar alguma coisa e fora as emergencias que sempre acontece no nosso trabalho que viajamos e sempre estou sem dinheiro. Meu esposo quer comprar algo para ele que requer um custo maior e não consigo juntar para satisfaz elo. Literalmente não consigo organizar. por favor me ajude urgentemente.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Pamela. Aqui no blog há muita informação para se organizar financeiramente. Dá uma pesquisada, leia, ouça os áudios, assista os vídeos e vc vai ter muito conteúdo para digerir!! Bjs

  • Fátima Marajó diz:

    Amei esse post. Todos os dias encaramos desafios e se não os enfrentamos ficamos para trás.
    O trânsito na sua cidade é terrível, não é? Que tal começar a pedalar. É mais econômico e menos poluente. Fica a dica. Abração.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Fátima. Pedalar para mim é impossível! Imagine a minha pessoa pedalando 20 quilômetros para ir e 20 para voltar, com cabide de roupa (para TV, outra para internet), computador, bolsa de maquiagem, secador de cabelo… hahahahaha… Impossível!!

  • Danielle friash diz:

    Bacana Paty! O Desafio que nos move! Abraços! Sucesso Sempre!

  • Paulliane Santos diz:

    Paty boa tarde!!!!
    Que livro é esse???? Perfeito!!!!
    Estou lendo como se fosse uma deliciosa comida diante de uma pessoa faminta.
    Saboreando cada bocado.
    Não fiz um mal negocio trocando um ovo de chocolate pelo livro bolsa blindada.
    Ele esta sendo maravilhoso para mim.
    O ovo certamente me proporcionaria meros minutos de prazer e hoje não existiria mais.
    Porém o livro está me transformando em uma nova mulher.
    Tenho certeza que minha vida se dividirá em um antes e depois.
    Antes do livro bolsa blindada e depois do livro.
    Parabéns Paty!!!!
    Que Deus continue lhe usando.

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal!!! Obrigada por comentar 😀

  • roberta diz:

    Olá Patrícia adoro tudo que posta.amei os livros. Mas estou sentindo falta do de hoje, você não postou ou eu que não recebi? Obrigada.bjos

    • Patrícia Lages diz:

      Não postei!!!! Não deu…. 🙁 Mas amanhã tem novidades sobre toda a loucura desta semana, dias e meses!!!

  • roberta diz:

    Olá Patrícia adoro tudo que você posta.amo tbm seus livros, mas estou sentindo falta do post de Hj.você não postou ou eu q não recebi? Obs: comentei antes mas não sei se foi.caso tenha ido por favor não me leve a mal.bjs e obrigada

  • roberta diz:

    Obrigada por me responder, eu aguardo amanhã.desculpe o segundo porque depois que te mandei veio sua resposta.Deus te abençoe sempre, e uma boa tarde de trabalho pra você. Bjs

  • Fernanda diz:

    Paty, parabéns pelo curso, para mim tem sido muito proveitoso.
    obrigada por compartilhar.
    bj

  • geyse diz:

    Oi paty, estou acompanhado o curso na Eduk, e tem me tirado muitas duvidas, além de esta aprendendo coisas que nem sabia. Você esta fazendo ótimo trabalho.

    • Patrícia Lages diz:

      Muito obrigada!!

  • Jéssica Veríssimo diz:

    Paty, com base em sua experiência de especialista em finanças, você poderia dar umas dicas sobre como montar um consultório médico?

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Jessica. O que vc precisa é de uma consultoria especializada, pois não tenho experiência nessa área. O curso que dei na EduK pode ajudá-la na questão das finanças no seu negócio. Bjs

      • Jéssica Veríssimo diz:

        Acompanhei suas dicas, muito valiosas por sinal. Obrigada!

  • Regiane diz:

    Muito bom o post. Fui olhar o curso mas acho que gratuito acabou..rsrs. Em outra oportunidade irei fazer, tenho certeza que vale muito a pena.

  • Susan diz:

    Muito forte. Obrigada Paty.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: