Como elaborar um bom currículo

Sete dicas para você fazer do seu currículo um documento que realmente ajude a abrir portas e criar oportunidades. Confira!

CV

Talvez você já tenha lido vários artigos sobre esse tema, mas acredito que nenhum deles na linguagem apresentada neste post. Propositalmente escolhi estas expressões e, ao final do texto, você vai saber o motivo. Anote aí as 7 dicas para preparar um bom currículo:

  1. Não minta!

Não é 100% verdade? Não coloque! É um exagero? Não coloque! Não pode comprovar na prática? Não coloque! Dica: inglês básico não é intermediário e inglês intermediário não é inglês avançado. Ter passado 10 dias em Buenos Aires sem ter morrido de fome e ter conseguido comprar uma jaqueta de “cuero” não significa que você fala espanhol. Seja verdadeiro, pois de que vale conseguir uma entrevista com um CV forjado e depois passar vergonha? Não coloque seu caráter em jogo, pois mentira tem perna curta.

  1. Não enrole!

Seja claro e direto para descrever as funções dos empregos anteriores e só comente o que importa para o cargo que está buscando. Não adianta se candidatar a uma vaga de marketing e citar que trabalhou em RH ou foi babá quando adolescente.

  1. Não encha linguiça!

Faça um documento breve, no máximo duas páginas, senão as chances do recrutador não ler serão grandes.

  1. Não enfeite o pavão!

Não invente formatos diferentes do padrão. Escreva seu nome, idade, endereço, e-mail e telefone no cabeçalho. Depois, coloque sua experiência acadêmica e profissional. Mudar o formato pode confundir o recrutador, principalmente se colocar seus dados em locais diferentes. Se você está estudando, deixe isso claro, pois é importante para o recrutador ver que você investe na sua carreira.

ATENÇÃO: Se seu e-mail é algo nada profissional como [email protected] ou [email protected]… nem pense em colocar no CV! Crie uma conta com seu nome e sobrenome e não invente moda! 

  1. Não bagunce!

Coloque os fatos e ordem decrescente: do mais atual para o mais antigo. Se você já trabalhou em muitos lugares, coloque apenas as últimas experiências e as mais relevantes para o cargo ao qual está se candidatando.

  1. Não seja indeciso! 

Coloque no topo do currículo qual o seu objetivo. Não coloque o cargo pretendido, mas sim a área de atuação que você busca trabalhar. Escolher diversas áreas (ou dizer “qualquer uma”) é ruim, pois parece que você não sabe o que quer (ou está desesperado). Tenha foco!

  1. Não atire no seu pé!

Releia quantas vezes precisar para que não haja nenhum erro de português. Não é tentar deixar com o mínimo de erros, nem com poucos erros ou apenas com “erros aceitáveis”. Cometer erros com a sua língua natal em um documento que lhe apresentará para uma empresa não é aceitável nem justificável. Não importa a vaga, escrever certo é essencial!

Além disso, estude a vaga que você vai disputar. Assim, você coloca no currículo apenas as informações relevantes e evita de ser pega de surpresa se conseguir uma entrevista.

Por que tratar algo sério com esse tipo de linguagem? (respondendo a uma crítica!)

Para que você veja que para elaborar um bom currículo a regra de ouro é ter bom senso e fazer o óbvio. Tanto que bastam expressões populares usadas nos confins mais distantes do país para explicar o que deve ser feito! Não tem ciência, não tem segredo. Mas dizem que fazer o simples é que é difícil, né? 😀

Se você conhece pessoas que estão buscando emprego, compartilhe este post com elas usando suas redes sociais ou encaminhando via e-mail.

Screen Shot 2016-04-05 at 09.48.21E se deseja dar uma virada na sua carreira, nas finanças e na sua produtividade, não deixe de pedir o livro Virada Financeira. Você recebe em casa, autografado e com um brinde exclusivo por apenas R$ 29,90. Clique aqui e peça agora mesmo!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: