Ansiedade faz perder tempo

O mundo hoje é mais veloz que ontem, mas ao mesmo tempo, muita gente parece não sair do lugar. Como não cair – ou sair – desse ciclo?

imagesVocê está falando, mas embora a pessoa balance a cabeça concordando com tudo, você sabe que ela simplesmente não está ouvindo. Ela está ali perdendo o tempo dela e fazendo você perder o seu.

Você escreve, mas a pessoa só “passa os olhos” (sem realmente ler) e telefona perguntando tudo o que já está explicado no e-mail. Ela perde o tempo dela telefonando e toma o seu tempo fazendo-a explicar a mesma coisa duas vezes.

Você participa de reuniões de trabalho por horas a fio e, ao final, se dá conta de que nada foi resolvido, a não ser deixarem outra reunião marcada para “dar sequência aos trabalhos”. Mais perda de tempo!

Talvez você seja essa pessoa que concorda, mas não ouve, que lê, mas não registra, que faz, faz, faz (ou fala, fala, fala), mas não resolve… Quer dizer, você está, mas não está. Não me refiro a um mal entendido de vez em quando ou a alguma confusão esporádica, mas sim de pessoas que constantemente vivem dessa forma, ou melhor, não vivem.

images-1Na ânsia de resolverem o amanhã, deixam de viver hoje e no afã de fazerem tudo, não fazem nada. Como mencionei no início, o mundo moderno é mais veloz do que o antigo, mas ao mesmo tempo (e mesmo com tanta velocidade) parece que muita gente não sai do lugar.

A resposta para resolver a situação está em uma única palavra: FOCO.

Muitas pessoas perguntam como consigo fazer tantas coisas diferentes ao mesmo tempo e a resposta é simples: eu só faço uma coisa de cada vez. Foco naquilo que estou fazendo até terminar e, só depois, começo outra coisa. Não tem essa de fazer “mil coisas ao mesmo tempo”. Isso é simplesmente impossível!

Se estou em uma reunião de trabalho, não vou perder tempo contando o que aconteceu no final de semana, se peguei trânsito no caminho, ou sobre um post que vi no Facebook. Nem mesmo vou levantar um assunto de trabalho que não esteja em pauta. Se a reunião é para resolver A, não vamos falar do B, muito menos do C, ainda que também sejam problemas a serem solucionados. É foco total no A!

Se estou assistindo a uma palestra, não atendo telefone, não respondo mensagem, não fico pensando no que vou almoçar amanhã e nem converso com a pessoa ao lado. Você jamais vai me ver saindo de uma aula sem me lembrar do que o professor disse. Mas se houver 15 minutos de intervalo, aproveito para checar meus e-mails, retornar uma ligação urgente e, claro, ver se tem comentários aqui no blog! Não fico de blá blá blá.

foca_1Confesso que às vezes acabo sendo a chata da história, pois quando vejo que as pessoas estão perdendo o foco, sou aquela que chama a atenção. Sim, eu sou a que diz: “Presta atenção, gente! Focaaaaa!” rs… rs… Mas se eu deixasse a coisa correr solta, realmente não daria conta de fazer nem metade das coisas que faço.

Para exemplificar, amanhã vou descrever como foi minha semana, assim você vai ter uma ideia melhor de como consigo realizar tarefas tão diferentes sem perder o foco. Será divertido, pois você vai conhecer o meu lado roteirista de vídeo, culinarista, estrategista de campanha e novas parcerias, consultora de finanças, escritora, blogueira, administradora de estúdio e por aí vai… 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Shirley Martins - Portugal diz:

    Adorei Patrícia, sempre nos ajudando e muito! Eu sou bem assim, faço faço faço…fico exausta mas no final das contas vejo que saí muito pouco do lugar, pois quero fazer tudo ao mesmo tempo…mais uma vez muito obrigada por mais um artigo nota 1000! 🙂
    Estou na contagem regressiva para o lançamento do seu novo livro, vai ter a venda aqui no blog em formato digital? 😉

  • Elizandra diz:

    Olá. Gosto muito dos seus posts Paty, pois sempre faz com que eu analise minhas atitudes e procure melhorar.
    Aguardando o de amanhã. rsrs
    Bjs

  • luana Rocha diz:

    Acho muito inteligente quem consegue fazer bem feito a gestão do seu tempo e aproveitar de forma construtiva… muitas vezes estou em um lugar mas minha cabeça está em outro e lá vou eu correr atrás do que perdi.

  • Vera Lúcia diz:

    Concordo plenamente.

  • elizeth cossengue diz:

    Toda vez que leio teus POSTS dona patricia eu cresco muito como professional. A senhora e uma universidade com varias faculdades rsrs.
    um forte abraco

  • Fernanda Nacaratti diz:

    Bom dia Patrícia.

    Amei sua postagem!! Simplesmente muito clara e me fez refletir muito!
    Você acredita que eu tinha a ideia de que fazer várias coisas ao mesmo tempo era uma qualidade? Coloquei na cabeça que é “polivalência” e sigo metendo os pés pelas mãos. Um ledo engano pensar que devemos desenvolver várias tarefas, pelo menos três, ao mesmo tempo. 🙁 🙁
    Por conta disso, ao final do dia, estou sempre pedindo a Deus mais horas extras…
    Óh, quanta tolice,não?!

    Obrigada pelo esclarecimento.
    E..aguardando sua postagem da semana. o/
    Beijo grande.

  • Katharine diz:

    Paty!
    Deus é de mais!
    Eu sou assim, do jeitinho que você descreveu. Achei que eu fosse a única pessoa do mundo a ser assim e pelo jeito, não.
    Eu quero muito aprender a ter FOCO. Porque vejo a vida passar sem vivê-la de fato, como você disse. E isso é frustrante…
    Tenho que aprender a ter foco. E começar já.
    Beijos

    • Patrícia Lages diz:

      Isso está cada vez mais comum, mas o bom é que vc percebeu o problema e esse é o primeiro passo para vencê-lo!

  • Vanessa diz:

    Patrícia, você é uma Benção!!!rsrs
    Acredite, ontem eu estava exatamente pensando sobre isso, estava pensando porque não estava saindo do lugar e daí….Puf…A descoberta”Ansiedade”…Tirei uma palavra daquela Caixinha de promessas…e o que estava escrito… Lançai sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós…Daí vem você com esse Post maravilhoso…Obrigada…Beijos…

  • Danielle Friash diz:

    Olá Paty! Olha e o que não falta são coisas para nos tirar do Foco! Aguardando o Post de Amanhã. Mega Bjos! Sucesso Sempre! Deus te Abençoe Muitissímo! 🙂

  • Luciane diz:

    Olá Paty !

    Parece que me descreveu neste post, eu também achava que fazer várias coisas ao mesmo tempo era polivalença, quando na verdade não é.
    Sofro muito com ansiedade e isso só me gera frustrações.
    Agora tento fazer uma coisa de cada vez, pois é melhor um bem feito do que vários mal feitos ou sem terminar.

    Por favor, nos informe sobre o lançamento do seu novo livro, pois quero muito me programar para estar presente e tirar um foto contigo.

    • Patrícia Lages diz:

      OK, Na segunda vcs saberão de tudo!!!

  • Flávia Kelly diz:

    Olá
    Aguardando o post para aprender mais com você (com a Sandra também), conseguir vencer a ansiedade e ter o tão almejado FOCO.
    Sucesso!!!

  • Marcisa Ferreira diz:

    Realmente, é assim mesmo d. Paty, cada dia mais vou verificando o quanto tenho que aprender. Resolvo várias coisas e vou lembrando de outra e acabo errando. Obrigdadada por Deus ter escolhido a sra. para nos orientar.
    bjs

  • Larissa diz:

    Paty estou nessa situação de ansiedade. Parece um vício, porque mesmo quando estou querendo focar, a cabeça parece que está cheia de outras coisa, os pensamentos vem e a luta é não ceder as preocupações e permanecer com atenção no que estou fazendo. Muitas vezes meu corpo está no lugar, mas a cabeça só Deus sabe.

    To precisando de um rehab rs. Tem dicas de como tornar esse processo de se concentrar eficaz mesmo com as preocupações e responsabilidades do dia-a-dia?

    Bjos e obrigado pelo post!

    • Patrícia Lages diz:

      Vou contar amanha!! 😀

  • Lorrane Hapuque diz:

    Vou colocar em prática.

  • Amélia diz:

    Muito Bom

  • Thais Stocker diz:

    Olha que coincidência… Estava lendo hoje pela manhã uma matéria da Revista Exame sobre o mesmo assunto! Achei legal, o título é Trabalhamos muito ou mal?
    Segue o link:

    http://exame2.com.br/mobile/revista-voce-rh/edicoes/38/noticias/trabalhamos-muito-ou-mal?utm_campaign=reportagem_da_exame&utm_medium=email&utm_source=rd%20station

    • Patrícia Lages diz:

      Opa, vou ler!! Adoro quando vcs compartilham coisinhas!!! 😀

  • Maria Madalena diz:

    Bom dia , só tenho lhe agradecer e a mesmo tempo pedir desculpas porque nunca parei para Ler os seus trabalhos , muito obrigada por não desistir de mim .
    DEUS abençoe muito e muito mais.

  • Ana diz:

    Muito bacana, mais uma vez me ajudou.
    Eu ainda sou um pouco assim rsrs já diminui um pouco, mas realmente quando queremos fazer tudo de uma vez temos poucos resultado.

  • Maria Vezo diz:

    você é mesmo uma benção,muito obrigada por suas postagens não era para escrever esse email porque ja chegou a minha hora de ir ao refeitório e pelo qua aprendi hoje devo fazer cada coisa no devido momento (focos) mas pela riqueza que tenho recebido quebrei o protocolo.

    Deus te ilumine ainda mais, beijos querida.

    Luanda-Angola

  • Hernany diz:

    Caramba!
    Parece impossível ser assim, mas se você consegue… vou tentar.
    Obrigado pelas dicas sensacionais.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: