Throwback Thursday – Que negócio é esse?

Você sabe o que significa Throwback Thursday? O Bolsa Blindada aderiu e você não pode ficar de fora!

keep-calm-and-throwback-thursday-1Antes de mais nada, vamos falar sobre o termo Throwback Thursday, pois somos blindetes e temos que estar por dentro de tudo! A palavra throwback, traduzindo para o português, poderia ser algo como resgatar ou revisitar o passado. E Thursday é mais fácil, né? Quinta-feira!

Portanto, esse movimento todo nas redes sociais postando fotos antigas com as hashtags #ThrowbackThursday, #TBT ou #Throwback é para resgatarmos momentos legais do passado.

E, aqui no blog, por sugestão da nossa querida blindete Adriana Gomes Chaves, todas as quintas vamos resgatar um post antigo para relembrarmos das dicas e fazermos aquele reforço para entrar em 2015 com tudo. O primeiro será um dos meus posts mais comentados e que fez parte do livro Bolsa Blindada 1. Leia e faça as malas!

 

A espuma que leva a Paris

foam.jpg.htmlNão, não… Essa não é uma promoção de sabão em pó que vai sortear passagens para a capital do amor. É bem mais do que isso!

Quando me casei, 8 anos atrás, comecei uma nova rotina sabendo que teria que me adaptar às regras da nova casa. Meu marido já tinha uma  empregada e nós continuamos com ela, que estava toda preocupada com minha chegada, mas eu estava tranquila, pois tudo estava bem, até que….. Fomos juntas ao mercado!

Ela havia feito a lista e eu estava procurando cada coisa e colocando no carrinho quando me deparei com o seguinte item:  6 pacotes de 1 kg de sabão X (o mais caro do mercado). Seis quilos de sabão para 1 mês, em uma casa onde vivem 2 pessoas? Aquilo disparou meu alarme contra o desperdício!

“Pra que tanto sabão?”, perguntei.

“Porque a gente sempre compra esse tanto”, foi a resposta.

Levei o fardo, mas fiz uma anotação mental para investigar mais tarde o caso do sabão misterioso…

Em casa, questionei meu marido e ele disse que não era desperdício, pois a empregada usava para lavar a roupa, os banheiros, a lavanderia, o chão… Epa!!!! Lavar o chão com o mesmo sabão que se lava a roupa? Esse é o sabão mais caro do mundo e a gente usa pra lavar o chão?!

Meu marido não gostava da palavra economia. Para ele, isso era sinônimo de “pão-durismo”, coisa que ele não suporta (aliás, nem eu). Então tive que criar uma estratégia, eu não podia ver nosso dinheiro indo pelo ralo!

Minha tática foi simples e direta: “Amorzinho, precisamos lavar o chão com um sabão mais eficaz. As marcas mais baratas têm químicos mais fortes na composição e dissolvem melhor a sujeira. Elas fazem um estrago nas roupas, mas fazem maravilhas no chão! Já para as roupas, vamos comprar o melhor. O que você acha?” Ele topou na hora!

Na prática, só com essa pequena mudança, economizamos mais de R$ 2.200,00 ao longo de nossos 8 anos de casados. O chão continua limpo e as roupas também, mas agora sem que nosso dinheiro vire espuma! Veja, esse exemplo é de apenas 1 item de nossa compra mensal, e nem chega a ser o mais caro, mesmo assim, conseguimos economizar o valor equivalente a uma passagem de ida e volta a Paris!

Você acha que nunca vai a Paris? Que tal repensar sua lista de compras e começar a treinar seu francês? Voilà!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Roberta Miranda diz:

    Rsrsrsr nunca parei para pensar nisto, aqui em casa eu uso aquele mais conhecido sabão pra tudo kkkk meu dinheiro está virando espuma Paty, mas agradeço a dica e vou aplicar para outros itens.

    • Patrícia Lages diz:

      Então já sabe o que fazer, Roberta. Nos vemos em Paris!! : )

  • adriane reis diz:

    heheheheh ameiiiiiiiiiiiiiii, realmente estou no caminho certo, e com suas dicas melhorando mais e mais, bjocas

  • nelly ventura gatica diz:

    Muy bien voy a checar y a ahorrar. Muchas gracias

  • Talita Gomes diz:

    Poxa, que bacana! Ótima estratégia para convencer seu marido rs’

    • Patrícia Lages diz:

      Pra mim funcionou!! Rs…rs…

  • Naty Silva diz:

    Paty, adorei as dicas! Preciso mesmo aprender a economizar, e aprender mesmo a administrar meu dinheiro bem… Mais sobre guardar o dinheiro, você acha melhor guarda-lo no banco ou em casa, eu fico com duvidas, pois deixando no banco percebo que os bancos estão decontando, e em casa, sei lá, fico com receio de acabar gastando e não conseguindo guardar, eu guardo em casa, mais guardo pouco, quando é muito eu tô deixando no banco, mais sabe, toda vez que vou sair penso: Preciso levar um dinheirinho pra comprar um lanche, e nessas saídas gasto demais.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Naty. Lugar de guardar dinheiro é no banco! Por questões de segurança e também ora vc evitar a tentação de gastar. Colocando numa poupança vc não tem taxas. Bjs

  • Luísa diz:

    Grande e boa dica,vou fazer esta experiencia ,Pois preciso aprender a economizar.

  • vera lúcia diz:

    PATI amei o post é muito bacana,olha eu já faço isso mais aprender mais um pouco nunca é demais;vou treinar meu francês kkkkkk,,aprendir muito cedo á economizar desde que meu pai faleceu,e minha irmã casou passei á fazer as compras,e como passamos momentos difície por causa da morte do meu pai tive que aprender á economizar cedo.
    um abraço carinhoso beijos

  • Remalia diz:

    Realmente nunca entendi porque a gente gasta tanto.
    Uma historia que passou se comigo, foi que um mês atrás comprei uns lindos pares de sapatos que me custaram 89,99 Euros. Bom a vendedora disse: “ah, eles são de inverno e já estamos no verão, eles só entrarão em liquidação nas rebaixas de janeiro. Enfim, comprei por ter gostado e por que tinha o dinheiro. No mês a seguir as rebaixas começam e estavam lá os sapatos a 59,99! Eu nem sabia a quem apertaria o pescoço (ironicamente), se a mim ou a vendedora.
    Enfim, com isso aprendo que só volto a gastar se realmente estiver precisando, pois em rebaixas para coisas de vestir ou calçar sempre as encontramos (vivo na Espanha).
    bjs Dna Patricia, amo as suas dicas, quem sabe assim vou até mais longe que Paris!

    • Patrícia Lages diz:

      Acho que esse tipo de coisa já aconteceu com todo mundo, Remalia! Não dá pra prever, pois às vezes a loja nem ia por em oferta, mas acaba colocando… Mas agora uso uma técnica para liquidações em 3 etapas. A primeira vc já descobriu: comprar apenas se estiver precisando. A segunda é: comprar se for uma peça coringa, por exemplo: camisa branca, calça preta, enfim, peças que estamos sempre renovando e que certamente vamos usar. Terceira: vejo o preço original e comparo com o da oferta. Se o original for um preço que eu pagaria pela peça, então compro pela oferta, pois aí estará valendo a pena. Mas comprar só pelo preço da oferta pode significar largar no fundo do armário!

      • Remalia diz:

        Muito obrigada, irei acrescentar esses detalhes

  • Chris diz:

    Oi Patrícia, já tinha lido esse artigo no blog, mas sempre aprendo com vc.
    Amo !!!
    Abraço carinhoso
    Chris/ACre

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Chris. Eu acho que vc até mandou um comentário na época, não foi? Leitora das antigas… rs…rs…

  • Gis diz:

    Este post,foi o que me conectou com a Paty!
    Ele falou muito sobre mim,na hora me senti envergonhada,foi um verdadeiro confronto emocional,foi tão impactante,que pareço revive-ló agora!rs
    Era sempre uma briga quando me casei e ia no supermercado com eu esposo,ele tentava me advertir,mas eu não via aquilo como ruim,até…
    Mas o post dia -a -dia,foi exteriorizando,comecei a observar,mesmo sem querer,comecei a querer ver mais e mais,e me descobri uma pessoa viciada em produtos de limpeza,comecei a tentar me disciplinar .
    Fui além,fui fazer curso,ler mais,investi em mim,e quando descubro sobre produtos de limpeza caseiros,mais baratos,e me vejo reduzindo neste aspecto,me lembro deste post.
    Esse foi o ponto de partida,o primeiro passo,eu realmente amo este post,e definiria ele como um antes e depois na minha vida!Valeu Paty Bjnhos

  • Rosely diz:

    Aprendendo mais um pouco

  • RENATA FLAVIA diz:

    gostei da dica estou preste a ir morra com minha filha so nos duas vou precisar sempre de dicas,vou ter que fazer uma pequena reforma na minha casa e depois mobilia la sem gastar muito

    • Patrícia Lages diz:

      Dicas de decoração econômica não seriam nada mal, né? Vou pesquisar!

  • Jaqueline Araujo diz:

    Poxa !Muito boa dica e legal essa história aplicarei no meu dia-a dia!!! Obrigado Dna Pati

  • Erica Mara diz:

    Que legal, estou no caminho certo. As vezes sou chamada de ‘turca’ ou ‘muquirana’.
    Mas sempre penso nesses pequenos detalhes.
    Amei a dica! Quem sabe nos encontramos em Paris ? hehehehe

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou, Érica. Nós na Torre Eiffel!! : )

  • Gleiciene diz:

    Pro Chão dependendo da pra usar detergente né um o´timo desengordurante ..eu uso sabão em pó mais no banheiro… adorei as dicas , eu gasto dmais com roupas e sapatos, fiquei sabendo do livro hj, estou super empolgada para compra – lo….adorei o blog

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada pela dica e pela visita ao blog!! 😀

  • Flávia diz:

    Olá Patrícia!
    Vi sua entrevista ontem no programa do Amaury JR e cá estou pela primeira vez visitando seu blog.
    Simplesmente adorei! Já está nos meus favoritos…Rs.
    Parabéns e au revoir! =)

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal, Flavia! Obrigada e seja muito bem-vinda! Bjs

  • Andrea leal diz:

    …rrss muito legal, vou rever minha lista de compras

  • Angélica Guedes diz:

    Olá Patrícia

    foi através deste post que eu conheci o seu trabalho e passei a admirá-lo. Na Feira do Livro de Porto Alegre vou adquirir o seu livro, pois sei que vai me ajudar muito! Parabéns!

    Beijinhos

    Angélica

    • Patrícia Lages diz:

      Estarei te esperando!! 🙂

  • Elisangela diz:

    Amei a proposta!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Já vi no Facebook o seu registro do #TBT!!

  • Fabiana diz:

    Bom dia Paty,

    Adorei a ideia que legal, vai ser muito bom relembrar…..Aproveitando o espaço que vc falou que com 2.200,00 da para comprar uma passagens de ida e volta a paris. Estou querendo ir para Estados Unidos em maio, e já estou me programando, depois queria que você me desse algumas dicas das lojas que você foi e como sou uma blindete, sei que lá ficamos loucas para gastar ne, mas ja quero economizar desde de agora,para chegar lá e comprar algumas coisitas.
    E ai quais dicas você pode me dá de loja e da economia que vou ter que fazer né rsrsrs

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Fabiana. Depende da cidade que vc for. Pra onde vc vai?

      • Fabiana diz:

        Oi Paty,

        Então vou fazer um tour rsrs, 1º Disney, depois vou para Orlando, estou meia perdida ainda, mas os destino principais são esses…..

  • Dayanne Crys diz:

    Rsrsrs muito legal …
    Verdade quero mudar nas minhas finanças nao aguento mais minha vida na mesma…Trabalho e nao consigo conquistar nada e ja estou com 25 anos e trabalho desde os 15 anos.

    • Patrícia Lages diz:

      Chegou a hora da virada!

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Boa tarde Patty
    Eu não quero ir a Paris mas voltar a S Paulo ao Templo de Salomão

    • Patrícia Lages diz:

      Obaaaaaa!

  • Adriana diz:

    Oi, Paty!!! Que legal!!! Não poderia deixar de comentar, né.

    Esse é um dos meus textos “vintage” favoritos. Ainda hoje, quando analiso minha planilha, me pego pensando “esse gasto aqui é o sabão que a Paty falou?”, rs.

    Hoje, inclusive, foi dia de blindar a bolsa. Fui comprar a tinta pra pintar as paredes internas da casa e tinha uma que dava um acabamento de toque de seda e custava R$ 390 e outra, que dava o acabamento normal mesmo, da linha econômica da mesma marca e custava R$ 115, ambas o galão de 18 litros.

    Bjs, Paty!

    Obrigada por acatar a sugestão!

    Adri

    • Patrícia Lages diz:

      Eu que agradeço. Arrasa na pintura!!

  • Vanessa (Shenzhen-China) diz:

    Oi Paty! Apesar de não ter aderido ao movimento #TBT ainda, acho muito bacana :), aliás vi o seu lá no insta rs :). E esse repost é muito bom, lembro muito bem dele! Há coisas que realmente vale super a pena relembrar 😀 . Beijinhos.

  • keith diz:

    Realmente pati, sabe eu tbm etnho esse defeito acho k poupar é ser pão dura.

    Mas com a ajuda dos posts vou me treinar a economizar para viver mlhor

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom esse post, nunca esqueci dele! Obrigada!

  • Adriana diz:

    Oi paty estou seguindo os seus conselhos e pagando minhas dívidas. Entrei em 2015 no vermelho, mas não por muito tempo, ja eliminei duas contas pedente, negociei uma, e faltam duas no banco….e continuarei sendo blindete ate o fim.
    Bjão no seu ♥

    • Patrícia Lages diz:

      E olha que só estamos na metade do mês! Vc está de parabéns! 😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: