5 dicas infalíveis para ter boa memória

Memória não é uma coisa que você nasce com ou sem, mas sim, algo que você desenvolve ao longo da vida. Veja como melhorar a sua memória tomando atitudes simples.

errada

Na semana passada publiquei um post com o título “A resposta nunca será certa se a pergunta for errada” e citei como exemplo uma das perguntas que sempre me fazem e o quanto eu gostaria que a abordagem fosse outra.

A pergunta tem a ver com a minha memória, pois raramente me esqueço das coisas. Mas em vez das pessoas perguntarem o que eu faço para ter boa memória, elas perguntam se eu posso lembrá-las das coisas que normalmente esquecem…

Pegando essa deixa, algumas leitoras antenadas fizeram a pergunta certa: “O que você faz para ter boa memória?” Por isso, com muito prazer seguem as minhas 5 dicas para ter uma boa memória:

 

nota1) Anote as coisas – Muita gente acha que ter boa memória é não precisar de agenda, bloco de notas, alertas de aviso e coisas do tipo. Ledo engano! A memória é como um músculo e, portanto, deve ser treinada e uma ótima maneira de treiná-la é anotar tudo o que você não pode esquecer. Quando você escreve, várias partes do seu corpo estão trabalhando: sua mão, seus olhos, sua mente. Você se concentra e organiza visualmente a tarefa e isso é metade do caminho. Com o passar do tempo você vai se dar conta de que é capaz de lembrar da tarefa sem mesmo ter de ler, pois o fato de ter anotado já grava o compromisso na sua memória.

 

cérebro_invert2) Crie gatilhos mentais – Quando não é possível anotar algo de que não posso esquecer, eu crio algum gatilho para me lembrar. Se estou dando uma palestra e, de repente, me dou conta de que preciso ligar para o meu marido e dar um recado, é claro que não vou parar o que estou fazendo para anotar. Em vez disso eu estabeleço na minha mente alguma regra (gatilho de memória) para me fazer lembrar de ligar. Por exemplo: assim que eu terminar a palestra e colocar o microfone na mesa, vou anotar atrás da ficha que devo ligar para ele. Fico com essa imagem do microfone na mesa e, assim que executo o gesto, imediatamente me lembro de que preciso anotar para ligar assim que estiver liberada. Funciona!

Screen Shot 2016-04-03 at 12.56.08

 

3) Não gaste memória com o que não precisa – Se você ocupar sua mente com coisas desnecessárias provavelmente não vai ter “espaço” para as coisas necessárias. Por isso, facilite a sua vida de forma que as coisas corriqueiras não tomem lugar na sua memória. Por exemplo: coloque as coisas sempre nos mesmos lugares, assim você não precisa ficar lembrando onde elas estão na hora que precisar. A regra é simples:”Sempre ter um lugar para as coisas. Sempre ter as coisas no mesmo lugar!”

imagem.aspx

 

4) Exercite sua memória – Alguns jogos e passatempos são ótimos exercícios para a sua memória. Eu sei que no seu tempo livre você quer mais ficar olhando para a TV sem pensar em nada, mas quanto mais o seu cérebro fica sem exercício, mais preguiçoso ele se torna. Quando criança, meus brinquedos preferidos eram os quebra-cabeças e um jogo de memória da Turma da Mônica. De tanto montá-los eu já até conhecia as peças e podia fazê-lo pelo verso, ou seja, sem olhar os desenhos, mas apenas juntando as peças do lado contrário. Quer dizer, quanto mais você exercita, mais fácil fica. Busque algo que lhe agrade e troque de passatempo. Sugiro palavras cruzadas (ainda mais porque a comunicação escrita hoje é essencial e pouca gente escreve direito!), sudoku (se você é uma pessoa que gosta de cálculos) e até mesmo a leitura. Que tal conhecer alguns passatempos da Coquetel que podem ajudar a exercitar sua memória? É só clicar aqui e se divertir.

 

5) Durma bem – Não há memória que sobreviva se ela não dispõe de tempo para se recuperar. O nosso cérebro precisa de descanso e o sono é fundamental para termos uma boa memória. O cansaço acumulado só piora o esquecimento e nos faz sentir incapazes de nos lembrarmos das coisas mais simples do dia a dia. Procure ter uma boa qualidade de sono, não só a quantidade de horas. Não vá para a cama com o celular, não durma com a TV ligada e tente manter seu quarto o mais escuro e silencioso possível. Você vai ver, em poucos dias, o quanto vai acordar mais bem disposta e com uma memória melhor.

Experimente colocar essas 5 dicas em prática durante esta semana. Você vai se surpreender com o poder da sua memória ainda que se ache a pessoa mais esquecida do mundo!

Anote aí para não esquecer: Hoje estreio na Rádio Record AM dando dicas de economia no programa Mulher em Dia, com Lucia Amaral, uma das vozes mais lindas do rádio! 🙂 Todas as segundas-feiras estarei com a querida Lucia dando dicas, respondendo as dúvidas dos ouvintes e muito mais!

Screen Shot 2016-04-03 at 13.24.37Para a estreia preparamos um programa especial que está imperdível e você pode conferir do meio-dia às 14h nos 1000 da Record AM. Você também pode ouvir pela internet clicando aqui. Eu não disse que estávamos preparando novidades?

E para não perder nada aqui do blog…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

IMPORTANTE: Se você está acessando o blog de um celular e não está aparecendo o espaço para você colocar seu e-mail (acima), mude a visualização do site para “Área de Trabalho”. É só você rolar a página até o final e vai encontrar duas opções: “Móvel” e  “Área de Trabalho”, escolha a segunda e você vai conseguir se cadastrar!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Laura - Portugal diz:

    Fantástica essas dicas Patricia!

    Algumas delas eu aplico na minha vida e sem dúvida é o melhor caminho para não esquecer dos compromissos….
    Um abraço pra você linda!

  • Danielle Sampaio Frias diz:

    Paty!! Pensa em uma pessoa esquecida?? Quem mesmo?? Pera!! Eu!! KKKK Por isso anoto tudo em casa nas paredes, nos cadernos, no outlook! Se não… já Era! Mas estamos trabalhando para melhorar nisso, Amei as dicas! Bjos Master!:)

  • Edvânia diz:

    Patrícia,quando li a primeira regra não concordei logo de cara não,pois foi aí que começou meu problema de memória.Eu trabalho a alguns anos com muitos cálculos,planilhas e no começo da estrada me disseram pra não confiar na minha memória e anotar tudo que fosse importante.Segui o conselho e deixei minha memória preguiçosa pois confiava que estava anotado e não memorizava.Resultado, hoje nem um numero de telefone não gravo?Mas é fato que quando se escreve ajuda,porém é bom tomar cuidado,pra não acabar como eu.

  • Regina Soria diz:

    Soy así, me olvido de todo, pero empecé a anotar mis deudas ( hasta un caramelo que compro) y ya estoy viendo resultados positivos. Tengo un celular con recordatorio y anoto todo todo y con alarma, cuando suena, quedo impresionada porque no recordaba. Nunca tuve en cuenta lo de dormir bien para la memoria, ni los juegos. Como siempre gracias Patricia, aportando para mejorar nuestra vida. BENDICIONES ?

    • Patrícia Lages diz:

      😀

  • Clara de Assis R.Andrade diz:

    Amei esta postagem,gracias

  • Rayssa diz:

    Muito bom esse post pois sou uma pessoa muito esquecida vai me ajudar muito

  • Josefa diz:

    Quero ver vc participando dos programas no canal aberto, vc tem muito para ensinar para pessoas menos favorecida.

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, Josefa! Eu estou na Gazeta (que é um canal aberto de TV) todas as quintas a partir das 14h e na Rádio Record AM todas as segundas ao meio-dia! Bjs

  • SOLANGE MELO diz:

    Adorei as dicas !

  • Paola diz:

    Boa tarde!
    Quando comecei a anotar as coisas na minha agenda, melhorou minha memória e também minha disposição pra executar tais tarefas! ??

  • Rosa Diana diz:

    Obrigada Patrícia, pelas dicas de Memória.
    Colocando em prática.
    bjs
    Rosa

  • Gislaine Bispo- SP diz:

    Identifiquei algumas brechas , vou lutar contra.
    Obrigada pelas dicas 🙂
    Bjinhos

  • Cida diz:

    Boa tarde.Gostaria receber e mail sobre bolsa blindada.Obrigada.

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Cida! Obrigada por se interessar em receber informações aqui do blog 🙂 Para isso você precisa se cadastrar. É bem fácil! entre no blog e busque o local de cadastro que fica do lado direito um pouquinho mais abaixo. É só colocar o seu e-mail e vc será nossa assinante! Beijos

  • alessandra diz:

    dicas imporantes para melhorar ate a saude

  • Josefa Almeida diz:

    Oi boa tarde, tudo bem?
    Pretendo trabalhar com vendas on line pelo mercado livre, gostaria de saber de voce se é um negocio confiável. E como me preparar pra isso? Obrigada.

    • Patrícia Lages diz:

      Nunca trabalhei com o Mercado Livre, por isso não tenho essa informação. Bjs

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: