5 coisas que o brasileiro perde tempo

Nossa cultura aceita algumas atitudes e costumes que só nos fazem perder tempo. Conheça 5 ladrões de tempo e elimine-os da sua vida (se é que ganhar tempo é algo que lhe interessa!).

 

perda_2

Separei 5 ladrões de tempo que vejo constantemente por aí. Confira se você tem deixado algum deles te roubar!

lua_nova1 . Corpo presente, mente ausente – quantas vezes você estava em um lugar, mas com a cabeça no mundo da lua? Agora me diga se isso valeu a pena! Você não aproveitou o que estava acontecendo na sua frente e não resolveu o que estava longe… Lembro-me de uma palestra minha em que uma das pessoas presentes veio de outra cidade. Ela passou o tempo todo preocupada em não se atrasar para o evento seguinte. Sentou bem na frente e ficou no celular o tempo todo, tentando achar o melhor caminho e calculando quanto tempo levaria. Quando terminei, ela se desculpou por não ter prestado atenção e explicou o motivo. Mais tarde me mandou uma mensagem dizendo que não conseguiu se concentrar no outro evento por medo de perder o ônibus de volta… A intenção de marcar 2 compromissos no mesmo dia era ganhar tempo, mas você acha que foi isso que aconteceu? Portanto: sua cabeça deve estar onde seu corpo está.

dispersividade-atencao-750x4202. Falta de foco – você tem um monte de coisas para fazer e, com isso, não sabe por onde começar. Inicia uma atividade, mas antes de terminar, larga e corre para outra. Repete o procedimento várias vezes até que, chegando ao final do dia, está morta de cansada, mas não terminou nenhuma das coisas que tinha para fazer. Você precisa ter foco. Não dá para fazer várias coisas ao mesmo tempo (isso não existe!). Faça uma lista das suas tarefas, priorize as mais importantes e só passe para a tarefa seguinte quando tiver terminado a anterior.

Mulher-pedindo-silêncio-a-colega-de-trabalho3. Tirar a atenção dos outros – é batata perceber que a fila não anda porque alguém resolveu conversar com o atendente em vez de fazer seu pedido e seguir em frente. Todo mundo adora o atendimento rápido que vê nos filmes americanos, mas o que as pessoas não consideram é que lá, quem faz hora é posto de lado até se decidir, pois o atendente chama o próximo. A dica é: decida o que quer antes e não tire a atenção de quem está atendendo, pois você não está lá para bater papo. Procure não ficar de conversa para não perder seu tempo e nem roubar o dos outros. Deixe quem está trabalhando, trabalhar!

mulheres-falam-demais-30-894. Não ser objetivo ao falar – é muito comum as pessoas contarem uma história enorme só para fazer uma pergunta. Você deve ser objetiva ao falar, mesmo que isso signifique ter de treinar antes o que vai dizer e como vai dizer. Eu tinha esse problema de falta de objetividade e dava uma tremenda volta para falar algo simples. Passei a treinar antes e até a anotar, cortando as palavras desnecessárias. Assim fui pegando o jeito e parei de perder tempo com blablablá.

mulher-sofrendo5. Sofrer por antecipação – perder o sono pensando se você vai perder seu emprego vai ajudar em quê? O que pode fazer a diferença é tomar atitudes reais para minimizar o problema, mas sofrer por uma questão futura só vai tirar o tempo que você poderia usar para resolver uma questão do presente.

Veja como esses 5 itens são super bem aceitos na cultura brasileira.

  • Virou normal o “vai falando que eu tô te ouvindo” quando na verdade a pessoa está há milhas de distância.
  • É aceito que você esteja perdida, afinal, não muitos problemas. As pessoas até apoiam o seu desnorteamento!
  • É comum conversar e tirar a atenção de quem está trabalhando (ou pelo menos tentando).
  • “Faz parte” ter que ouvir ladainha até chegar nos “finalmentes”.
  • E é mais do que compreensível o sofrimento por antecipação (não vai faltar gente para passar a mão na sua cabeça).

Mas em resumo: isso é pura perda de tempo. Cabe a você aceitar essa cultura ou criar a sua própria. Isso não significa ficar chamando a atenção dos outros quando estão perdendo tempo, mas fazer a sua parte e esperar que os demais sigam seu exemplo.

Screen Shot 2016-04-05 at 09.48.21

E se você não quer perder os próximos 180 dias da sua vida errando na questão financeira, aceite os 25 desafios do livro Virada Financeira. Peça agora mesmo aqui pelo blog e receba em casa com dedicatória, autógrafo e o marca-página exclusivo da Diva de presente!

dedo-de-uma-mao-apontando-para-a-direcao-certa_318-42144.png

 

Faça seu pedido clicando aqui!

 

 

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Letícia Alves diz:

    Querida Patrícia! Essa tua postagem foi usada por Deus para me ajudar. Sofrer por antecipação é um problema contra o qual tenho lutado comigo e até mesmo pedido auxílio a Deus. Estou muito melhor, mas continuo trabalhando. Saiba que teus posts tem me auxiliado e muito em diversas situações! Um grande beijo e que Deus continue te usando para auxiliar outras mulheres.

  • Danielle Sampaio Frias diz:

    Acredita que eu vim pensando sobre isso no caminho hoje????? Sobre como não perder tempo com coisas que tomam o nosso tempo!!RS..rs..rs.. E infelizmente nós Brasilian People perdemos tempo em não aprender nada de novo ou achar que saber o por que que o dólar sobe e desce não influenciará no nosso bolso! PS: Palavras de uma colega minha… “Pra que eu vou saber disso? Já estou sem dinheiro mesmo…não vai mudar em nada na minha vida!!” Ledo engano… Mas ja indiquei o Bolsa Blindada Blog/Livros para ela mudar esse pensamento..rs..rs. Master Bjos Paty 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Ela vai virar blindete! 😀

  • Hilda diz:

    Essa dica de contar uma história pra falar algo simples é tudo que eu precisava, às vezes tenho essa dificuldade, e isso me prejudica. Obrigada Paty vou começar a treinar uma maneira mais simples de me expressar sem precisar de blá blá blá…Beijos.

  • lorrane hapuque diz:

    Ainda bem vi este artiogo, pois estava aqui pensando em como começar as inumeras tarefas que tenho que fazer, vou seguir a sua dica, vou começar uma tarefa é so largar ela quando eu concretiza-la. Com a correria do dia a dia, e tantos afazeres se não tiver foco ou objetividade, o tempo passa e nos sentimos frustrada, stressadas.

  • jaqueline carvalho diz:

    Minha grande luta e parar de sofre por antecipação.Sei que isso não me ajuda em nada.

  • Érica Rodrigues diz:

    Uma frase de um dos livros que li dizia que cerca de 70 a 90% das coisas com que nós nos preocupamos não chegam a acontecer. Procuro pensar nisso quando começo a me preocupar demais. Funciona.

  • Taissa diz:

    Nunca tinha lido seu blog, encontrei hoje e achei esse post super interessante! Muito bom mesmo, isso realmente afeta muitos brasileiros e tornou-se “comum” ser desta forma que você citou nesse post.

    • Patrícia Lages diz:

      Muito bacana receber um comentário de uma nova leitora. Seja mais que bem-vinda! 🙂

  • MARIA DO ROSARIO diz:

    É um luxo só, ler os livros da Patricia, tenho todos e estou encantada com seu jeito simples de explicar as coisas do dia a dia. EU USO E RECOMENDO BOLSA BLINDADA. todos os livros e palestras da Patricia é um meio de amenizar os problemas que nos atormenta, muitos por preguiça de pensar e de dedicar um tempo a nós mesmo e a nossa autora nos faz lembrar que é preciso ter tempo para nós mesmo.
    PARABÉNS PATRICIA continua nos dando dicas parar driblar as dificuldades financeiras e também as dificuldades de nos mantermos organizados em tudo no nosso cotidiano.
    muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada. bjs. maria do rosario.

    • Patrícia Lages diz:

      😀 😀 😀 😀 😀 😀

  • Ana diz:

    OI Patricia. Estou aprendendo muito com suas dicas, e postagens.

  • Ricardo diz:

    Pode ter leitor masculino também? : )
    Quando vi a chamada, pensei que fosse citar as redes sociais também.
    Nesta semana, pessoas se arriscaram com programas perigosos para tentar burlar o bloqueio e continuar utilizando o zapzap.
    Outros migraram desesperadamente para outros programas.
    Tirando uma parcela mínima que depende da rede para comer, vimos que a maioria parece dependente em outro sentido.

  • Cleide Ribeiro costa diz:

    Oi Patrícia gostei muito das suas dicas. Realmente e verdade muitas vezes perdemos muito tempo de nosas vidas com coisas inutel e por falta de sabedoria de organizar o nosso tempo

  • Michele Flores diz:

    Patrícia eu até resolvo as 4 primeiras facilmente, mas a última eu me enrolo. Quando vejo já estou sofrendo por antecipação, mas sei que devo eliminar esse ponto.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: