3 passos para organizar suas contas de 2018

Já está mais do que na hora de pensar nas finanças de 2018, principalmente se você pretende crescer mais. Confira as dicas de hoje e prepare-se para um ano melhor!

Sem enrolação, vamos logo para os 3 passos! 🙂

PASSO 1) Faça uma planilha de orçamento para cada mês do ano

Se você já segue este blog há algum tempo já sabe que é imprescindível ter uma planilha de orçamento e que isso nada mais é do que a anotação de tudo o que recebe e tudo o que gasta.

Muita gente tem dúvida sobre como fazer isso, mas na verdade, o como é o de menos. Pode ser em uma planilha de Excel, pode ser em um caderno, em folhas avulsas, e por aí vai. O que não muda é o conceito de manter tudo devidamente anotado por data de vencimento. Veja um exemplo abaixo:

Exemplo_Orçamento

Vale a ressalva: Você NÃO precisa de um modelo de planilha! Não se apegue a isso, pois o modelo que uma pessoa usa pode não fazer o menor sentido para você. Daí, sabe o que vai acontecer? Você vai abandonar o seu controle!

Seja pró-ativa e desenvolva o seu próprio método de anotação. Tenha autonomia e não dependa que alguém faça as coisas por você. Nós estamos sempre dizendo que queremos independência, então, vamos agir com independência, combinado?

PASSO 2) Analise suas contas

Verifique cada um dos seus gastos e faça uma análise da seguinte forma:

  • Há algo que está pesando demais no seu orçamento? O que você pode fazer para melhorar?
  • É possível diminuir alguns gastos? Que atitudes tomar para que isso aconteça?
  • Existe desperdício? Está pagando por coisas que não usa? Caso sim, corte de vez!
  • Há prestações de coisas que você comprou e se arrependeu? Essa pergunta não é para ficar se martirizando, mas sim, para que você se lembre disso da próxima vez que estiver a ponto de entrar em outro parcelamento. Seja mais criteriosa com os pagamentos de longo prazo.
  • Se houve sobra de dinheiro no seu balanço, ou seja, no papel, essa sobra tem sido mesmo real? ou será que você tem a impressão de que o seu dinheiro some? Caso tenha essa impressão, corra para o passo 3!

PASSO 3) Cuidado com os vilões do orçamento

Por incrível que pareça, a maioria das pessoas que fazem seu controle financeiro detectam que deveria haver uma sobra de dinheiro, mas essa sobra só existe no papel. Na vida real, a pessoa não sabe explicar onde foi parar o dinheiro que deveria estar sobrando.

Provavelmente esse dinheiro não sumiu, mas foi gasto sem perceber, em despesas pequenas, porém frequentes. Essas despesas se chamam gastos arbitrários e não há uma única pessoa na face da terra que esteja livre deles!

São aqueles gastos pequenos como um presentinho aqui, um chocolatinho ali, um cafezinho com as amigas, um batonzinho novo, e por aí vai! É como no meme abaixo!

gente-eu-nao-sabia-que-ficar-passando-10-30-reais-no-cartao-dava-60o-reais-BJoVw

Para saber como domá-los, assista um vídeo bem divertido onde mostro como controlar os vilões do orçamento com bichinhos fofos de crochê! 😀

PARA ASSISTIR, CLIQUE AQUI.

Screen Shot 2017-12-07 at 11.51.33

Coloque essas 3 dicas simples em prática e, com certeza, seu 2018 será mais rico!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Seu dinheiro
  • Maria Isabel Dutervil Mascarenhas diz:

    Mto bom o bolsa blindada.
    Vc tem me ajudado mto a organizar minha vida financeira.Obrigada

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: