3 dicas para não perder tempo nas redes sociais

Sem dúvida as redes são os maiores ladrões de tempo da atualidade. Viver fora delas não é a solução, pois são meios de comunicação que vieram para ficar. Então, o que fazer? Confira as nossas dicas!

Facebook, Instagram, WhatsApp, Snapchat, Twitter, Pinterest, Linkedin e tantas outras redes “pedem” a nossa presença, ainda mais quando as usamos para o trabalho, como é o meu caso.

O que fazer para dar conta dessa demanda sem perder nosso precioso tempo?

Seguem três super dicas:

  1. Você não precisa estar em todas as redes – vou usar o meu exemplo: quando lancei este blog, um assessor disse que eu tinha que estar em todas as redes sociais para divulgar o trabalho. A página Bolsa Blindada no Facebook já existia, mas não usava Instagram nem Twitter. Abri uma conta no Twitter, mas vi que era uma rede muito rápida e que eu teria que investir muito tempo nela. Como não tinha essa disponibilidade, parei de usar e continuei apenas no Facebook, onde uma postagem por dia é o suficiente para atender minhas leitoras e para obter o retorno delas. Ao me focar em uma, pude fazer um trabalho muito melhor. Veja qual(is) rede(s) você – e/ou seu trabalho – se adapta melhor e dê preferência a elas.
  2. Tenha disciplina – você não imagina a quantidade de e-mails, mensagens e comentários que recebo nas minhas redes (e se você já me escreveu algum dia, sabe que posso demorar um pouquinho, mas respondo!). Agora tente imaginar o que seria da minha vida se eu não fosse disciplinada! Minha regra é: só entrar nas redes durante intervalos entre uma tarefa e outra. Ou seja, as redes não são uma tarefa, mas sim, algo que faço quando tenho um intervalo de tempo. Se não tenho esse intervalo, não entro, mesmo que tenha um monte de mensagens para responder ou não tenha publicado nada naquele dia. Dessa forma, quando tenho 5 ou 10 minutos, entro, atualizo, respondo e, o mais importante, saio! Deixar tudo aberto e ficar olhando a cada 5 minutos iria acabar com a minha produtividade, então, tô fora!
  3. Não perca tempo com críticas vazias – o que mais faz as pessoas perderem tempo inutilmente nas redes são as discussões e os bate-bocas sem fim. Opiniões diferentes das suas devem ser respeitadas críticas vazias devem ser ignoradas. Querer que todo mundo pense igual a você ou entrar em discussões por causa de críticas é pura perda de tempo e energia. Se alguém está lhe fazendo mal no Facebook, por exemplo (mas você não quer excluir das suas amizades), pare de seguir. Não entre nessas discussões, porque as críticas se multiplicam a cada dia, mas o seu tempo não.

E por falar em críticas, o post de amanhã é sobre saber lidar com elas, não perca!

Se você ainda não se cadastrou aqui no blog, cadastre-se para não perder nenhum post:

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Rebeca Beserra diz:

    Toda razão! 👏👏👏

  • MONICA CARVALHO diz:

    Bom dia Patricia, no domingo estava pensando realmente sobre isso, quanto tempo perdemos com as redes que na maioria das vezes não tem conteúdo nenhum e não nos acrescentam em nada, eu vivia falando que não tinha tempo pra fazer as coisas que precisava e quando me dei conta do tempo perdido nas redes. No domingo mesmo exclui e cancelei tudo, ontem fiquei o dia todo sem acessar, me senti livre e liberta, por que além do tempo perdido, muitas das vezes nos sentimos obrigadas a acessar e postar sem parar.
    Acompanho direto os seus posts e vídeos, é e muito útil pra mim, Bjs e muito sucesso.

  • Jéssica Valentim diz:

    Dicas legais! Trabalho como social media, então eu preciso sempre ficar atenta a todas as novidades.. mas isso não significa que preciso ficar olhando o meu perfil pessoal a cada 5 minutos. Vou seguir a dica, de quando possível deixar as redes sociais fechadas. Obrigada! 🙂

  • Aíse Short diz:

    Ótimas dicas! Perdemos tempo demais nas redes e a disciplina é tudo! Aguardo o post sobre as críticas amanhã.

  • gisele trocik diz:

    VERDADE PATY,NOSSO TEMPO É MUITO PRECIOSO PARA JOGARMOS ELE FORA.BJS

  • Elaine Santos diz:

    Realmente, sem disciplina ao acessar as redes sociais a vida não anda.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: