21 dias para crescer – Dica 20 – Motivação

Muito se fala em motivação e automotivação, mas como isso funciona na prática? É possível mudar uma situação de desmotivação? Confira o post de hoje!

Screen Shot 2017-08-30 at 15.06.46

De vez em quando alguém me pergunta se minhas palestras são motivacionais e, para falar a verdade, essa pergunta me aborrece um pouco! É claro que o objetivo das minhas palestras é motivar as pessoas a melhorarem sua vida financeira e carreira profissional, mas meu aborrecimento tem explicação.

Hoje em dia, a motivação virou quase que uma indústria. São tantos os palestrantes que prometem motivar alguém em 60 minutos de apresentação que as palestras acabaram virando shows de entretenimento…

São palestrantes que cantam e dançam, que contam piada o tempo todo, que fazem altos malabarismos e, pasmem, que até andam sobre brasas! O exagero é tanto que chega a ser ridículo. Claro que há palestrantes que trabalham – e muito bem – com o humor e outras vertentes, e são pontos positivos, mas tudo o que é tratado com oportunismo tende a virar enganação…

Lembro-me de um americano que organizava eventos e conferências muito interessantes nos Estados Unidos e o fazia com muita competência. De tanto se envolver nesse universo, ele mesmo se tornou palestrante e seu tema inicialmente era motivação. Ele dava seus “showzinhos” e “emocionava” as pessoas presentes. Se fôssemos colocar as palestras em números, seria 1% de motivação real e 99% de pura emoção. Resultado: as pessoas saíam radiantes, mas no dia seguinte, depois de passada a euforia da emoção, continuam sem saber o que fazer.

Ele, então, mudou de estratégia e passou a dar palestras sobre como ser feliz. Seu objetivo era se tornar o “guru da felicidade”, ensinando as pessoas “técnicas” para serem felizes. Sinceramente não sei qual era o conteúdo das palestras, mas a primeira coisa que pensei foi que, para ensinar felicidade, é necessário ser muito feliz. Passados alguns meses, recebi a triste notícia de que ele havia cometido suicídio, o que provou que a felicidade estava bem longe…

Mas o que me fez contar essa história toda? Primeiramente para que você saiba que existe muita “motivação de palco”, e que isso não passa de emoção. Segundo para que você tenha em mente que a motivação até pode vir de terceiros, mas que essa não é a única forma.

A verdadeira motivação ocorre quando existe um “despertar” dentro de você. Esse despertar pode vir de um post que você lê, de um livro, um bom filme, uma palestra, uma reunião de amigos e até de uma bronca do chefe. Porém, saiba que, se não houver um click dentro de você, nada vai mudar. Os meios pelos quais a motivação chega podem ser externos, mas nada vai motivá-la se você não buscar isso dentro de si mesma.

Para encerrar, convido você a meditar no Provérbio 15-39:

“Um olhar animador dá alegria ao coração, e as boas notícias revigoram os ossos.”

Não espere receber um olhar animador, mas seja a pessoa que vai oferecer esse olhar a alguém. Não espere receber uma boa notícia para revigorar seus próprios ossos, mas seja a portadora de boas novas para revigorar os de alguém. Isso vai fazer de você uma pessoa muito mais motivada e feliz!

Para não perder nada aqui do blog, cadastre-se:

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Glauccia Green diz:

    Perfeito seu post paty, o que aprendemos na faculdade ou por aí sobre motivação, nada tem a ver com a verdadeira motivação que vem de nós mesmas ou de Deus!!!

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Bem se vê que você, Paty, busca sabedoria do Alto para nos escrever! E quão oportunas tem sido suas palavras nesses meus dias! Beijos com sabor de pão caseiro!

    • Patrícia Lages diz:

      ❤️❤️❤️

  • Rebeca Beserra diz:

    Tô amando muito essa série, Paty. Estava precisando. Deus te abençoe. ❤

  • Eliane Maura diz:

    Oi Paty! Estou sempre aprendendo com vc. E nesses últimos dias mais ainda. Bom sempre que dá comparo os versículos postados com a minha bíblia e no post de hoje não seria Prov.15:30? Bjs 😘😘😘

  • Fernanda diz:

    Paty, obrigada pelo post. veio em reposta as minha inquietações de hoje.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: