21 dias para crescer – Dica 18 – Humildade

Frequentemente confundida com pobreza ou baixa escolaridade, a humildade nada tem a ver com condição financeira ou cultura. Será que você sabe o que ela realmente significa? Confira o post de hoje!

humildade

Segundo o dicionário, humildade significa “virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade.”

Talvez pelo uso da palavra “simplicidade”, muita gente acha que ser simples é ser pobre ou não ter estudo. É comum ouvirmos frases como: “Fulano mora num bairro humilde”, referindo-se a uma região mais pobre, ou “Beltrano é uma pessoa muito simples”, por se tratar de alguém que não teve oportunidade de estudar.

Porém, nada disso está literalmente correto, pois humildade não tem nada a ver com classe social ou escolaridade. É o tal negócio: você já viu pessoas riquíssimas, mas humildes, e outras pobres, mas soberbas. Então, você mesma já constatou que humildade é algo mais além.

Ser humilde, acima de qualquer coisa, é ter essa consciência de que somos limitadas. A pessoa que não é humilde, torna-se alguém bastante complicado e, complicado é o contrário de simples.

Ou seja, é aquela pessoa difícil de entender as coisas (porque acha que já sabe tudo), é aquela que não ouve ninguém (porque não precisa de conselhos), é a que quer aprender com seus próprios erros (porque faz suas próprias vontades acima de qualquer coisa). Percebe como a pessoa que não é humilde não é simples de se lidar? É a essa simplicidade que se refere a definição e não pobreza ou ignorância, para usar um português bem rasgado!

Qual é o resultado de um aluno que não tem humildade para ouvir seu professor? Qual é o resultado de um filho prepotente que não ouve os pais? Qual o resultado de um funcionário pedante que não se dá com os colegas, com seus superiores ou com os clientes? Qual o resultado de uma esposa ou marido arrogante que se acha superior em relação ao outro? Será que uma pessoa que age assim vai conseguir algo positivo na vida?

Além de se tornar uma pessoa insuportável, o orgulhoso só traz negatividade sobre si e, no final das contas, acaba sendo humilhado! Quando falta humildade, há perda de oportunidades de amizades, de aprendizado, de crescimento e de evoluir como pessoa.

Para terminar, vamos meditar no Provérbio 15-33:

“O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.”

Para não perder nada aqui do blog, cadastre-se!

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Josy diz:

    Bom dia!
    Estou amando esses 21 dias para crescer, já estamos no 18 🙁 já estou com saudade!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: