10 filmes que todo empreendedor deveria assistir

Histórias inspiradoras são sempre ótimas ferramentas motivacionais, então que tal unir o útil ao agradável e assistir alguns filmes que dão aquele gás? Confira as sugestões!

O site da Exame listou 10 filmes que todo empreendedor deveria assistir e que estão disponíveis no Netflix. Aliás, sem querer fazer propaganda, mas há 2 anos e meio troquei a assinatura da TV a cabo pelo Netflix e não me arrependo nem um pouco. Além de economizar dinheiro (cerca de R$ 4.800 em 30 meses), a liberdade de assistir o que gosto na hora em que tenho tempo não tem preço.

Confira a lista de filmes com sinopse de Mariana Desidério.

1. O jogo da imitação

size_810_16_9_jogodaimitacao

O filme conta a história do matemático Alan Turing, que fez parte da equipe formada pelo governo britânico para quebrar um código usado pelos alemães na Segunda Guerra. Apesar de sua dificuldade em trabalhar em grupo, o matemático logo começa a liderar a equipe que busca construir uma máquina capaz de decifrar o código. Para empreendedores, o filme traz a importante mensagem de que é necessário acreditar na sua ideia, mesmo com as dificuldades que aparecem pelo caminho. Também é uma ótima inspiração sobre a importância de se trabalhar em equipe.

2. Um sonho possível

size_810_16_9_um-sonho-possivel

Baseado numa história real, o filme conta a história de um jovem pobre que é adotado por uma família rica e assim consegue realizar o sonho de se tornar jogador de futebol americano. Os temas da superação dos obstáculos (no caso do jovem) e da persistência para conseguir um objetivo (no caso de sua mãe adotiva) são ótimos para inspirar empreendedores.

3. Walt antes do Mickey

size_810_16_9_walt-antes-do-mickey

Baseado na história real de Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse. Uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. Para quem quer empreender, sempre é bom conhecer as histórias de quem chegou longe.

4. A rede social

size_810_16_9_social-network

O filme é baseado na história da criação do Facebook pelo jovem Mark Zuckerberg. Assim como no filme sobre Walt Disney, vale a pena somente para conhecer como surgiu um dos maiores negócios da atualidade. Para quem quer um pouco mais, também vale ficar atento à mensagem que o filme traz sobre como às vezes os empreendedores passam por cima de suas relações pessoais em nome do sucesso.

5. Em boa companhia

size_810_16_9_em-boa-companhia

O filme fala sobre uma situação comum nas empresas: um chefe na casa dos 50 anos perde seu posto para um jovem com a metade da sua idade e precisa se segurar no emprego para pagar as contas em casa. Toda empresa passa por períodos de mudança, portanto, o filme traz mensagens importantes para quem quer estar preparado para elas.

6. Amor sem escalas

size_810_16_9_amor_sem_escalas

O filme conta a história de Ryan, um homem que tem a função de demitir pessoas, e por isso se torna uma pessoa insensível à angústia alheia — ele adora o que faz. Porém, a vida de Ryan começa a se complicar quando vê seu emprego ameaçado por um sistema que faz demissões por videoconferência. A falta de sensibilidade com a necessidade dos outros e a substituição de um emprego por um sistema automático são situações que podem acontecer em qualquer empresa, o que torna este filme uma boa pedida para quem não quer cair em armadilhas.

7. Coco antes de Chanel

size_810_16_9_coco-antes-chanel

O filme conta a história de Coco Chanel, a famosa estilista que revolucionou o mundo da moda ao ousar se vestir com roupas masculinas quando todas as mulheres usavam os desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados. Mas, como não poderia deixar de ser, o início da carreira de Coco não foi fácil. Ela precisou vencer diversos obstáculo – da pobreza extrema aos costumes de sua época – para conseguir o que queria. Para empreendedores – em especial às mulheres – é um ótimo filme sobre perseverança e coragem.

8. O homem que mudou o jogo

size_810_16_9_filme_moneyball_-_o_homem_que_mudou_o_jogo

O filme conta a história do gerente de um time de baseball que tenta montar um time competitivo mesmo com uma situação financeira desfavorável. Para conseguir maior rendimento, o protagonista desenvolve uma complicada análise estatística de seus jogadores, tornando possível fazer mais com menos. Como toda empresa precisa estar atenta à economia de recursos, essa é uma história que pode inspirá-lo a buscar alternativas pouco evidentes para chegar ao sucesso sem gastar demais.

9. Invictus

size_810_16_9_invictus-mandela-pienaar

Após ser libertado da prisão e eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela se vê diante de um país dividido pelo racismo. É então que ele pensa numa estratégia pouco convencional: usar o rúgbi para unir o povo. Para isso, ele precisa da ajuda do capitão do time, um jovem branco. A história chama a atenção pela habilidade de negociação demonstrada por Mandela, característica necessária para qualquer empreendedor que deseja crescer nos negócios.

10. O dia antes do fim

size_810_16_9_o-dia-antes-do-fim

Também baseado em fatos reais, o filme fala sobre a crise econômica de 2008 vista de dentro do universo dos bancos de investimento americanos. A história mostra com algumas decisões erradas e falta de transparência no mundo corporativo podem levar ao fracasso. Por isso, o filme traz à tona uma questão fundamental para qualquer empresa: a postura ética.

Em tempo:

Quando indico algum filme, série de TV ou livro, é comum terem pessoas comentando que “tal cena do filme X não é legal” ou que “a postura da Chanel não é algo a ser seguido” etc. Por isso, antes de mais nada, a ideia aqui é que você extraia o que há de bom em cada filme e que use como combustível para tirar suas ideias empreendedoras do papel.

Não deixe de absorver o que é bom só porque não é perfeito. Eu mesma quase não assisti “A rede social” porque não vou muito com a cara do Jesse Eisenberg (ator que interpreta o Mark Zuckerberg), rs…rs…. Mas teria perdido um grande filme e deixado de aprender várias coisas legais.

Se você assistiu algum desses filmes e quiser comentar a respeito, fique à vontade!

KITS2

E que tal aproveitar que ainda estamos com frete grátis na nossa lojinha virtual e presentear alguém? Clique aqui e aproveite!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Luciene Cunha diz:

    Bom dia, Pat gostei da ideia de ver filmes pela Netflix, tenho esta assinatura e nem via filme nenhum, só meu neto assiste a desenhos. Vi uma vez o filme Coco Chanel e a mensagem que me passou foi algo muito forte! Obrigada, pelas dicas!

  • Patrícia diz:

    Se quer ver um filme que te vai motivar mesmo é sem dúvida o “Á procura da felicidade” … É incrível!

    • Andréa diz:

      Desses acima não assisti ,mas vou procurar na Netflix.Faz um ano que cancelei a TV cabo e assinei a Netlix e não me arrependo.
      Quero recomendar um filme baseado numa história real, muito inspirador,sensacional
      “Á Procura Da Felicidade” com Will Smith

  • Elizandra diz:

    Assisti a Um sonho possível, A rede social e Amor sem escalas. São bons filmes e as vezes um filme que não nos chama atenção mas tem mensagens boas para extrairmos.
    Gostaria de sugerir A procura da felicidade
    É um filme sensível, inspirador e motivador.

  • marlene diz:

    Já assisti A rede social muito bom, assisti também Invictus incrível estratégico e muito motivador.

  • Leticiafp diz:

    ???Que bom! Estava precisando mesmo de uma lista assim para assistir. Só tinha assistido um de todos esses, Um sonho impossível. ?

  • Francisca diz:

    De todos, só assisti um sonho possível, muito inspirador por sinal, valeu pelas dicas Paty.

  • Raphaela diz:

    O “Jogo da Imitação” também é baseado em uma história real, e é um exemplo de algo muito difícil de se encontrar hoje em dia: Fazer o que é certo, fazer uma diferença enorme na vida de muitas pessoas (no caso desse filme, no mundo inteiro) mesmo sabendo que não vai receber nenhuma glória ou até mesmo reconhecimento por isso. Através da sua ideia, ele alcançou algo muito grande, mas ninguém soube que foi ele, a não ser o seu superior e os colegas do seu time. Forte, né?

    • Patrícia Lages diz:

      Super! E suas resenhas são sempre as melhores ?

  • Patricia Alvarenga de Albuquerque diz:

    Vou sim assistir a todos, ainda não assisti nenhum , com certeza temos muito que aprender. Um que assisti e foi otimo é [ a virada] este ensina e muito!

  • Vanessa Rosa diz:

    Oi Patricia tudo bem? Gostaria de compartilhar no seu blog um filme muito bacana chamado Os Delírios de Consumo de Becky Bloom… Ele é fantástico! Tem haver com consumismo… E fala em pagamento de dívidas com humor…muito legal! Grande beijo Paty

  • Edna Neponuceno da Silva diz:

    Bom dia Patrícia, gostaria também de deixar minha indicação “Em busca da felicidade”, conta a importância de se ter um plano e seguir aquilo que se planejou. E quero saber como “as mães” fizeram para cancelar a TV á cabo? Hoje eu uso uma TV á cabo bem mais em conta e com muita programação evangélica, porém tem o custo rs, e apenas meu filho de 7 anos assiste a TV, ele vê a programação infantil, qual a sugestão neste caso para economizar?
    Obrigada.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Edna. Se seu filho assiste e vc já está pagando um valor em conta, creio que seja mais conveniente cortar gastos de outras coisas. Quando damos exemplos de alguém que cortou o gasto X não quer dizer que todo mundo tem que cortar esse gasto, mas sim, que deve analisar qual de seus gastos tem sido um desperdício. A ideia é cortar desperdícios e não apenas cortar coisas que usamos. Beijos!

  • Vilma diz:

    Perfeito as dicas do filme.
    Assisti apenas um dentre deles…
    “Um Sonho Impossível” ( muiiiito bom!)
    Mas,vou assistir todos…
    Obrigada pelas dicas.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: