10 dicas para casamento com pouco dinheiro

O tema de hoje é para responder a dúvida de muitas leitoras/noivas que não querem gastar uma fortuna com a festa de casamento, mas também não estão dispostas a abrir mão da comemoração. Será que tem jeito? Confira nossas 10 dicas!

Tem jeito sim, desde que os noivos (muito mais a noiva!) se conscientizem de algo muito importante, sem o qual poderá haver muita frustração:

ALINHE SUAS EXPECTATIVAS À SUA REALIDADE!

 

kate-middleton-pippa-middleton-wedding

É importante ter expectativas reais, de acordo com o orçamento que que você tem para investir. É claro que toda noiva quer ter um casamento de princesa, mas sem ter o orçamento de um reinado inteiro, não dá! Querer um casamento da realeza tendo um orçamento apertado é irreal e manter essa fantasia pode gerar muita frustração. Portanto, a primeira coisa a fazer é alinhar as suas expectativas e, depois, seguir essas 10 dicas:

1-ensaio-pre-casamento-gigi-pavan-e-thiago

1) Faça uma lista do que é essencial e foque nas coisas que pode pagar – hoje em dia a cerimônia de casamento requer tantas coisas que a gente fica até perdida: é sessão de fotos de pré wedding, é produção de vídeo com a história do casal, é buffet super elaborado com cardápio impresso e serviço com 4 pratos, é cerimonialista… Enfim, haja dinheiro! O melhor é você focar nas coisas essenciais, naquilo que não pode faltar e fazer bem feito. Não adianta querer fazer tudo “mais ou menos”, é melhor fazer menos, mas bem feito.

2) Mantenha a coerência – não invista demais em um item a ponto de sacrificar outros. Por exemplo: ter um vestido caríssimo e depois não ter dinheiro para cabelo e maquiagem; alugar um salão enorme e não poder arcar com a decoração do local; ter uma lista de convidados imensa e ter de contratar um buffet ruim a ou não ter como acomodá-los; contratar cabelo e maquiagem caríssimos e um fotógrafo de qualidade questionável… Procure alinhar todos os itens básicos e manter coerência nos orçamentos para ter o melhor possível em cada um deles.

 

Item_3_A

3) Faça você mesma e peça ajuda! – o seu casamento deve ter a sua cara, então colocar a mão na massa e fazer tudo o que tiver condições de fazer para economizar, será ótimo!

Pesquise decorações bonitas e baratas na internet, ideias criativas para as lembrancinhas e vá deixando pronto nos meses que antecedem a cerimônia. Reúna a família e os amigos e peça ajuda de acordo com os talentos de cada um.

 

 

 

Item_44) Utilize um bolo “fake” – há muitas empresas que alugam um bolo cenográfico para as fotos e decoração da mesa e servem o bolo verdadeiro já em pedaços.

Isso barateia bastante o custo do bolo, pois o mais caro é a decoração que, no caso do bolo cortado, não faz muita diferença. O transporte de um bolo pronto também é bem complicado e exige experiência para não ter problemas na hora da entrega. às vezes é necessário mandar um finalizador para terminar de montar o bolo no local e isso vai deixando a conta mais alta. Essa pode ser uma ótima opção tanto no preço quanto em evitar preocupações com problemas que podem acontecer no grande dia!

 

704608-Vestidos-de-noiva-para-o-verão-2015-15

5) Vestido de noiva

O item principal não precisa ser o mais caro. Pesquise muito e veja qual opção se encaixa melhor: classificados vendendo vestidos usados; aluguel; mandar fazer; comprar pela internet de sites do exterior (tendo o cuidado que pode ser taxada em até 100% do valor da compra e que provavelmente necessitará de ajustes); renovar o vestido de uma amiga. Vale muito a velha dica de pesquisar e usar a cabeça: compras racionais são melhores do que as emocionais, cuidado!

 

item_6_C

6) Casamento no campo ou na praia 

Pode ser uma ótima saída, pois evita os gastos com locação (pode ser que apenas tenha uma taxa para a prefeitura no caso da praia) ou que se consiga um sítio emprestado de algum amigo ou familiar. Esses locais também pedem menos decoração e pode-se diminuir também a lista de convidados, pois só irão se dispor a viajar aqueles amigos e familiares mais chegados. Esse tipo de casamento também evita itens como o carro da noiva e um cabelo e maquiagem muito elaborados, pois são realizados durante o dia.

 

2cea5f8f48a4a826cfc14733e1eac0a8 

7) Convite – hoje em dia pode-se substituir o convite impresso e formal por uma opção online criativa e original ou mesmo um convite impresso mais casual. É importante passar uma boa impressão da cerimônia já no convite, mas lembre-se de manter a coerência, pois se você mandar um convite elaborado demais, pode criar uma expectativa muito alta nos convidados.

7

8) Evite provas desnecessárias

Muitas noivas pagam para fazer testes e garantir que tudo saia perfeito no dia: cabelo, maquiagem, buffet, músicos etc. Mas essas provas encarecem muito o orçamento e uma saída pode ser contratar serviços já conhecidos de festas ou casamentos que você já tenha ido.

item_9

9) Buffet especializado 

Contratar um buffet com um tipo de alimento pode ser uma boa para o bolso. As empresas que servem buffet de saladas e crepes, por exemplo (foto acima), podem ser uma saída interessante, pois é possível ter vários recheios diferentes à escolha e também crepes doces que já fazem as vezes da sobremesa.

 

Item_10

10) Use a criatividade – criatividade marca mais do que ostentação. Por exemplo: faça uma brincadeira colocando o buquê em uma caixa com cadeado e dê uma chave para cada solteira, sendo que, apenas uma delas será a chave verdadeira que abrirá a caixa!

 

CONFIRA AGORA SITES QUE PODERÃO AJUDAR NA SUA PESQUISA!

Para dicas sobre tudo:

Casando sem Grana http://casandosemgrana.com.br/

Blog do casamento: http://www.blogdocasamento.com.br/

Lápis de noiva: http://lapisdenoiva.com/

Colher de chá: http://www.colherdechanoivas.com/

 

Para dicas de bolo perfeito:

5 dicas para um bolo perfeito gastando pouco: http://2wed.com.br/5-dicas-para-o-bolo-de-casamento-perfeito-gastando-menos/

 

Para vestidos de noiva NOVOS:

Noiva nas Nuvens: noivanasnuvens.com.br

Noiva Importada: noivaimportada.com.br

Para vestidos de noiva USADOS (nacionais e internacionais):

Enjoei: enjoei.com.br

Preloved: preloved.co.uk

Pre Owned Wedding Dresses: preownedweddingdresses.com

Para vestidos de GRIFE (você pode usar como referência do modelo que quer reproduzir, pois não são baratos!):

Nicole Miller: nicolemiller.com

Oscar de la Renta: oscardelarenta.com/bridal

David’s Bridal: davidsbridal.com

Shopbop: shopbop.com

Net-a-Porter: net-a-porter.com

Para mais referências de vestidos de noiva:

Badgley Mischka: badgleymischka.com

Say I Do: sayido.com.br

Brides: brides.com

Casar: casar.com

Bridal Guide: bridalguide.com

Constance Zahn: constancezahn.com

Style Me Pretty: stylemepretty.com

 

 

Vestidos MADE IN CHINA – lembre-se que pode ser que você tenha que pagar até 100% de taxa quando retirar no correio!

AliExpress – Prefira os itens de vendedores com boa reputação: pt.aliexpress.com

Light in The Box: lightinthebox.com/pt

What a Beautiful Life: whatabeautifullife.com

 

 

Se gostou deste post, cadastre-se aqui no blog para receber mais dicas!

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Leidiane Silva diz:

    Olá Patricia! Toda semana acompanho sua participação no Programa Mulheres e como o tema de hoje tem muito haver com o que estou passando, resolvi passar por aqui e escrever minha experiência. Moro há 6 anos com meu namorado e só agora resolvemos casar, mas não temos grana, com a compra do nosso apartamento não era nossa prioridade gastar com casamento. Mas este ano descobrimos o tal casamento por adesão, amamos a ideia e depois de conversar decidimos que ia ser assim. Vamos casar no cartório e em seguida escolhemos um restaurante charmoso, negociamos um menu e um preço bacana para cada convidado. O menu será de massas e cada convidado vai pagar 45,00 pela refeição e bebidas a parte. Para nossa surpresa, 90% dos nossos convidados confirmaram presença. Eu sou Artesã e Designer gráfica, então eu mesma fiz o convite que foi apenas virtual, enviamos para todos os contatos que tínhamos da pessoa para não gastar com impressão, afinal de contas já que não podemos bancar a festa, também não podemos bancar com outras coisas. Eu também me encarreguei das lembrancinhas e de alguns enfeites do restaurante.Mandei fazer meu vestido que será super simples, pois não sou do tipo glamour. Ganhei os bem casados e o bolo e o único gasto ostentação que tivemos foi com o fotografo, afinal de contas fora os noivos o mais importante é o registro. Adorei essa matéria e já me deu outras ideias, afinal posso fazer muita coisa ainda. Obrigada e um beijo.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu tb iria preferir o apê do que a festa! E a ideia de cada um pagar o seu é bacana tb porque não passa em branco, todos se divertem e os noivos tb! Bjs

  • Fernanda Tavares diz:

    As noivinhas de plantão, sugiro que aproveitem a dica, eu vivi isso e fui muito feliz com o resultado e faria tudo de novo. Inicialmente eu também idealizei a festa dos sonhos, comecei pesquisar e conversando com meu marido, na época meu noivo ele me trouxe a razão, sim queridas eu sai do ‘mundo de Bob’ da indústria do casamento que íamos gastar muito, a ideia era investir na nossa casa e na viagem de lua de mel, a festa acaba em algumas horas, a lua de mel durou uma semana 🙂
    Queria um sítio, mas como ficou caro na época e tinha o quesito transporte, optamos casar na igreja e fazer almoço em um buffet, eu casei de manhã, neste caso, foi um almoço.
    Apos a cerimônia, enquanto os convidados iam ao buffet, nos fomos ao parque e fizemos as fotos, que ficaram lindas!!
    A decoração, gastei pouco, tive indicação e por meu casamento ser de dia foi bem ‘Clean’, convites, lembrancinhas, menu e outros detalhes eu mesma fiz.
    E importante, fiz um mini weding, agora está bem em alta, se trata de uma cerimônia íntima, presentes só os mais próximos, o que é muito bom porque se gasta pouco. Meu vestido, depois de muita pesquisa, aluguei por um bom preço e era lindo, mudaram o que eu pedi, ele ficou bem exclusivo.
    Investi um pouco mais nas fotos e filmagem porque para mim foi importante registrar o momento. Faria tudo de novo, gastei pouco, não ficamos individados e fizemos uma viagem dos sonhos.

  • Cláudia Souza diz:

    Oi Patricia. Bom Dia.
    Amei essa matéria. Eu trabalhei 3 anos em uma gráfica( sou artesã amoooo e Design Gráfico amoooo) e nesses 3 anos eu e minha sobrinha aprendemos muitas coisas, e eu sempre pensei que podíamos nós mesmos fazer algumas coisas não só em relação ao casamento mas tmb: chá de cozinha, chá de fralda, ect.
    Aprendemos muito nesses 3 anos e foi uma experiência p/ o resto da vida. Afinal, não é Bolsa Blindada? Porque não deixar momentos inesquecíveis com nossa cara?
    Bjs. E obrigada por reforçar minhas ideias. Vou até guardar esse poste para mostrar a futuros clientes. Pode?
    Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Claro!

  • Joselene Lima diz:

    Investir no cerimonial é uma ótima dica, já que o profissional organiza tudo do começo ao fim da festa e os noivos ficam despreocupados e curtem mais o momento.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: